Como memorizar aquilo que lemos?

Uma das perguntas mais comuns quando o assunto é memorização é “como memorizar aquilo que lemos?

A preocupação é legítima.

Já ocorreu de você ler um texto e ao seu fim ter se esquecido de tudo o que foi visto?

Ou pior, ao virar a página de um livro, se esquecer automaticamente de tudo o que foi lido na página anterior?

Decerto, a leitura é muitas vezes uma atividade complexa e que exige um grande grau de concentração e compreensão.

Dessa forma, muitas vezes enquanto você lê algo, é comum que surjam determinados problemas que atrapalhem tal ação.   

Embora isso não se aplique a todas as pessoas, acaba sendo comum que algumas sofram “apagões” de memória enquanto leem. Dessa forma, têm o trabalho de reler diversas vezes um único trecho, para se lembrar do que está escrito.   

Aliás, eu já fui uma dessas pessoas que em diversas vezes teve trabalho em dobro ao ler algo. O motivo? Simplesmente por não enxergar a importância da memória nos estudos.  

São diversos fatores que influenciam direta e indiretamente o desempenho da nossa memória. Muito mais que uma necessidade de foco e concentração, nossa memória precisa de outros elementos para atingir um estado eficiente de funcionamento.

Quando não conseguimos alcançar esse estado de bom funcionamento, temos dificuldades em conseguir memorizar textos e outras matérias que estudamos. Aliás, até mesmo a legenda de uma imagem será um problema.    

Visto que a memorização é um processo complexo, pois necessita do funcionamento de diversas áreas cerebrais para ser eficiente, separei alguns fatores que atrapalham e outros que ajudam esse ecossistema.

Vamos lá?

Por que não lembramos do que lemos?

Você já parou para pensar a respeito de como funciona nossa memória?

Evidentemente, assim como qualquer outra parte do nosso corpo, ela necessita de fatores químicos e funcionais para trabalhar bem. Desse modo, é comum que hajam ações que impeçam-a de atingir seu potencial e atrapalhem sua desenvoltura.

Esses problemas são coisas simples, contudo, totalmente decisivos para sua memorização e compreensão. Vamos conhecê-los?  

Falta de motivação

Em síntese, a motivação é um estado mental que atingimos ao executar com total empenho, uma atividade que gostamos.  

Assim sendo, quando você não tem a motivação necessária para ler algo, você automaticamente sabota sua ação. Isto é, o nosso cérebro tem costume de evitar aquilo que não te agrada, colocando barreiras ao decorrer do percurso.

Dessa forma, ao ler algo sem o mínimo de motivação, sua leitura se tornará desagradável e isso resultará em uma má absorção do conteúdo lido, já que não haverá o mínimo estímulo para ocorrer a memorização.

Falta de Interesse

De maneira idêntica, outra ação que prejudicará seus resultados finais, é a falta de interesse. Resumidamente, ela age de forma parecida com a motivação. Contudo, além de prejudicar sua capacidade de memorização, fará com que sua leitura deixe de ser produtiva, pois não terá incentivo nem mesmo para começar.  

A falta de interesse fará sua mente se tornar preguiçosa, deixando atividades simples como a interpretação de um texto, de lado, simplesmente por desânimo em ir atrás de sua compreensão.  

Falta de atenção

A atenção, é a nossa capacidade de direcionar e focar nossa consciência sobre um determinado objeto ou ação. Ou seja, é a forma que nossa mente encontra para selecionar, organizar e filtrar informações.  

Quando você perde rapidamente a sua capacidade de se concentrar e prestar atenção no conteúdo que está lendo, você perde:

– Tempo;

– Oportunidades;

– Capacidade de memorização.

Assim sendo, ao invés de estar com sua atenção voltada a compreender e memorizar aquilo que é necessário, estará dando ênfase para coisas não tão importantes, tendo trabalho em dobro para ter que compreender algo.

O resultado?

Um desgaste físico e mental que pode dar origem a problemas mais complicados, como:

  • Insônia;
  • Ansiedade;
  • Dores de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Fadiga mental.

Eventualmente, ao se encontrar com uma mente e corpo cansado, não conseguirá realizar uma boa leitura, e muito menos uma boa memorização, já que seu cérebro estará sobrecarregado demais para trabalhar.

Mas calma, superar esses problemas não é complicado. Inclusive, você pode começar a evitá-los hoje mesmo.  

Pensando em te ajudar, separei pequenas soluções para os problemas citados, que se aplicadas corretamente, farão com que sua leitura vá além do esperado e sua memorização seja muito mais que eficiente.

Vamos lá?

Como fazer para memorizar o que você leu?

