Como criar um mapa mental: Passo a passo fácil e descomplicado?

Você enfrenta dificuldades em reter o conteúdo estudado? A ansiedade do “branco” na hora da prova lhe é familiar? Embora você leia, faça exercícios e estude incansavelmente, ainda sente que algo está faltando? Resolveremos seu problema explicando como criar um mapa mental!

mulher apontando quadrado explicando como fazer um mapa mental

Talvez você ainda não tenha tido contato com esse valioso recurso de aprendizado, mas não se preocupe. Neste guia, você encontrará um passo a passo completo para a criação de mapas mentais que certamente facilitará sua jornada de estudos. Acredite, é mais simples do que imagina! Confira!

O que é e como se usa um mapa mental?

Mapa mental é, basicamente, um diagrama que conecta diversas informações em torno de um assunto chave, uma espécie de núcleo central. Imagine-o como uma árvore, em que os ramos são informações breves, derivadas do tronco principal. 

Esse método, inspirado no funcionamento do cérebro, é uma ferramenta de brainstorming que aprimora a memorização e o aprendizado. O conceito moderno de mapa mental é creditado a Tony Buzan, renomado psicólogo, escritor e professor universitário britânico. 

Ele percebeu a limitação das anotações convencionais e decidiu desenvolver uma técnica que permitisse a organização de informações de maneira mais eficiente, partindo de uma ideia central e expandindo-se em ramificações.

Os mapas mentais têm aplicações amplas e podem ser utilizados para:

  • Elaborar esboços de apresentações;
  • Estimular o processo de brainstorming;
  • Realizar revisões de matérias;
  • Facilitar o aprendizado;
  • Planejar estratégias e táticas.

Como criar um mapa mental passo a passo?

Agora que você aprendeu o conceito e sabe quais são as aplicações de um mapa mental, chegou a hora de criar o seu. Com base em seu material de estudos e nos temas a serem abordados, será possível criar um mapa do zero.

Reúna os Materiais Necessários

Primeiramente, é importante preparar os materiais adequados. Lembre-se de que o uso de desenhos é fundamental para estimular a retenção. Não é preciso ser um artista talentoso; o objetivo é representar conceitos visualmente para facilitar o entendimento. Utilize papel em branco, canetas coloridas ou marca-texto para tornar o processo mais eficaz.

Defina o tema principal

O ponto de partida de um mapa mental é o tópico central. Ele deve ser representado no centro da página, seja por meio de um desenho ou de uma palavra-chave. As conexões a partir do tema principal se estendem em forma de ramos, que abrigam informações relacionadas. Essa técnica, baseada no funcionamento cerebral, ajuda a consolidar conceitos complexos.

Colete informações

Para elaborar um mapa mental robusto, é crucial possuir um entendimento profundo do assunto. Ler, estudar autores relevantes e realizar exercícios preparatórios são etapas fundamentais. Ele não é um atalho para o aprendizado; é uma ferramenta que potencializa a revisão e a compreensão dos conteúdos previamente assimilados.

Crie seu mapa mental

Agora, é o momento de concretizar o mapa mental. No centro do papel, insira o tópico principal de forma visualmente atraente. A partir desse núcleo, crie ramos que se relacionam com aspectos-chave do tema. O uso de cores e a ousadia na representação gráfica tornam o processo mais envolvente e auxiliam na retenção.

Consulte seu mapa mental regularmente

O mapa mental não deve ser relegado ao esquecimento após sua criação. Ao contrário, ele se torna uma poderosa ferramenta de revisão. Como você já simplificou e organizou as informações, pode consultar o mapa para relembrar conceitos sem a necessidade de ler extensos textos novamente.

Ademais, os mapas mentais são uma abordagem revolucionária para a aprendizagem, pois se baseiam na forma como o cérebro capta informações. Ao incorporar essa técnica à sua rotina de estudos, você estará potencializando sua capacidade de retenção e compreensão, reduzindo o risco de brancos em situações de avaliação. A consistência na criação e revisão dos mapas mentais é a chave para colher os benefícios dessa ferramenta eficaz.

Além de facilitar a memorização, essa técnica favorece a leitura dinâmica, pois permite que você faça o reconhecimento dos tópicos sem necessidade de subvocalização. Conheça os cursos de memorização e leitura dinâmica do Renato Alves e entenda mais sobre esse assunto!

Aplicativos para fazer mapas mentais

Há diversas opções na web, tanto pagas como grátis de aplicativos que lhe auxiliaram na criação dos seus mapas mentais. Eu já testei o X Mind e conheço pessoas que usam o Mind Meister.

Assista também: Como fazer um mapa mental usando perguntas e respostas

quantidade vs qualidade de estudo

43 Comentários


  1. Muito bom conteudo adoro o Estados Unidos vou compatilhar com os meus amigos pois o seu conteúdo e bem interessante vale a pena compartilhar nas redes socias!

