Qual é a velocidade de leitura ideal? Como ler mais rápido

Existe uma velocidade ideal de leitura? Será que ler rápido prejudica realmente a compreensão do texto? No passado, eu também tinha essa dúvida. Depois de alguns anos de estudo e dedicação ao tema, solucionei a questão e ajudarei você agora.

É possível alcançar a velocidade de leitura ideal?

O que é mais importante: ler depressa ou entender o conteúdo que está sendo lido? É razoável desejarmos os dois. Agora, pense na agenda de compromissos do criador do Facebook, Mark Zuckerberg e imagine o quanto a agenda desse nerd da tecnologia deve ser concorrida.

Renato Alves em frente à sede do facebook
Sede do Facebook

Mesmo com tantos compromissos, ele consegue ler um livro inteiro, eficientemente, em duas semanas. Para um jovem que lidera um grupo com mais de 18 mil funcionários, é bom tempo, concorda?

Você gostaria de saber como ele consegue ser o presidente de uma das empresas mais valiosas do mundo e mesmo assim se manter atualizado? Fique comigo e acompanhe!

Saiba como calcular a velocidade da leitura

É provável que você tenha, em algum momento, questionado sobre a velocidade da sua leitura. Para descobrir, preparei um teste extremamente simples. Consiste em calcular a quantidade de palavras que você consegue ler por minuto.

Para fazer o teste, siga seguinte passo a passo:

  • Escolha o trecho de um livro de sua preferência;
  • Marque um minuto no relógio;
  • Inicie o cronômetro e comece a ler;
  • Quando o tempo de 1 minuto encerrar;
  • Conte o número de palavras lidas.

Em seguida, use os seguintes parâmetros para avaliar a sua velocidade de leitura:

  • Cinquenta ou mais (50+) palavras: leitura é lenta, há ocorrência do movimento labial e falha na compreensão do texto.
  • Cento e cinquenta ou mais (150+) palavras: boa velocidade, mas pode melhorar e até triplicar este número.
  • Seiscentas ou mais (600+) palavras: nível de leitores dinâmicos, ou seja, estudantes e profissionais que conseguem obter alto desempenho nas atividades que exigem leitura.

Há pessoas que fogem da normalidade quando se fala em leitura rápida. É o caso da recordista de leitura rápida Anne L. Jones (campeã mundial de leitura rápida). Anne chegou ao seu recorde quando leu 2.284 palavras por minuto com incríveis 53% de compreensão.

Talvez você não queira ler tão rápido quanto Anne, entretanto, as técnicas de leitura dinâmica podem fazer muito pelas pessoas normais, como eu e você. Continue lendo e descubra!

Como a leitura dinâmica funciona e como ajuda a ler mais rápido?

As técnicas de leitura dinâmica são indicadas para pessoas que estudam para concursos, vestibulares e outras provas que exigem a assimilação de um grande volume de informações.

Analogamente, profissionais inseridos nos ambientes competitivos das empresas (que exigem atualização constante) também podem se beneficiar das técnicas de leitura rápida.

O pesquisador Tim Ferris desenvolveu um experimento para analisar a capacidade de leitura de pessoas de cinco nacionalidades diferentes. Segundo o estudo, com a utilização correta de exercícios de leitura dinâmica, ele conseguiu aumentar em 386% a velocidade da leitura dos pesquisados.

A leitura dinâmica também aumenta a capacidade de concentração dos leitores ao utilizar exercícios visuais e mudanças na forma como o cérebro processa as informações. Como resultado, o bom treino em leitura dinâmica permite ao usuário ler com mais eficiência sem que ele perca o prazer de uma boa leitura.

Por conseguinte, ao ler mais rápido, você ajuda o cérebro a se manter concentrado no assunto. A alta velocidade conquistada por exercícios práticos desestimula as distrações que, de outra forma, implicariam na releitura do texto.

Entenda a velocidade de leitura ideal

Antes de tudo, é preciso dizer que a velocidade de leitura pode variar de acordo com o conteúdo estudado.

Por exemplo, ao ler um assunto completamente novo, com vocabulário complexo e termos técnicos, o indicado é fazer uma leitura com velocidade entre 250 a 300 palavras por minuto (p.p.m).

