Como obter mais concentração no trabalho e nos estudos?

Como obter mais concentração no trabalho e nos estudos, com o advento da tecnologia isso deveria ser um questionamento comum.  É preciso ter estômago para digitar “acidente de trabalho” no link de imagens do site de busca Google. A quantidade de trabalhadores destroçados é tão grande que faz filmes de terror parecer contos infantis. Os acidentes de trabalho são grandes afluentes de um rio de problemas causados pela falta de concentração.

Falta de concentração, desatenção, distração, cabeça nas nuvens. Existem diversas formas de definir o obstáculo que leva profissionais e estudantes a um mesmo fim, o prejuízo.

Do hilário ato de ir ao cômodo vizinho e não se lembrar o que foi fazer ao atraso causado por entrar numa via errada no trânsito de uma grande cidade, o fato é que a falta de concentração limita a ação.

Ser mais concentrado nas tarefas é desejo comum para profissionais e estudantes e não é para menos. Quando a mente está concentrada num único alvo, somos capazes de reduzir em até 80% o tempo despendido. E que mortal não desejaria isso?

Como obter mais concentração no trabalho e nos estudos? Ler um livro mais rápido, ser mais preciso na realização dos afazeres e evitar erros tolos dependem da concentração, por isso é preciso entendê-la.

Quando você mergulha nos livros com o objetivo de entender os fundamentos da concentração, acaba inevitavelmente explorando o seu oposto, isto é, a distração. Desbravar terrenos convencionais como os da neurociência e da psicologia beneficiaram minha base teórica, mas nunca me fizeram sentir mais concentrado.

No campo de tradições orientais como o Yoga, ao experimentar práticas do esoterismo que comecei a obter avanços e realmente experimentar a agradável e potente sensação de ter uma mente focada.

Dentre os diversos exercícios que existem nas ciências orientais, existe um bem fácil e que ajuda a testar o grau de concentração. Quer experimentar?

Como obter mais concentração no trabalho e nos estudos

Respire profundamente algumas vezes e ao mesmo tempo procure relaxar cada parte do seu corpo. Quando sentir o corpo bem leve, abra as mãos e imagine-se segurando uma bexiga, leve e flexível.

Concentre-se nisso por alguns segundos. Depois, comece a apertar e soltar fazendo movimentos milimétricos. Neste momento algumas pessoas relatam sentir que as mãos não conseguem sair do lugar. No Reiki, explica-se como a formação de uma massa de energia entre as mãos.

Energia? Bom, não creio que seja fácil ver uma aura ou energia entre as mãos, mas é possível provar que durante o exercício você estava concentrado, especialmente se conseguiu sentir a massa energética.

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

Caso afirmativo, foi porque estava concentrado apenas em suas mãos.

Se concentrar no movimento das mãos, um músico consegue memorizar melhor os acordes de um instrumento, ao focar os movimentos que realiza quando dirige um carro, você curte melhor o veículo e ao escolher se concentrar na leitura você avança neste ato.

Concentração não é um exercício, é uma escolha. Simples assim! Você escolhe concentrar a sua mente numa determinada atividade e por isso a realiza com êxito. Pronto!

Se existem ladrões de atenção durante, por exemplo, a leitura de um texto (telefone, pessoas, campainha e demais interrupções) convenhamos, somos grandes o suficiente para entender que tais estímulos devem ser evitados, neutralizados ou simplesmente ignorados.

Portanto, manter a mente focada numa única tarefa nos torna mais rápidos e eficientes. A nossa mente produz distrações, por isso é preciso ser maior do que a mente. E na verdade somos. Seja firme e simplesmente escolha ser mais concentrado.

Acesse abaixo a versão em audio deste post e faça o download para escutar as dicas do professor Renato Alves sempre que desejar.

Gostaria de nos contar sua experiência?

Deixe seus comentários aqui embaixo!

No Estudo Memorização, curso com mais de 50 mil alunos inscritos, eu lhe ensinarei de maneira simples e prática, tudo o que você precisa e como obter mais concentração no trabalho e nos estudos. As aulas por serem on-line, podem ser assistidas facilmente no seu celular, tablet, computador ou Smart TV.

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Se em 7 dias, depois de aplicar o meu método, você não estiver mais concentrado nos estudos, memorizando com mais facilidade as matérias, eu assumo total responsabilidade e devolvo 100% do seu investimento. Clique aqui e comece agora o treinamento!