    Obrigado

    Responder

    1. Fico feliz em ver que gostou do conteúdo dos artigos, Ana. Muito obrigado pelo feedback 😉

      Responder

  2. Quero muito agradecer pelas otimas informações passadas aqui nesse conteudo. Sempre buscos coisas para contribuir assim é sempre tenho dificuldades. Valeu mesmo.

    Responder

    1. Olá, Adria. O Tony Buzan é um escritor e o responsável pela invenção sistematizada do mapa mental. Já que gostou dessa matéria, também seria interessante você dar uma olhadinha nestes vídeos, neles eu dou diversas dicas de como estudar para concursos vestibulares ou exame da OAB.
      Aproveite para inscrever-se no meu canal no youtube!
      Abraço

      Responder

    1. Olá, Maria. Que ótimo que tenha gostado. Coloque em prática, depois me conte os resultados.
      Abraço

      Responder

  3. Amei está aula sobre Mapa Mental. Fazer organogramas com ilustrações e palavras chaves facilitará muito a assimilação de conteúdos. Gosto de desenhos e esquemas.

    Responder

  4. Como faço para saber a quantidade de conteúdo para colocar em uma mapa mental?
    Será possível fazer apenas um mapa mental, com todo o conteúdo do semestre, de uma disciplina da minha faculdade, cuja carga horário seja 60 horas-aula?

    Responder

  5. Que incrível, vou fazer o meu primeiro, estou ansiosa e espero me sair super bem com as suas dicas!

    Responder

    1. Olá, Mikellaine. Obrigado, desejo sucesso para você, aplique, depois me conte.
      Abraço

      Responder

  6. Gostei muito da explicação como se faz um mapa mental. Eu nunca fiz, vou fazer pela primeira vez para estudar pra uma prova e tenho certeza que irá me ajudar pois sempre me da um apagão no momento das provas. Parabéns Renato.

    Responder

    1. Olá, Cristiane. O mapa mental é excelente, mas é apenas um parte de tudo que precisa dominar. Deixei abaixo um texto interessante para você, na realidade no meu blog há muito conteúdo que você deveria consultar.
      //renatoalves.com.br/blog/para-se-dar-bem-nos-estudos
      Abraço

      Responder

  7. Vlwwww….. meu irmãozinho, de maneira simples e direta. Obrigado por disponibilizar para nós um pouco daquilo que você sabe. Agora deixa eu correr atrás do lápis de cor e fazer o meu mapa mental, rs… Abraços!

    Responder

  8. Estou encantada! foi o melhor passo a passo que encontrei, voce é ótimo! Graças a Deus encontrei voce aqui! Parabéns por repassar esse conhecimento de maneira simples e proveitosa!
    Abraços

    Responder

  9. Eu tô em todo canto! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… Tô lendo tudo! Facebook, soundCloud, instagram, cursos, livros… Mas vou te dizer, cada vez mais eu tô passando mais tempo estudando, lendo e estudando sobre formas de estudos, cada vez ficando mais fã de Renato Alves e percebendo melhoras significativas no conteúdo que eu tô estudando. A admiração que tô tendo por ele é a mesma que um fã tem por um astro do rock! O cara é demais! E no meu tempo ocioso eu aplico algumas dicas de fortalecimento da mente, que ele diz em outro artigo ou penso em como aplicar melhor as técnicas aprendidas ou revisando algumas coisas mentalmente, como no carro, banho, final de semana, cheguei até a diminuir (tô quase cortando de vez) o nível da cachaça pq fiquei sabendo que afeta na memória… Todo o material dele está sendo muito útil não só nos estudos, como também no meu dia a dia! Forte abraço galera!

    Responder

    1. Olá, Pedro. Obrigado!
      A diminuição do nível da cachaça foi ótimo. 🙂
      Abraço

      Responder

  10. Cara, sua simplicidade é demais. Sou grato por suas orientação não só em relação aos mapas mas, a tudo que você disponibiliza como interação e informação.

    Responder

  11. No curso fechado, do Renato Alves, ensina o passo a passo também da utilização dessa técnica de mapas mentais ?

    Responder

  12. O mapa mental é tudo de bom.
    GOSTARIA DE SABER DE QUE ESTADO, VOCÊ É NATURAL ?
    OBRIGADO,
    MANOEL FILHO.

    Responder

      1. Renato,
        Acabei de ler as suas orientações. Vou fazer meu primeiro Mapa Mental, como avaliação de uma disciplina, cujo tema central é CARÁTER.
        Parabéns pelo conteúdo exposto: objetivo e simples.
        Valeu pelas dicas!

        Responder

        1. Olá Jorge, que ótimo que tenha gostado.
          Sucesso na avaliação, depois me conte o resultado.
          Abraço

          Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.