Música ajuda ou atrapalha os estudos? O que diz a ciência?

Quando se trata da hora de estudar, muitas pessoas preferem ambientes silenciosos para garantir melhor concentração, enquanto outras afirmam que ouvir música durante os estudos ajuda na assimilação da matéria. Diante dessa dualidade, surge a dúvida: afinal, música ajuda ou atrapalha os estudos?

Ao contrário do que muitos estudantes acreditam, estudar em completo silêncio pode ser prejudicial para a concentração. O silêncio absoluto torna a pessoa suscetível a distrações por qualquer mínimo barulho ou interrupção externa, resultando em dificuldade para reter o conteúdo. Uma alternativa que surge é estudar com música, acostumando o ouvido aos ruídos e evitando distrações sonoras externas.

Como a música ajuda a manter a concentração nos estudos?

Um estudo realizado pela Universidade de Caen, na França, em 2014, mostrou que o uso de sons durante o processo de aprendizado aumentou os níveis de atenção, desempenho e retenção de matéria, levando a resultados mais satisfatórios nos estudos.

Isso ocorre porque a música atua diretamente na frequência mental, aumentando a capacidade de memorização, estimulando a imaginação e melhorando o nível de concentração. Esses fatores combinados contribuem para a organização dos estudos, compreensão do conteúdo e evitam a procrastinação.

Qual estilo musical escolher de acordo com o assunto estudado?

É importante escolher o estilo musical adequado de acordo com o tipo de estudo. Para matérias de exatas, como matemática, por exemplo, é recomendado optar por músicas clássicas ou instrumentais, incluindo sons da natureza, como cachoeiras e pássaros. 

Essas melodias possuem uma faixa de 60 a 70 batidas por minuto, induzindo a um estado de relaxamento, diminuindo a ansiedade e deixando a mente mais tranquila. Isso ajuda o estudante a se manter alerta e capaz de resolver problemas e cálculos.

Por outro lado, para conteúdos de humanas ou biológicas, como história, ciência ou português, é recomendado aumentar o número de batidas por minuto, chegando a cerca de 80. 

Um estudo realizado em 2013 pela British Cognitive Behaviour Therapy, em Londres, demonstrou que músicas como soul e jazz estimulam o cérebro, facilitando a assimilação e a lembrança de informações novas.

Para estudos relacionados às artes, o pop e o rock são opções ideais, pois estimulam a criatividade e mantêm o cérebro em um estado de excitação constante. É importante ressaltar que, ao ouvir músicas com letras, é recomendado escolher um idioma que você não domine, para evitar distrações com as palavras.

Dicas para usar a música na hora de estudar

A música pode desempenhar um papel positivo nos estudos, desde que seja utilizada corretamente. A seguir, veja algumas dicas para enriquecer o conteúdo sobre como usar a música adequadamente durante os estudos.

Escolha o volume adequado 

Certifique-se de que o volume da música esteja baixo o suficiente para se tornar música ambiente. Evite reproduzi-la em um volume alto, como em um show, pois isso pode afetar negativamente a sua concentração.

Crie playlists para cada dia

Em vez de escolher apenas algumas músicas, é recomendável criar playlists para cada dia. Isso permitirá que você tenha opções variadas e evite interromper os estudos para reiniciar as canções. Certifique-se de que a duração da playlist seja maior que o tempo dedicado à leitura e outras atividades.

Escolha o gênero musical adequado

É importante escolher um gênero musical que se adapte à sua realidade e preferências pessoais. Evite mesclar estilos musicais diferentes em uma mesma playlist, pois isso pode desviar o foco do seu cérebro e interferir na sua concentração. Por exemplo, evite combinar estilos como jazz e rock, clássico e pop, etc.

Escolha bem os serviços de streaming

Se você optar por ouvir música por meio de serviços de streaming como o YouTube, certifique-se de evitar interrupções indesejadas, como propagandas ou chamadas. Uma opção é ter as músicas salvas no seu próprio computador para reproduzi-las sem interrupções.

Organize o ambiente

Escolha um ambiente tranquilo e reservado para estudar, mesmo que esteja ouvindo música. Certifique-se de que não haja distrações, ruídos externos ou fluxo constante de pessoas ao seu redor.

Lembre-se de que a música pode ser um recurso poderoso para desenvolver a concentração e estimular a memorização, se for utilizada de forma adequada e em harmonia com suas necessidades e preferências.

Quem deseja turbinar sua memória e melhorar a concentração pode conhecer o curso Memória Blindada ou ler o livro “O cérebro com foco e disciplina”, ambos de autoria do Renato Alves, especialista em memória.

21 Comentários


  1. Poxa até que fim encontrei o artigo que estava precisando
    e ajudou muito. Infelizmente na internet e no youtube
    não encontrei bons conteúdos sobre esse assunto.
    Compartilhado nas redes sociais.

    Responder

  2. oi gente
    muito interessante esse site, gostaria de dar os parabéns pelo excelente conteúdo.Foi muito útil para mim
    Obrigada 😉

    Responder

    1. Olá Renata, que bom que tenha gostado, continue acessando o canal.
      Abraços

      Responder

  3. Cada pessoa tem a sua própria técnica para estudar, alguns preferem estudar sozinhos, em lugares silenciosos, outros gostam de estudar em grupos e há quem prefira revisar o conteúdo ouvindo música. Mesmo em silencio eu não consigo focar imagina com musica.
    Mas no dia da prova aquela musica chata fica na cabeça até a prova acaber hahaha.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.