Pare! E aprenda como melhorar a sua gestão de tempo

Foi mal na prova porque não teve tempo para memorizar as matérias? Esqueceu-se do prazo daquele trabalho da faculdade? Esqueceu-se de entregar o que seu chefe pediu por não conseguir se organizar e cumprir com os próprios compromissos? Acalme-se! Isso não acontece só com você, mas com muito mais gente do que se imagina. Inclusive, isso tem nome: má gestão de tempo.

Com uma vida agitada, repleta de afazeres e exigências (tanto da vida acadêmica quanto profissional), muitas pessoas erram e acabam abrindo mão de administrar corretamente seus dias e tornam os problemas verdadeiras bolas de neve, que apenas se acumulam, tornando a rotina maçante e estressante. E isso acontece basicamente por 3 motivos, segundo o maior especialista do Brasil em gestão de tempo, Christian Barbosa (meu grande amigo de palestras). Vamos entender:

Sua gestão de tempo está caótica

Você assume compromissos que não pode cumprir e quando começa a realizar suas atividades diárias faz apenas pela metade. Assim, começa a se estabelecer o caos em sua rotina. Como você deixa tarefas menores minarem suas obrigações mais importantes, você abre mão de se aprofundar no que está estudando, de memorizar com eficiência o seu trabalho. Isso acontece porque prefere ir pelo atalho mais curto e ter o mínimo de tempo desperdiçado possível.

Porém, tudo o que consegue é acumular mais e mais afazeres, deixar seu dia desorganizado e mostrar-se incapaz de produzir no tempo em que determinado dever foi estabelecido.

Tempo

Fica difícil fazer a gestão de tempo se o ambiente de estudo é desorganizado

E o que eu disse há pouco é visível no seu ambiente de estudo, na desorganização em que ele pode estar. Para constatar o que estou dizendo, basta parar um minuto e observá-lo. Provavelmente faltará limpeza, ordem, disciplina e até mesmo iluminação adequadas. Um ambiente relapso, pouco espaçoso e descuidado influencia a energia que você coloca nos estudos, afastando sua memória de você.

Na faculdade não é diferente. O descuido com a área de estudo torna-se perceptível na maneira em que você se comporta em sala de aula e como anota as coisas, como responde aos colegas e aos seus professores, deixando-o desestimulado, fatigado e apático.

Se você se identificou com cada um dos 3 exemplos que citei acima, saiba que é possível mudar sua forma de ver o mundo e administrar o tempo com responsabilidade e sabedoria. Para isso, será preciso algumas atitudes simples que provocarão mudanças extremamente significativas no seu cotidiano. Vou te dar 5 dicas para uma melhor gestão de tempo:

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

Pare de procrastinar

Um dos grandes problemas da atualidade. A procrastinação nunca esteve tão presente na vida de estudantes e trabalhadores quanto hoje no mundo globalizado. Com a vasta disponibilidade de conteúdo (especialmente na internet) e a cada vez mais rigorosa falta de tempo virou quase um lema dizer “depois eu faço”. E isso está minando sua capacidade intelectual (a energia que você investe nos estudos) e sua produtividade.

Por postergar seus compromissos para amanhã, adiando sempre que possível a hora de encarar suas obrigações, você atrasa todo o seu planejamento de estudo e se dedica apenas a fazer aquilo que acha fácil e divertido. O resultado não podia ser mais óbvio: matérias acumuladas, ansiedade e baixo rendimento nas provas.

Identifique suas prioridades

O primeiro passo para gerir seu tempo de maneira eficiente é estabelecer quais são suas prioridades. Foque sua atenção no que é realmente importante e demanda mais do seu tempo. Se você está estudando, concentre-se nas matérias que estão acumuladas e que terão o conteúdo cobrado nos próximos testes. Se você trabalha, analise as tarefas e obrigações que lhe foram delegadas e estabeleça uma hierarquia para evitar que você não ultrapasse o prazo de entrega e acumule compromissos e afazeres.

Planeje-se

Calcule o seu tempo de trabalho ou estudo. Por exemplo, estime quantas horas do dia você se debruçará sobre um determinado assunto. Liste todas as suas obrigações e monte uma checklist com tudo o que você precisa fazer. Elabore também um planejamento funcional e passe a segui-lo.

Nele, insira sempre os deadlines de suas tarefas para que se acostume com prazos, definindo os melhores horários em que você se sente mais capaz e produtivo. Lembre-se também de terminar o que começou, pois se deixar para continuar depois é possível que você ceda e procrastine.

