Quem é mais importante: Memória ou inteligência?

Uma pergunta que me fazem com frequência em meus workshops, por ser preparador mnemônico, as pessoas me perguntam se é a Memória ou inteligência ou a inteligência é mais importe? Sem dúvidas é a Memória, confira!

Inteligência é a capacidade humana de fazer escolhas, de decidir, de interagir com o mundo. A maneira como interagimos com o mundo, a manipulação do conhecimento adquirido pode produzir ideias geniais, mas para existir, a inteligência depende da memória tanto quanto um peixe depende da água.

Olhe ao seu redor, tudo o que você está vendo só é possível identificar por causa da memória. Por exemplo: Você está finalizando aquela fantasia de Homem de Ferro que irá utilizar no baile. Sobre a mesa tem um CD usado que irá para o lixo. A inteligência permite transformar o velho CD no círculo luminoso que vai ao peito do Homem de Ferro.

Fantasia Homem de Ferro

Uma forma de aumentar a nossa base de dados mental é alimentarmos a memória de conteúdo relevante. Ler bons livros ao invés de deixa-los de enfeite na estante, viajar, assistir palestras, fazer cursos são opções que oferecem conteúdo de valor inestimável e que, bem manipulados pela inteligência, produzem ideias originais.

O mundo moderno é extremamente competitivo. Boa memória e inteligência são recursos vitais. Vivemos na chamada Era da Mente, isso significa que força física não faz muita diferença para o sucesso. O mundo carece de novas ideias, de pessoas com conteúdo e habilidades diferenciadas. Invista em conhecimento. Boa memória é tudo.

Para reforçar, indico que assistam o vídeo de meu grande parceiro e escritor Roberto Shinyashiki falando sobre como ter novas ideais. Depois veja a matéria para a RTP em Portugal, com os apresentadores Manuel Luís Goucha e Sonia Araújo, onde dou dicas práticas de memorização para atividades diárias.

» Quem é mais importante: Memória ou inteligência? «

Eu aprendi que início de ano é época boa para silenciar a mente. Albert Einstein dizia que “não podemos resolver os problemas com o mesmo nível de consciência que os criou”. Então notei que era preciso respirar fundo e esvaziar a mente. Que devemos refletir ao invés de reagir, pensar antes de responder, aprender a dizer não a certos convites que a vida nos faz. Buscar a paz mental para que os solos da memória possam receber boas sementes, que bem cultivadas darão bons frutos. Os frutos dos nossos sonhos.

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

A memória humana não para, visto que durante todo o dia estamos ouvindo sons, melodias, sentindo aromas, nosso paladar é estimulado, e emoções como tristeza e alegria estão naturalmente presentes, de fato memorizar é algo que ocorre naturalmente, mas ter controle sobre o que se memoriza e recuperar esta informação na hora que precisamos é algo extraordinário.

Renato Alves na RTP de Portugal com os apresentadores Manuel Luís Goucha e Sonia Araújo
Renato Alves na RTP de Portugal com os apresentadores Manuel Luís Goucha e Sonia Araújo

Mesmo a memória sendo algo naturalmente incrível em si, estudos indicam que é possível melhorar a memória, isso é facilmente confirmado ao observar indivíduos que conseguem memorizar uma quantidade enorme de informações.

Gostou do texto? Deixe seus comentários abaixo, quero saber sua opinião.

Ps.: Você sente dificuldade de memorizar e se lembrar de coisas do dia a dia?Aproveite e conheça o meu curso Memória Blindada.

nesse treinamento eu lhe ensinarei de maneira prática, como você poderá ter melhor qualidade de vida e aumentar sua performance pessoal e profissional através da memorização.

Após o aprendizado, você terá condições de aplicar esse conhecimento em todos as áreas da vida, trabalho, profissão ou em outras interações sociais.

As aulas do curso Memória Blindada por serem on-line, podem ser assistidas no seu celular, tablet, computador ou Smart TV.

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos «

Eu acredito tanto na eficiência do meu método que além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial.

Se em 7 dias, depois de aplicar o meu método, você não estiver estiver satisfeito, eu assumo total responsabilidade e devolvo 100% do seu investimento. Clique aqui e comece agora o Memória Blindada!

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.