Por outro lado, quando você precisa apenas revisar um texto ou resumo, pode-se fazer uma leitura mais rápida, utilizando uma velocidade entre 400 e 800 p.p.m. Existe um teste simples que ajuda a descobrir qual é o seu estilo de leitor.

Clique aqui e descubra qual tipo de leitor você é.

Quando a pessoa quer fazer apenas um reconhecimento de um texto para averiguar se ele é interessante, pode adotar a leitura de exploração com uma velocidade de 600 a 900 p.p.m.

O objetivo dessa modalidade é identificar os tópicos que lhe interessam e entender o contexto em que o assunto é tratado. A leitura de exploração, nesse sentido, consiste em identificar os títulos, resumos e capítulos para saber quais deles você lerá posteriormente. 

Fazendo isso, o leitor não perde tempo consumindo um assunto que não é de seu interesse.

Dicas práticas para melhorar sua velocidade de leitura

Melhore a velocidade da sua leitura com essas dicas práticas, que já me serviram bastante no começo da minha carreira, ajudando-me a ser o profissional que sou hoje. 

  • Faça da leitura um hábito diário. Isso ajudará a ganhar ritmo e motivação.
  • Leia um livro de cada vez. Desse modo, você conseguirá manter o foco e terá mais prazer pela leitura. O mesmo vale para assuntos de vestibulares ou concursos. Faça um plano de estudos para absorver melhor as informações.
  • Calcule a velocidade da leitura diariamente e analise se está absorvendo o assunto. Se for preciso, peça ajuda para um colega e verifique se houve compreensão do texto.
  • Treine para ler mais de uma palavra por vez. Ao fazer a leitura de um grupo de palavras você passa a absorver mais informação de uma só vez, ganhando velocidade na leitura.
  • Leia sem “dizer” as palavras, mesmo que mentalmente. Você ganhará muito mais tempo! A fala é mais lenta do que a visão, por isso você deve evitar subvocalizar as palavras.

É possível aumentar a velocidade da leitura com compreensão dos textos sem perder o prazer. Para isso, minha sugestão é o curso de leitura dinâmica. De acordo com especialistas, um bom curso de leitura dinâmica é capaz de introduzir novos hábitos e melhorar a produtividade. Por isso, é uma excelente oportunidade.

Se este texto foi útil, indique para um amigo. Espero ter ajudado você a entender qual é a velocidade de leitura ideal para que possa aumentar o seu aprendizado e ter sucesso profissional. Conheça os livros sobre leitura dinâmica e aprendizado para aumentar seu potencial como leitor.

leia 3x mais e melhor

52 Comentários


  1. Conteúdo de qualidade e informátivo❕ obrigado e mais sucesso aí…

    Responder

    1. Olá Ronielson, tudo bem? Se você precisar ler somente um assunto do livro, pode ser uma estratégia interessante. No entanto, você pode e deve ler os livros inteiros que você tem para uma interpretação completa. O curso de leitura dinâmica, oferece técnicas para você interpretar e memorizar o que está lendo com mais eficiência e de uma maneira mais rápida!
      Um grande abraço!

      Responder

  2. Hi, I do ƅelieve tһis is an excellent blog. Ӏ stumbledupon іt 😉
    I am goіng tο revisit yyet aցaіn since I book-marked it.

    Money and freedom іs the ɡreatest waay tо change,
    may yοu be rich and continue to guide ᧐ther people.

    Responder

  3. Boa noite, estou fazendo esse curso, excelente recomendo a todos, você está de parabéns, obrigado por compartilhar tantos conhecimentos.

    Responder

    1. Fico muito feliz em ler isso Ivan. Obrigado pela confiança e boa sorte em seus estudos!! Abraços 🙂

      Responder

  4. Renato Alves, não tenho palavras para descrever o quanto você está me ajudando. Não apenas com esse artigo, mas com todas as dicas e curso que estou fazendo. Você é um ser humano incrível, submais novo trabalho com o biblicamente é um exemplo claro de o quando você é abençoado por Deus.
    Um abraço, e que você continue sempre melhorando o seu lado humano.

    Responder

    1. Olá, Daiane. Excelente a leitura é uma ótima forma de se adquirir conhecimento.
      Sucesso nos estudos.
      Abraço

      Responder

  5. Bom dia mestre, gosto muito da sua didática e do seu modo de pensar, incentivar pessoas a evoluir não é uma tarefa fácil, porém você tem o dom de transmitir o saber de forma simples e inteligível. Meus parabéns.