Valorize a organização

Um ambiente de estudo ou trabalho desorganizado reflete muito sobre quem você é e como se porta frente as obrigações do dia a dia. Já citei o quanto esse desleixo com o seu espaço ao redor é prejudicial e reflete no seu comportamento. Antes de começar um novo dia reserve alguns minutos para colocar ordem em suas coisas e objetos pessoais.

Limpe sua mesa, organize suas gavetas, use marca textos e anotações para saber em qual página parou e padronize seus cronogramas e planejamentos para que nada fuja do seu controle. Com uma agenda organizada, seu tempo se torna mais produtivo e seu dia mais eficiente.

Estimule sua memória e a sua produtividade

Manter sua mente ativa também é importante quando se quer administrar o tempo de maneira eficaz. Concentre-se nas suas tarefas e estabeleça que não lhe interrompam ou atrapalhem enquanto você não tiver terminado. Isso aumentará sua capacidade de reter informações sobre determinado assunto, estimulando sua memória por manter o foco constante.

Entenda que o que leva a uma boa memorização são os estímulos corretos em alguém apto a fixar algo em sua mente. Isto é, alguém que esteja interessado, descansado e atento. Por isso, não abra mão de uma boa noite de sono para que você esteja recuperado de um dia maçante e esteja com todo o gás no dia seguinte.

Encontre tempo para cuidar de si mesmo

Minha última dica para você não poderia ser mais oportuna: relaxe! Uma vez que você aprendeu a lidar com a sua rotina de maneira eficiente e vê ela render frutos, separe um tempo para cuidar de si mesmo, distrair e se divertir. Lembre-se que descansar também tem hora! Afinal, o cansaço pode ser tanto físico quanto mental e você precisa renovar suas energias, exercitando-se e alimentando-se corretamente para manter-se produtivo.

Aproveite os finais de semana e saia com seus amigos e familiares. Vá à praia, saia para dançar, jogar, correr, namorar, ver algum filme do seu interesse ou faça alguma outra atividade que desligue sua mente da rotina e lhe ajude a relaxar.

Ao longo deste texto, apresentei maneiras simples e eficientes de gestão de tempo para que você aplique em sua vida pessoal e profissional.

Espero que você tenha compreendido que acumular funções, não estabelecer uma rotina a se seguir e deixar-se absorver pelo excesso de tarefas só irá lhe consumir, prejudicando sua memória, seu desempenho e sua produtividade. Por isso, planeje-se antes de tudo!

Um abraço,

Gostou das dicas, como será agora a sua gestão de tempo? Faça um comentário e aproveite para conhecer o meu curso Estudo Memorização, curso com mais de 50 mil alunos inscritos.

No treinamento eu lhe ensinarei de maneira simples e prática, tudo o que você precisa para se dar bem nos estudos.

Como você sabe o e estudo é uma forma mais que comprovada de obter sucesso financeiro, pessoal e profissional.

As aulas por serem on-line, podem ser assistidas facilmente no seu celular, tablet, computador ou Smart TV.

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Eu acredito tanto na eficiência do meu método que além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial.

Se em 7 dias, depois de aplicar o meu método, você não estiver mais concentrado nos estudos, memorizando com mais facilidade as matérias, eu assumo total responsabilidade e devolvo 100% do seu investimento.

Com a garantia você não corre nenhum risco e poderá investir tranquilamente no treinamento. O que você acha? Clique aqui e comece agora mesmo o curso!

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Quer receber mais dicas? Curta a minha página do Facebook e inscreva-se no meu canal no Youtube.

Curso Estudo e Memorização

15 Comentários


    1. Em primeiro lugar agradecer pelos Emails que de alguma forma vão marcando diferença na minha carreira profissional em relação aos meus estudos, por coincidência sou estudante do 1 ano em Administração Pública, e essas dicas tem valido a pena, endereço meus agradecimentos aos Dr. Renato e Gonzalo, e continuam abrilhantando nossos estudos nos os novatos.

      Responder

    1. Olá Marcio, agora que já sabe, fique atento a gestão do seu tempo.
      Continue focado.
      Abraço

      Responder

  1. Em cada email que tenho recebido, sempre existe algo de novo e de extrema relevância. Os pontos aqui apresentados tocam com muitos de nós é de certa forma irá ajudar bastante esta série de dicas.
    Muito obrigado.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.