8 Dicas Valiosas para melhorar sua capacidade de retenção

Primeiro, vamos entender o que é a memória e sua capacidade: a memória é uma das funções mais complexas e importantes do cérebro humano.

Atualmente, o ritmo da vida urbana, de muita informação e pouco tempo, seja de quaisquer classes sociais ou faixas etárias, contribui para o surgimento de dificuldades de memorização no trabalho, na vida acadêmica e até mesmo na vida pessoal.

A maioria das vezes essa dificuldade não é causada por doenças cerebrais específicas. Então, qual é o problema que acomete a todos? A resposta é: nada. Tudo é relativo quando se trata da memória.

O que leva a uma boa memorização é um estímulo adequado, em contato com uma pessoa propícia a fixá-lo (descansada, atenta e interessada). Para isso eu reservei 8 Dicas do meu Curso de Memorização para te ajudar a melhorar sua capacidade de retenção:

1 – Ambiente adequado – É muito importante trabalhar e estudar em ambientes apropriados. Silenciosos, iluminados e organizados. Assim o estímulo que interessa se destaca e a memorização é facilitada.

2 – Faça uma coisa de cada vez – Esse é o principal erro. Fazemos várias coisas ao mesmo tempo. Pensamos em diversos problemas e deixamos passar os dados que seriam relevantes. Identifique as prioridades do momento, entre para resolver aquele problema, se desligue do resto.
Seguindo essa recomendação você logo perceberá que os episódios de esquecimentos serão cada vez mais raros.

3 – Estar descansado – O bom funcionamento cerebral depende de descanso. Dormir ao menos 8 horas ininterruptas de sono por noite, com qualidade. Tirar férias de tempos em tempos, praticar atividades de lazer. Sem isso o cansaço cerebral te levará aos lapsos de memória.

4 – Boa alimentação – A alimentação influencia na capacidade de memorização. Prefira alimentos de fácil digestão, fracionados durante o dia e em quantidade moderada. Refeição pesada e quantidade exagerada desloca o fluxo sanguíneo para os intestinos e o cérebro fica mais lento e preguiçoso. Para ajudar ainda mais, beba bastante água.

5 – Evite medicamentos para dormir – Muitos remédios para dormir são usados indiscriminadamente. Alguns deles podem afetar um pouco a capacidade de memorização. Use-os com bom senso e sempre com orientação médica.

6) – Exercitar o cérebro – Saia da zona de conforto. Coloque seu cérebro para realizar coisas novas. Faça coisas rotineiras de um jeito diferente, mude os caminhos, a mão que você come e escova os dentes, troque o mouse de lado.

Aprenda outra língua, um instrumento, um novo esporte… enfim, seja criativo e exercite seu cérebro como se ele fosse um músculo. Um cérebro treinado é muito mais confiável.

7 – Evite álcool e o cigarro – O álcool é um inimigo da memória. Você passa do ponto e já não fixa nada. A longo prazo o álcool pode levar à atrofia cerebral (redução do tamanho do cérebro) e a quadros graves de esquecimentos.

O tabagismo é também um vilão, favorece isquemias cerebrais, mesmo que pequenas e imperceptíveis que com o passar dos anos pode acarretar problemas cognitivos.

8 – Reviva suas boas lembranças – Memórias ligadas a emoção são mais facilmente fixadas. As emoções positivas têm prioridade sobre emoções negativas. Viaje, encontre os amigos, reúna a família, viva com intensidade e otimismo, suas memórias serão mais vivas e resistentes.

Recorde sempre das boas coisas que viveu, reveja álbuns de fotografia, vídeos antigos e remonte os momentos na cabeça. Quanto mais vezes algo é lembrado, mais firme fica a lembrança. Com o tempo seu cérebro se empenhará cada vez mais em reter as experiências de vida.

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

Você gostou do texto? Não esqueça de deixar seu comentário aqui abaixo e aproveite para se inscrever o meu curso Estudo e Memorização no treinamento eu ensino a tudo que você precisa para ser aprovado naquele concurso ou vestibular dos sonhos.

Você poderá assistir o curso onde quiser, seja no celular, tablet, computador ou smart TV. Estou aguardando você na próxima turma e como incentivo por acreditar tanto na eficiência do meu método, além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial:

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. Dessa forma você não corre nenhum risco e tem a tranquilidade de investir num treinamento com risco zero. O que você acha? Clique aqui e comece agora mesmo!

Quer ter acesso a mais dicas? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e inscreva-se no meu canal no Youtube!

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Curso Estudo e Memorização

Ps.: Se você quiser melhorar agora mesmo as suas habilidades nos estudos e junto com elas dobrar as suas chances de aprovação, acesse este link e conheça os detalhes do Curso de Estudo e Memorização.

QUERO MELHORAR AS MINHAS HABILIDADES – CLIQUE AQUI

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.