    Responder

    1. Olá, Anderson. Que ótimo que tenha gostado, continue acessando os meus canais.
      Abraço

      Responder

  6. Obrigado pelas dicas de leitura, tem me ajudado muito, no momento não tenho recursos financeiros para adquirir seu curso, mas assim que estiver com certeza irei fazer. Te desejo sucesso! Grande abraço Bruno Bahia

    Responder

    1. Olá, Bruno. Obrigado, aguardamos você em uma de nossas turmas. Continue acessando os nossos canais.
      Abraço

      Responder

  7. Olá. Obrigada professor pelas dicar, pois sempre fui muito lenta nas leituras, mas com as dicas propostas estou melhorando a cada dia. quero chegar numa velocidade de leitura elevada e com um porcentual bom de entendimento isso graças as contribuição nos videos e o curso que estou fazendo.
    estou muito contente e agradecida.

    Responder

    1. Olá, Serafina. Como é gratificando saber isso, continue focada nos estudos e prática da leitura e não deixe de me contar os resultados.
      Abraços

      Responder

  8. Então professor… que DICAS – se é que são apenas DICAS são lições preciosas! Já observando aqui onde preciso mudar/aprender…muito úteis! Grata!!!

    Responder

  9. É isso aí , sou grande entusiasta da leitura dinâmica e já fiz um workshop certa vez e consegui , a época, colocar em prática alguns ensinamentos que me foram úteis durante meus estudos de quando consegui minha primeira aprovação em concurso.
    Hoje estou em busca de uma nova aprovação, no intuito de melhorar meus rendimentos, ou seja, ganhar mais é confesso que estou tentado a fazer esse curso, mas ainda é preciso avaliar algumas questões pois já estou estudando novamente, porém, um UP iria muito bem e me ajudaria a progredir de forma mais satisfatória.

    Responder

    1. Olá, Ronielso. Excelente, continue focado nos estudos, você já está percebendo que os resultados estão surgindo.
      Abraço

      Responder

  10. Mais uma excelente dica mestre, muito obrigado por compartilhar conosco essas pérolas!
    Saúde e sucesso pra ti!

    Responder

    1. Olá Celso, que ótimo que tenha gostado, continue acessando os nossos canais.
      Abraço

      Responder

  11. Adquiri um curso mas em função de tempo assisti apenas duas aulas. Porém suficiente para ver que vale apena

    Responder

    1. Preciso de estudar para um concurso em 30 dias tenho materiais resumido como fazer. Impossível conciliar com seu curso de 6 meses preciso de dicas rápidas é possível

      Responder

      1. Francisca, obrigado pelo contado.
        sobre o meu curso, você pode concluí-lo em até 6 meses, mas temos alunos que terminaram antes disso.
        Abraços

        Responder

  12. Eu já sabia! Acompanho suas dicas há muito tempo professor. Não atingi minha meta mas atualmente já hoje leio 2x mais rápido do que quando comecei a seguir as instruções do seu curso e o nível de compreensão é espetacular…meus colegas professores não acreditam!

    Responder

  13. Uaau!! Muito obrigada pelas dicas, estarei aplicando o método.
    Qual é o Melhor horário para ler? pois a noite tenho muito sono.

    Responder

    1. Sinceramente, o melhor horário é pela manhã, depois de uma boa noite de sono. Porém se isto não for possível, então procure um horário que se adeque a sua rotina. Sucesso!

      Responder

  14. Muito bom o texto, bem escrito e de fácil compreensão para mim, colocarei em prática o que li!

    Responder

  15. Excelente… vou colocar em prática, pois necessito de velocidade e qualidade na leitura em meu trabalho. Parabéns professor Renato Alves.

    Responder

  16. Professor, ótimo artigo. Gostaria de saber se a recordista mundial de leitura rápida diminuir a velocidade para 1000 palavras por minuto, ela aumentaria o entendimento do texto para 100%?

    Responder

    1. Olá Wanderley. Com certeza! É interessante equalizar velocidade com compreensão. Mesmo reduzindo pela metade a velocidade de leitura ela ainda conseguiria ler dezenas de livros por ano, com compreensão.
      Abraços,
      Renato Alves

      Responder

  17. Muito bom esse texto agora sei calcular minha velocidade,
    gostei muito da leitura de exploração.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.