Quem tem personalidade

Quantas vezes, depois de observarmos o comportamento de uma pessoa, pensamos ou dizemos frases como: “Ela tem uma personalidade forte”, ou, “Aquele sujeito tem muita personalidade” e até mesmo: “Este sujeito não tem personalidade nenhuma”.

Acontece que a sociedade, em geral, erra ao julgar quem tem ou não, personalidade. Julgamentos, muitas vezes, infundados, sem qualquer critério, simplesmente abalizados em crenças, experiências pessoais e até pela força de expressão.

Por exemplo: um grupo de amigos se reúne para conhecer um novo restaurante. Se um deles diz educadamente que não gostou do restaurante, os que gostaram podem reagir: “Como assim, não gostou? Você não tem personalidade mesmo, hein! Um local tão bom…” E passam a assumir a crença de que aquele sujeito não tem personalidade.

Suponha que outro indivíduo batesse a mão sobre a mesa e dissesse num tom de voz acalorado: “Este restaurante é uma porcaria, detestei este lugar.”

Quando questionado sobre o motivo, responde: “É porque eu não gostei mesmo, e daí? E quero ver quem vai me fazer gostar deste chiqueiro”. Neste caso, certamente um observador desatento pensaria:

“Caramba! Este cara tem uma personalidade forte”. E é provável que alguns até o adote como referência de liderança.

Quando uma sociedade atribui personalidade baseando-se apenas naquilo que vê, ouve ou sente, sem refletir sobre o que foi visto, ouvido ou sentido, acaba não tendo consistência no julgar. É assim que se cria e até idolatra-se falsos líderes.

Personalidade é o traço que determina a individualidade da pessoa. É um comportamento estável emitido regularmente.

É o modo habitual de ser. Desta forma, pode-se dizer que o sujeito que falou num tom de voz brando pode ter tanta personalidade quanto o exaltado.

Por apresentar este comportamento na maioria das vezes, podemos caracterizá-lo com uma indivíduo de personalidade mansa, sossegada, de índole pacífica. Pessoas com este perfil são mais flexíveis e abertas a discussão.

Quanto ao outro, se ele apresentar frequentemente um comportamento exaltado, será rotulado como um sujeito de ego inflado, irritadiça, brava e não necessariamente um sujeito de personalidade forte.

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

Pessoas com o este perfil geralmente acabam tornando-se absolutamente resistentes, rígidas, críticas e inflexíveis. Entende-se, desta maneira, que todas as pessoas possuem traços de personalidade e que é incorreto julgar. Afinal, boa, má, brava, mansa, cada um tem o seu jeito de ser.

Eis uma informação importante: a personalidade deve ser avaliada pelo comportamento que o indivíduo emite na maioria das vezes e não por reações isoladas. A personalidade é determinada pelo que o indivíduo é na maioria das vezes e não como ele está em determinado momento.

Conclui-se, dessa forma, que não dá para definir a personalidade de alguém em pouco tempo de convívio. É preciso conhecer, prestar mais atenção aos sinais emitidos a maior parte do tempo.

Um líder de personalidade equilibrada, moderada e de bom senso, é um verdadeiro líder. Jamais diria: “Este restaurante é um chiqueiro” com o risco de gerar hostilidade e repulsa por parte dos que estão sob sua liderança.

Da próxima vez que escutar a frase: “Que pessoa sem personalidade” ou algo semelhante, saiba que tal afirmação foi um pouco precipitada.

Gostou do texto? Qual o seu perfil? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para conhecer o meu curso Memória Blindada. No treinamento eu ensino a aplicação prática da memorização para o dia a dia.

Nas videoaulas on-line eu explico de maneira simples e objetiva, todas as estratégias que utilizo para não esquecer de nada. Com esse treinamento você terá condições reais de nunca mais esquecer nomes, rostos, datas importantes, objetos etc.:

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Adquira agora mesmo o curso Memória Blindada, eu acredito tanto na eficiência do meu método que além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial.

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. Dessa forma você não corre nenhum risco. O que você acha? Clique aqui e comece agora mesmo!

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Quer ter acesso a outras informações? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

Curso Memória Blindada

2 Comentários


  1. Olá Jhonatahn,
    Obrigado pelas palavras e desejo que a luz de Deus sempre brilhe em seu caminho.
    Um forte abraço
    Renato

    Responder

  2. Boa noite, Caro Prof. Renato Alves (ou RENA (DE PAPAI NOEL + AVES = RENATO ALVES)… Problemas em memorizar nomes não terei mais, graça a sua competência, conhecimento e seriedade com o que faz.

    Mudando de assunto, Quero parabenizá-lo pelo texto, este fez-me refletir sobre alguns conceitos que eu tinha sobre A ESSÊNCIA DA PALAVRA PERSONALIDADE. Excelente e muito esclarecedor. Parabéns! Desejo também muito sucesso, paz e prosperidade em todos os âmbitos de sua vida. Desejo também que Jesus Cristo sempre lhe dê saúde e inteligência para você poder continuar dando proceguimento neste trabalho NOTÁVEL e de grande valia para toda a humanidade. Muita paz e saúde para todos que o cercam também. Fica com Deus!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.