A receita para ser Aprovado

Muitos me perguntam se há uma receita para ser aprovado, sempre que isso ocorre, lembro da minha infância. Na escola pública onde eu estudava, na época de ginásio, tinha um garoto chamado Japa. Oriental, tímido, baixinho e de cabelos “lambidos”, Japa era uma espécie de Ronaldo Fenômeno dos estudos, artilheiro das notas máximas e melhor aluno do colégio. Era consultor dos desesperados e última salvação dos pendurados na lista de recuperação.

Eu era um aluno mediano, não era inteligente como o Japa e nem estúpido como os broncossauros que habitavam o fundão da sala. eu ficava na média, ou seja, tirava nota pra passar de ano, mais nada!

Meu melhor amigo era o Japa e eu era o melhor amigo dele também. Uma força incomum nos unia: o fato de sofrermos bullying quase todos os dias. Eu por ser o único paulista num colégio lotado cariocas, e ele porquê era nerd.

Imagino que você já imagine o que seja a receita para ser aprovado?

Japa era excessivamente concentrado nos estudos. Não saia da sala nem para ir ao banheiro. Não frequentava o recreio, era avesso às atividades, não gostava de conversar. Certa vez, durante uma aula vaga, resolvi chamá-lo para matar aula. O futebol estava rolando no terreno baldio, que ficava na rua em que morávamos no Grajaú, subúrbio do Rio de Janeiro.

Como de costume, Japa estava sozinho na sala, devorando um livro de 600 páginas. Eu me aproximei, sentei na cadeira do lado, arrastei-a para perto dele que, sem tirar os olhos do livro, perguntou:

“O que foi?”
“Vamos lá fora jogar futebol?”
“Não estou afim.” Respondeu, sem tirar os olhos do livro.
“Esta todo mundo lá, vamos?”
“Não gosto!”

Seria difícil tirá-lo do foco. Resolvi provocar:

“Pô, Japa! Você não participa de nada, não gosta de nada…”
“Gosta de ver TV?”
“Não!”
“Ouvir música?”
“Não!”
“Passear?”
“Também não!”
“De namorar?”
“Gosto, mas ainda sou novo pra isso.”
“Então me diga pelo menos uma coisa que você gosta de fazer.”

Naquele momento ele parou a leitura, sorriu e olhou para mim. Sem dizer uma só palavra ele bateu três vezes no livro que estava sobre a mesa. Insisti:

“Desembucha, Japa, fala do que você gosta?”

“Eu gosto de estudar!”

Achei aquilo uma besteira. Fui embora revoltado, prometendo não chamar o Japa pra mais nada. No verão as aulas terminaram, fomos para colégios diferentes e nunca mais nos encontramos.

A confirmação da receita para ser aprovado na vida e nos estudos

Há algumas semanas recebi um email de um dos meus leitores. Primeiro ele elogiou o meu livro e depois falou um pouco sobre sua vida. Explicou que era médico cardiologista de um renomado hospital de São Paulo, morava num condomínio de luxo com sua esposa e três filhos, era dono de uma empresa de seguros e dava aulas na universidade. Seus pacientes o conheciam como, Dr. Yamashita, para mim, o Japa!

Dr Yamashita A receita para ser Aprovado

Fiquei muito feliz em poder reencontrá-lo, mesmo que pela internet. Me senti muito orgulhoso em saber como ele estava bem. Como havia crescido como profissional, empresário e chefe de família aquele garoto tímido que adorava estudar. Trocamos vários emails e descobrimos muitas coisas em comum, muitas mudanças importantes e outras coisas que não mudaram nada…

Combinamos um encontro.
Eu sugeri uma data.
Ele se desculpou e respondeu que naquele dia não poderia.
Eu perguntei porque, já que se tratava de um monótono sábado.
Ele explicou que no sábado não poderia, porque era um dia especial na semana que ele reservava exclusivamente para estudar.

* * *

Se você quer saber, existe sim uma receita para ser aprovado em concursos e vestibulares, com ela todos podem alcançar o sucesso. Mas ela não admite atalhos. Pessoas de sucesso entendem que o verdadeiro prazer eles encontram no ato de estudar. Com a aprovação eles não se preocupam, porque sabem que ela é mera consequência.

Ame profundamente seus estudos e o seu pódio estará garantido.

Viva com foco e disciplina!

Você gostou do texto? Não esqueça de deixar seu comentário aqui abaixo e aproveite para se inscrever o meu curso Estudo e Memorização no treinamento eu ensino a tudo que você precisa para ser aprovado naquele concurso ou vestibular dos sonhos.

Você poderá assistir o curso onde quiser, seja no celular, tablet, computador ou smart TV. Estou aguardando você na próxima turma e como incentivo por acreditar tanto na eficiência do meu método, além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial:

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. Dessa forma você não corre nenhum risco e tem a tranquilidade de investir num treinamento com risco zero. O que você acha? Clique aqui e comece agora mesmo!