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Curso Estudo e Memorização

52 Comentários


  1. Obrigado professor Renato Alves;
    Sou guineense (Guiné-Bissau), só agora descobri o trabalho que tem feito e devo dizer que estou a gostar, mais prometo ainda segui-lo para melhor enriquecer a minha memória.

    abracos

    Responder

    1. ola professor sou a fabiana tenho muitas de dificuldades de memorizar as tarefas da faculdade;tenho muita força de vontade de vençer essa barreira eu estudo na hora da prova me esqueço tudo que aprendi.

      Responder

        1. Boa Tarde, Renato!
          Até hoje me pergunto porque tenho uma enorme dificuldade de concentrar na aula ( algumas vezes nao consigo) e em casa eu consigo me concentrar.

          Responder

          1. Olá, Naiane. É muito provável que seja apenas a ausência de um método adequado de estudos, somado há uma má escolha do local de estudos. No meu curso Estudo e Memorização eu ensino como superar este e outros problemas.
            Os cursos são oferecidos hoje por um preço bem inferior ao seu real valor e mesmo assim, vários deles com descontos de 50%.
            http://renatoalves.com.br/cursos_online.html
            Qualquer dúvida estou à disposição
            Abraço

            Responder

  2. Olá renato , queria saber mais a respeito dessa meditação que falou imaginando como se tivesse uma bexiga na mão , queria testar para saber saber se dá certo comigo , quero tentar algo novo .

    Responder

    1. Olá Bernardo, é perfeitamente possível fazer este exercício. Concentre-se e experimente, é bem simples. Depois conte-me como se saiu. Abraços.

      Responder

  3. Boa tarde Renato Alves, tenho um enorme prazer de escrever pra ti, pois admiro muito seu trabalho, mudando de assunto, eu ja fiz esse exercícios de concentração e realmente Deus certo!! To me aperfeiçoando a cada dia com o seus artigos!! Att Roni.

    Responder

    1. Olá Ronielson, ótimo. Continue acessando nossos canais e nos conte os resultados.
      Abraço

      Responder

  4. Bom dia, Renato Alves!

    Estou me preparando para um concurso público de grande nível. Sendo que eu só disponho das noites e domingos para poder estudar, tenho uma filha de 5 anos, a minha questão é: das várias dicas que eu sempre vejo sobre concentração pra facilitar a memorização, tem dizendo que devemos evitar todos os tipos de distrações, mas para mim isso acaba sendo quase impossível. Minimizo todas as que consigo, como celular, TV, ligações, mas a minha filha está sempre ali comigo, quando eu começo a estudar volta e meia tem um: mamãe to com fome, quero ir ao banheiro, e fora quando não acontece algo que ela se machuque ou mexa em algo que não pode. Explicando minha situação queria saber se realmente o seu curso conseguiria me ajudar mesmo eu não tendo como me isolar completamente nos períodos de estudos e se mesmo assim eu conseguiria usar as técnicas de memorização.

    Responder

    1. Olá Jéssyka, realmente planejar o tempo para o estudo é uma queixa frequente, o meu curso realmente pode lhe ajudar, inclusive eu ensino a planejar, além de estudar, memorizar e recuperar essa informação a médio e longo prazo, porém dedicar um tempo exclusivo para o estudo é algo primordial para atingir excelência com o treinamento.
      Os cursos são oferecidos hoje por um preço bem inferior ao seu real valor, e mesmo assim, vários deles com descontos de 50%.
      http://renatoalves.com.br/cursos_online.html
      Qualquer dúvida estou à disposição
      Abraços e muito sucesso 🙂

      Responder

      1. Muito obrigada pela resposta, vou me organizar para poder fazer seu curso. Acho que pode ser o que está faltando para que meus estudos sejam mais aproveitados. Abraços!

        Responder

  5. Ola Renato, fiz um comentário em outro Post seu que não vi diálogos, resolvi posta-lo aqui tb, para talvez faze-lo ter acesso. Ai segue:

    Olá Renato,
    Estou me preparando para uma certificação profissional com bastante conteúdo e exame em agosto. Iniciei a um mês, e a tempos não pratico estudos, tendo sentido um pouco a falta de absorção.

    Em função do trabalho, só disponho de apenas 2,5 meses com praticas noturnas e finais de semana para me preparar para 6 módulos carregados de um curso e-learning, o qual fornece todo material didático, videos, exercícios, simulados e plano de estudos. Estou a 3 semanas atrasado deste cronograma. E o mesmo conclui 2 semanas antes do exame.

    Diante do tempo que disponho, e agenda atrasada em relação ao plano de estudo do e-learning, você entende que o seu curso teria aplicação para esta agenda, ou seria adequado eu faze-lo apenas após a realização do meu exame, para outros benefícios futuros ?

