Treino com pesos fortalece o cérebro

Você sabia que qualquer atividade física faz bem para sua saúde? E que especificamente o treino com pesos fortalece o cérebro? Além de trazer vários benefícios, contribui para saúde mental. Academia, treino e peso, podem ser inclusos na rotina, proporcionando desempenho da musculatura e do cérebro. Com a prática você elimina o estresse e promove aquela sensação de prazer. Confira trechos da matéria que saiu recentemente na Folha de São Paulo sobre o assunto.

Como o treino com pesos fortalece o cérebro?

Fazer ginástica é bom para o cérebro. Isso todo mundo sabe. Mas a maioria dos estudos tem se voltado para os efeitos da corrida e de outras atividades aeróbicas, além da descoberta recente que o treino com pesos fortalece o cérebro. O experimento sugere que um treino leve de resistência também pode retardar o encolhimento cerebral associado à idade.

Nosso cérebro é um órgão dinâmico, agregando e descartando neurônios e conexões ao longo da nossa vida. Ele, na verdade, se repara constantemente em resposta ao nosso estilo de vida, incluindo se e como nos exercitamos.

No entanto, ele permanece, como o resto do corpo, vulnerável à passagem do tempo. Muitos estudos já concluíram que no final de meia-idade a maioria das pessoas começa, em decorrência do envelhecimento, a desenvolver buracos ou lesões na substância branca do cérebro, que conecta e transmite mensagens entre diferentes regiões cerebrais.

Cérebro

Teresa Liu-Ambrose, professora de fisioterapia da Universidade da Colúmbia Britânica, em Vancouver, se perguntou se outros tipos de exercício seriam benéficos para a substância branca. Ela estava interessada no treinamento com pesos, que fortalece e desenvolve a musculatura.

Nossos músculos, como nossos cérebros, tendem a encolher com a idade, afetando a forma como nos movimentamos. As alterações no caminhar decorrentes da idade podem indicar e até mesmo contribuir para declínios na saúde cerebral, especulam os cientistas.

Mas, se for assim, raciocinou Liu-Ambrose, o treino com pesos, ao fortalecer e desenvolver a musculatura, pode alterar esse processo e manter o corpo e o cérebro saudáveis durante a velhice.

Ela e seus colegas aproveitaram um grande grupo de mulheres de 65 a 75 anos que já participavam de um estudo sobre saúde cerebral. Para a nova pesquisa, publicada em “The Journal of the American Geriatrics Society”, os cientistas se debruçaram sobre 54 mulheres cujo exames mostravam lesões na substância branca e as distribuíram aleatoriamente em três grupos.

Algumas iniciaram um programa semanal leve de levantamento de pesos para a parte superior e inferior do corpo. O segundo grupo fazia esse treino duas vezes por semana. E o terceiro, como grupo de controle, se dedicou a um programa de alongamento e treino de equilíbrio, duas vezes por semana. Todas mantiveram suas respectivas rotinas de exercícios durante um ano.

As mulheres do grupo de controle —concentradas no equilíbrio e na flexibilidade— apresentaram um aumento no número e tamanho das lesões da substância branca e caminhavam mais lentamente. O mesmo havia ocorrido com mulheres que treinavam com pesos uma vez por semana.

Já as que os levantavam duas vezes por semana tiveram um menor encolhimento e esgarçamento da substância branca. Suas lesões haviam crescido um pouco, mas nem de longe tanto quanto nos outros grupos. Essas mulheres também caminhavam de forma mais suave e rápida que as outras.

Qualquer exercício “traz benefícios para o cérebro”, segundo Liu-Ambrose. “No entanto, só agora começamos a entender como o exercício pode ser impactante.”

Um abraço

Autor: Gretchen Reynolds
Folha de São Paulo.

E você agora acredita que treino com pesos fortalece o cérebro?

Não esqueça de deixar seu comentário aqui abaixo e aproveite para conhecer o meu curso Memória Blindada no treinamento eu ensino a aplicação prática da memorização no dia a dia, tudo explicado de maneira simples e objetiva em videoaulas on-line que você poderá assistir onde quiser, seja no celular, tablet, computador ou smart TV.

O curso foi elaborado para que você tenha acesso a todas as estratégias que utilizo para não esquecer de nada.

Definitivamente é sua hora de ter uma memória mais jovem, forte e confiável. Estou aguardando você na próxima turma e como incentivo por acreditar tanto na eficiência do meu método, além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial:

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. O que você acha? Clique aqui e comece agora mesmo!

Quer ter acesso a mais dicas? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e inscreva-se no meu canal no Youtube.

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.