Como disse, bastam atitudes simples, contudo bem executadas, para que você consiga agir melhor e memorizar aquilo que é necessário.

Para começar, é sempre muito importante você se lembrar dos motivos pelos quais está lendo determinada coisa. Isto é, toda vez que você for ler algo e se sentir desmotivado, pense em tudo aquilo que poderá alcançar ao realizar a leitura.

Colocar suas metas sempre à frente de uma ação, fará com que você sempre tenha a motivação necessária para continuar, por exemplo:

  • Conseguir um emprego melhor;
  • Passar no concurso desejado;
  • Garantir uma renda maior;
  • Realizar um intercâmbio.

Aliás, se desejar, você pode escrever suas metas em uma folha e deixá-la visível em algum lugar que está sempre presente. Dessa forma, você sempre estará vendo o porquê de estar fazendo a leitura de um livro e nunca se sentirá desmotivado.

Outra atitude a ser tomada, é obter uma melhor organização da sua rotina e do ambiente a sua volta. Através da organização, você conseguirá ter uma noção maior do que precisa ser feito, do que já foi feito, das coisas que possui, do ambiente, etc…

Contudo, não apenas organização, você conseguirá obter um estado maior de concentração e atenção nas tarefas que for realizar. No caso, a leitura.

Organizando o ambiente a sua volta e os seus horários, você conseguirá eliminar os “ladrões de atenção”, que são basicamente elementos que através de ruídos, formas, cores, etc., chamam sua atenção e tiram seu foco daquilo que é realmente importante.

Nesse sentido, você terá uma capacidade maior de atenção sobreposta sobre a leitura, de forma que sua mente consiga compreender, estabelecer conexões e memorizar o conteúdo.

Simples e prático!

Da mesma forma que as dicas acima lhe darão maior controle de seus estudos, você também precisa controlar melhor seus horários livres. Ou seja, comece a considerar em sua rotina, um tempo para o descanso, a meditação, a prática de esportes, etc…

Uma dica, é você procurar algum esporte que te agrade e faça se sentir melhor. Só para ilustrar, quando nos exercitamos, além de fazermos nosso cérebro estabelecer novas conexões através da oxigenação, o que ajuda na memorização, também liberamos alguns hormônios capazes de causar prazer e consequentemente, melhor estado mental.

Dessa forma, além de estarmos deixando nossa saúde e estado físico melhor preparados, também damos para nossa mente, a chance de ela descansar e se ocupar com algo gradativo para ela.

Outra coisa a ser feita, é procurar realizar meditações guiadas, pois assim é possível livrar nossa mente de pensamentos desconexos e outros que estão lhe trazendo “dores de cabeça”. É possível achar diversas seções de meditações guiadas no YouTube, bastando apenas sua própria iniciativa em ir e experimentar.

Garanto que ajudará!

Memorizar é aprender!

Por mais que pareça complexo, realizar uma leitura com alto grau de compreensão e memorização não é complicado.

De fato, basta você ter dedicação e empenho em seguir os passos citados ao decorrer do texto, que você conseguirá ir muito além do seu estado atual.

Com essas soluções simples, você terá:

– Maior disposição para ler livros;

– Maior tempo de concentração;

– Maior qualidade de processamento;

– Alta taxa de retenção pela memória.

Além disso, você pode recorrer  a métodos preparatórios como forma de garantir eficiência na leitura. Em suma, é preciso que primeiro você encontre o que está atrapalhando seus resultados, para que assim você possa buscar uma solução.

Nesse sentido, estou deixando como material complementar, um artigo onde falo de forma completa a respeito da leitura dinâmica, apontando seus benefícios e técnicas que farão com que suas capacidades de leitura sejam realmente valorizadas.

Do mesmo modo, estarei deixando também um vídeo explicando de maneira mais didática, como você pode reter melhor aquilo que você lê, de forma que a leitura não seja mais um problema. Tenho certeza de que será de grande incentivo e ajuda:

Por fim, eu adoraria saber sua opinião sobre como memorizar o que você leu e temas relacionados. Prometo que vou ler cada um dos comentários e responder, combinado?

Ah, é importante ressaltar, que é essencial que você crie o hábito de leitura, de forma que vá aperfeiçoando suas capacidades ao decorrer do tempo. Não desista de aprender!

Viva bem. Lembre bem.

Renato Alves.