    Desde já agradeço,
    Gabriel

    Responder

    1. Gabriel obrigado pelo contato, o curso Estudo e Memorização seria ótimo para você, quanto ao tempo, isso depende de algumas variáveis, por exemplo o conteúdo precisa ser aprendido ou revisado?
      Abraços

      Responder

    1. Olá Francisco, tente reservar um local apropriado para pensar, por exemplo eu quando preciso escrever eu gosto de ficar sozinho. Pense nisso! 🙂

      Responder

  6. PROFESSOR RENATO é possivel decorar tambem exercicios? tenho muitos problemas com resolução de exercicios de matemática

    Responder

  7. ola boa tarde, meu nome é Luana e venho contar um pouco de meu problema, sou uma pessoa que tenho uma dificuldade para me concentrar em textos em fazer interpretações. Faço faculdade de psicologia, e estou no primeiro semestre, tenho dificuldade de entender oque o texto esta falando na minha primeira leitura, tenho que ler varias e varias vezes pra captar a menssagem. ja escutei de varias pessoas dizerem que sou muito inteligente que falo muito bem, eu não sei se sou bem isso mais estou correndo atras, de saber lidar com isso. Essa semana e semana que vem são semanas de prova e nao sei oque fazer, nao consigo fazer interpretação de texto a professora ate deu para nós umas atividades de interpretação que vai cair na prova amanha mais nao consigo fazer parece que tem algo que me prende que nao consigo responder e saber qual é a objetiva certa.

    Responder

  8. boa noite ,tenho ja 46 anos de idade,e tenho dificuldade de decorar os texto e as prova também
    pois voltei a estudar
    será problema de memoria ,ou ainda ha como ter este curso?
    pois achei muito interessante .

    Responder

  9. Perfeito!

    Concentração não é um exercício, é uma escolha.

    Precisamos escolher nos concentrar em apenas uma atividade, para que a mesmo obtenha um resultado positivo.

    Obrigada Renato!

    Responder

  10. Olá!
    Gostei muito da dica e começarei a realizar o exercício proposto.
    Um texto muito bem construído.

    Responder

  11. BOM DIA, eu certamente tenho uma dificuldade muito grande para decorar as coisas, as vezes uma pessoa chega e fala algo para mim, eu simplesmente esqueço rápido,nos meus estudos também tenho muita dificuldade, em questão a leitura, eu consigo ler bem na mente, mas se eu aumentar a voz, já não consigo muito bem. como poderia me ajudar?

    Responder

  12. Estou começando a estudar para concursos grandes , tenho uma rotina agita e intensa com trabalho,casa, namorado, cachorro e academia agora mais os estudos. Tuas dicas estão ajudando muito a perceber que sim isso é possível com foco e disciplina! Adorei o artigo!

    Responder

  13. Bom dia, gostei muito do post vai ajudar muita gente.
    Gostaria de fazer um convite ao Senhor para participar de um projecto lusófono “Intitulado quem quer estudar melhor?”.

    Ficaria muito feliz se o Senhor participasse.

    Responder

  14. Sim, é uma escolha.
    Sou um exemplo, um dia estava atrasada para ir trabalhar entrei no carro sai acelerando, comecei a pensar mil coisas (meu patrão vai me matar) quando notei já estava no meio do caminho, não recordava se olhei para os lados para atravessar a rua e tinha deixado a carteira e o celular em casa. Que curso pode me ajudar?

    Responder

  15. Concordo totalmente, já fiz o curso do Professor Renato, e ele me mostrou que se eu não tiver um objetivo, não conseguirei ter foco para alcançá-lo e para ter foco preciso de concentração. Então eu posso escolher o caminho do sucesso ou do fracasso.

    Responder

  16. Excelente artigo, propõe a quebra de um paradigma comum quando diz que concentração é uma escolha. Qual curso do Prof. Renato Alves trata dessa questão?

    Responder

  17. Tenho quase meio século de vida e pessoas nesta idade passaram da revolução industrial, passaram pela globalização e agora estamos na era digital (rs) Dinossauros como EU sabem exatamente sobre oque o autor está falando. Manter a atenção de funcionários em uma linha de produção, supervisionados e sem a possibilidade de distração era um desafio; hoje no entanto observamos nos escritórios jovens ”trabalhando”, lendo whatsap, ouvindo música e ”atendendo o cliente” ao mesmo tempo! Ufa…impossível não pensar que estas distrações não comprometem o resultado final de qualquer trabalho.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.