Quer ter acesso a mais dicas? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e inscreva-se no meu canal no Youtube.

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Curso Estudo e Memorização

 

31 Comentários


  1. eu sempre gostei de estudar, mas ultimamente o meu trabalho me consome muito,eu ia dizer que não tenho tempo. mas o seu relato do Japa foi demais. muito bom. na verdade o que precisamos mesmo é de foco e disciplina. um abraço.

    Responder

    1. Olá, Severino. Exato, já sabe onde precisa por energia agora o próximo passo é criar um plano para superar esse obstáculo.
      Abraço

      Responder

  2. Grande Renato Alves, estou seguindo os seus metodos de aprovação em concursos com muita motivação nos estudos, parabéns pela as suas atitudes….

    Responder

  3. Sempre soube que tinha algo de errado comigo, sei que tenho que estudar para crescer profissionalmente, mas tenho muito desanimo, preciso desse método urgente.

    Responder

  4. Gostava de estudar quando jovem mas sempre tive problemas em relação à memória ,hoje tenho sessenta e um anos e as memórias recentes estão péssimas !Tenho como participar do seu curso ?

    Responder

  5. Estou sempre lendo os artigos de Renato Alves e redescobrindo o prazer que é estudar com disciplina focando em um objetivo.

    Responder

  6. Eu de facto estou gostando ter descoberto esta fonte do prof Renato. Mas gostaria que ajudasse a melhorar na dificuldade que possuo de lembrar datas

    Responder

  7. Bom dia. Só de ler as dicas do renato Alves parece que a minha mente já esta aberta.

    Responder

  8. Que História! isso mostra que com muita garra e perseverança você pode chegar lá! mas eu não conseguiria ser como o japa rsrsrs

    Responder

  9. Rapaz, que história fantástica! Chega me emocionei quando li a parte em que ele alcançou o sucesso, fenomenal! A mudança está na educação realmente, nos estudos! Obrigado por compartilhar essa linda história conosco!

    Responder

  10. Bom dia. Estou precisando de estudar mais do que qualquer um;
    Porem não estou conseguindo, não sei o que está acontecendo comigo.
    Abro o estudo mas não faço, eu estava super animado quando fiz a inscrição agora, não consigo estudar, eu sei que o erro é meu preciso vencer este desânimo.
    Vou retomar pois não fiz nem o primeiro exercício, peço desculpa o erro é só meu.
    Obrigado por tudo e pela compreensão. vou pegar firme e vencer este desânimo.

    Responder

  11. Gostaria muito fazer uma faculdade mais tenho muita ansiedade tomo remédio p isso mas tenho medo em fazer prova eu não consigo grava nada as coisa some muito rápido da mente já tentei estudar várias vezes mais sempre tenho medo das prova obs: tenho 52 anos mais gostari muito fazer psicólogia mas tenho este medo

    Responder

  12. Uma história de superação, uma pessoa que era criticada, mas que não deixou os comentários negativo entrar na sua vida, apenas queria fazer o que gostava que era a leitura e tinha muito foco onde queria chegar.

    Responder

  13. Feliz por ler uma história que ajuda a corroborar o que entendo ser a melhor e infalível “fórmula magica” para o aprendizado : simplesmente estudar!!

    Responder

  14. É uma boa historia. Mas eu não recomendo para ninguem fazer o que o Japa fez. Ele tambem achou nuns estudos uma forma de escapar de quem não é.
    Uma pessoa saudável, ela age socialmente saudável…e arranja formas de não ser bulynado.

    As pessoas nunca vão aceitar pessoas como JAPA, mas muito provavelmente vão ser empregados dela. (COMo aconteceu com BILL Gates) .

    É uma boa história. .. Nos Inspira a Estudar e amar o estudo, algo que eu tentei.
    MAS não posso CRER que essa é uma fórmula mais eficaz de viver. Aqui cada um tem que se adequar ao seu MODELO DE APRENDIZADO e realização pessoal.

    E cuidado. Nem sempre o NERD , massacrado vira algo positivo para o mundo . E nem sempre o broncossauro fique nesse estágio para sempre.

    Responder

  15. Linda história… Que conta o sucesso de dois estudantes, um que já tinha uma rotina de estudos diária e outro que aprendeu a estudar, ambos agora atingiram o sucesso!
    É um exemplo de que todos podem sim, alcançar seus objetivos! =)

    Responder

  16. eu penso em todas as coisas que o “japa”conquistou” porém não sou nerd, e faço quase tudo que ele nao gostava de fazer rsrsrs… mais isso foi incentivação para eu focar nos meus estudos.
    abraços.

    Responder

  17. Olá!

    Achei a história do japa muito interessante! É um estímulo para nós que estudamos para concurso.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.