23 Comentários


  1. Sr. Renato, muito obrigado por mais uma vez possamos estar junto novamente, pois em 17 nos comunicamos algumas vezes mas eu tive problemas de memória e havia me (VISVIADO DE VÓS), mas agora muito preciso de vossa ajuda para minha memória que esta bastante apagada pelos meus 80 anos. Por isso solicito vossa gentileza para ajuda; MUITO OBRIGADO

    Responder

    1. Antonio, estou te enviando o link de acesso a 4 aulas grátis de memorização, para que consiga ir trabalhando suas capacidades a fim de melhorá-las. Para acessar, basta clicar no link a seguir: https://bit.ly/2Q0aBch 🙂

      Responder

  2. DR. ALVES O MEU PROBLEMA É QUE ESTOU COM 80ANOS E MUITO ESQUECIDO E PRECISO VOLTAR A (LEMBRAR) DE TUDA QUE FIZ E QUE ESTOU FAZENDO HOJE POR FAVOR SE POSSIVEL ME AJUDE EM MINHA MEMÓRIA E MUITO OBRIGADO POIS PAREI DE TYRABALHAR EM JUNHO DE 2017 E ANDO MUITO ESQUECIDO E QUE DEUS E VOCE ME AJUDEM OBRIGADO JA NOS FALAMOS MUITO EM EM 2017

    Responder

    1. Antonio, vou te encaminhar para 4 aulas gratuitas a respeito da memorização, para que assim consiga já trabalhar esse lado e melhorar seu desempenho e resultados. Para acessar, basta clicar no link a seguir: https://bit.ly/2Q0aBch 🙂

      Responder

  3. Gostei demais das informações que você tem publicado aqui, obrigado. Vou continuar Compartilhando.

    Responder

  4. creio que de hj para frente vou conseguir memorizar o que leio, obrigada pelas as dicas sao pequenas coisas que fazem a diferença, vou aperfeiçoar ainda mais minhas leituras obrigafa

    Responder

    1. Fico feliz em ver que gostou do conteúdo do artigo Elenice. Obrigado pelo feedback 🙂

      Responder

  5. Gostei muito do artigo, vai me ajudar, pois tenho dificuldade para memorizar.

    Responder

    1. Fico feliz em ver que o artigo te ajudará Kátia. Abraços 😉

      Responder

  6. Adoro ler más quando começo sinto preguiça, porque será professor.

    Responder

    1. Expedito, estou te enviando um artigo sobre preguiça, que creio que irá te ajudar a superar esse problema. Para acessar, basta clicar no link a seguir: https://bit.ly/2Mkl2Y5. Abraços 😉

      Responder

  7. Renato Alves, bom dia!
    Gostei de tudo que eu li , vou te explicar qual é a minha preocupação a minha mente e confusa , sofro com a dislexia falta concentração , conseguir me sobressair sou professora mas isso ainda tenho dificuldade vou te fazer uma pergunta. Porque uma pessoa que tem dislexia tem dificuldade para organizar suas ideias?

    Responder

    1. Elizabete, recomendo que você procure um especialista focado nessa área, para que ele possa te passar uma visão mais completa a respeito disso, assim como uma solução. Abraços 😉

      Responder

  8. De fato, memorizar é um pouco difícil para mim pois, quando estou lendo algo sempre fico a pensar em várias coisas ao mesmo tempo. Não sei porque isto acontece! Às vezes estou gostando do que eu leio mas uma frase me faz viajar em pensamentos e isto acontece sempre então assusto e volto a atenção de novo na leitura. Achoque a falta de tempo também atrapalha, a acorreria do dia dia faz com que a gente não consiga achar tempo para uma boa leitura.

    Responder

    1. Claudiane, para te ajudar, estou te enviando um artigo a respeito do Plano de Estudos. Nele você irá encontrar dicas e métodos de organizar melhor seus horários, de forma que tenha tempo para fazer tudo sem se sobrecarregar. Para acessar ao artigo, basta clicar no link a seguir: https://bit.ly/2rRrgFe. Abraços 😉

      Responder

  9. Olá,
    Me chamo Anderson, seu artigo é de grande ajuda me vi em alguns pontos dele, como a falta de motivação e concentração. Tenho facilidade em aprender, porém em contra partida tbm tenho a incrível facilidade em não me encontrar com motivos para me concentra. Buscarei aplicar suas dicas, logo sinta uma mudança estarei lhe contando como foi a experiência.

    Obrigado!

    Responder

    1. Fico feliz em ver que o artigo te ajudou Anderson. Boa sorte nessa caminhada 😉 Abraços!

      Responder

  10. Boa noite !
    Essas dicas vão ajudar em muito na minha leitura
    Obrigado Deus o abençoe

    Responder

    1. Fico feliz em ver que as dicas do artigo te ajudarão Ricardo. Abraços 😉

      Responder

  11. Achei extremamente importante , ja tenho o hábito de leitura mais tenho dificuldade na memorização . vou colocar em prática suas dicas. Muito obrigado!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *