Como estudar muitas horas seguidas para provas e concursos?

Imagine se fosse possível estudar 12 horas por dia e obter resultados significativos. Parece algo surreal, não é mesmo? No entanto, vou lhe revelar que essa conquista é viável. Neste artigo, compartilharemos como estudar muitas horas seguidas sem sobrecarregar o cérebro.

Milon de Crotona e sua inspiração para estudar horas seguidas

A inspiração vem da história de Milon de Crotona, um atleta grego que brilhou nos antigos jogos olímpicos, conquistando o título seis vezes consecutivas. Milon era um lutador excepcional, vencendo 32 competições de luta livre. Sua notável força física era evidente.

Mas, como Milon de Crotona se preparou para alcançar tantas vitórias? Diferente de Aquiles, por exemplo, que recebeu poderes sobrenaturais quando bebê, Milon não possuía habilidades especiais. Segundo as lendas, ele desenvolveu a sua força carregando um bezerro diariamente sobre seus ombros, estabelecendo assim uma rotina de treinamento.

O mito de Milon de crotona

Mesmo enfrentando condições climáticas adversas e imprevistos, ele perseverou nessa tarefa diária. No início, os gregos que observavam suas ações zombavam e consideravam o método do atleta ineficiente. No entanto, com o tempo, seus esforços começaram a render resultados cada vez mais expressivos, e ele testemunhou seu poder físico crescer gradualmente a cada dia.

Chegou o momento em que o bezerro se tornou um boi adulto, e Milon carregava-o facilmente em seus ombros. Alguns gregos tentaram imitá-lo, tentando levantar o boi de uma só vez, mas quase sempre fracassavam.

Qual é a importância da continuidade para avançar nos estudos?

A história de Milon nos ensina que a palavra-chave para aprimorar nossas capacidades físicas, memória ou a quantidade de horas dedicadas aos estudos é “continuidade”. Ao incorporar uma rotina consistente aos estudos, assim como Milon fez com seu treinamento físico, os estudantes podem aperfeiçoar gradualmente suas habilidades.

Momem montando blocos para demonstrar o poder da continuidade

Portanto, quando perguntam se é possível estudar 12 horas por dia, a resposta é um enfático “sim, é possível”! Aqueles que desejam alcançar esse resultado devem seguir o exemplo de Milon e começar com um “bezerro”. Ou seja, iniciar com menos horas de estudo e, ao longo do tempo, aumentar o tempo de estudo conforme se sintam confortáveis.

Já discutimos em outros artigos sobre a importância do hábito de estudar. Quando uma atividade se torna um hábito, ela se torna algo normal em nosso dia a dia. Milon seguiu esse conselho à risca e obteve sucesso em seus objetivos. Agora, é a sua vez de colocar em prática.

Como estudar várias horas seguidas para concursos e ter sucesso?

Para conseguir estudar durante 12 horas seguidas, o seu ponto de partida deve ser menos ambicioso, basta 1 hora seguida, com intervalo. Assim que se sentir confortável, aumente esse tempo para 2 horas.

Siga essa lógica, aumentando gradativamente o tempo de estudo direto sempre que se sentir confiante para isso. Quando menos esperar, estará estudando por 8 ou 12 horas sem sofrimento.

Lembre-se de que essa será uma tarefa desafiadora, mas haverá recompensa. Saiba também que algumas pessoas não acreditarão na sua capacidade e tentarão sabotar seu projeto. Mantenha-se focado e dedicado ao seu propósito. 

Caso tenha interesse em mais conteúdos que ajudarão você a passar em um concurso, acompanhe outras postagens do nosso blog e siga-nos nas redes sociais.

Assista à versão em vídeo deste artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.