Mitos sobre a memória

Apagar memórias inúteis é um projeto inviável. Durante os anos que estudei filosofia da mente e ciências cognitivas no departamento de filosofia da Unesp pude entender alguns mitos sobre memória que ainda povoam a cabeça das pessoas:

1) Uma das perguntas que a ciência ainda não respondeu: Aonde fica a memória humana? Sabe-se que o cérebro não é a memória e devido a isso, ainda não é possível isolar uma lembrança e simplesmente apagá-la.

2) Usamos 100% do cérebro humano e não apenas 3% como alguns instrutores que fugiram da escola costumam dizer. E sobre quanto usamos da mente humana, qualquer número estaria errado.

3) Também, segundo estudos científicos, para esgotar a memória uma pessoa teria que estudar 10 horas por dia durante 300 anos, ou seja, a memória é inesgotável. (Esta tese pode confrontar com a questão: onde fica a memória?) Em meu livro Os 10 Hábitos da Memorização tento responder esta questão.

4) A memória humana é basicamente formada por estímulos emocionais, por isso, gravamos instantaneamente coisas alegres, tristes, violentas ou bizarras. A ciência pode explicar o Tiririca no congresso.

5) Em virtude disso, quem deseja gravar temas racionais como leis e artigos deve pensar na ideia de envolver as emoções nos estudos. (Emoções positivas, claro)

Dica: Apaixone-se pelos estudos.

Deixe seu recado aqui embaixo!

Um forte abraço,

Se você se preocupa com seu bem-estar e as situações acima refletem a sua realidade, aconselho você a cuidar melhor da sua saúde, da sua mente e gostaria de lhe indicar um curso cujo objetivo não se limita apenas a acabar com esses “brancos” de sua memória e a falta de estímulo que eles causam dificultando o seu raciocínio, atenção e capacidade de pensar. Você encontrará no meu curso Memória Blindada um método detalhado de aplicação prática da memorização no dia a dia, tudo explicado de maneira simples e objetiva em videoaulas on-line, prontas para você usufruir em qualquer lugar, onde quiser em seu celular, tablet, computador ou smart TV. Tudo muito bem elaborado para que você tenha acesso a todas as estratégias que utilizo para não esquecer de nada. Definitivamente é sua hora de ter uma memória mais jovem, forte e confiável. Estou aguardando você na próxima turma e como incentivo por acreditar tanto na eficiência do meu método, além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial:

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. Dessa forma você não corre nenhum risco e tem a tranquilidade de investir num treinamento com risco zero. O que você acha? Clique aqui e comece agora mesmo.

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

13 Comentários


  1. Olá, Renato, obrigada pelos artigos. Eles são sempre muito úteis!

    Porém, sou um pouco “lentinha” kk daí, quero apenas confirmar: os mitos dos quais fala o título são apenas os 3 primeiros tópicos, certo?

    Responder

  2. Conheci o Renato Alves vendo video aula no youtube e fiquei muito intereçada no curso e porque o meu professor perguntou se eu tava estudando,eu disse a ele que tava estudando pouco por causa do trabalho ,mais na verdade eu não sei estudar ,foi ai que eu ouvi o Renato perguntando no seu livro; NÃO PERGUNTE SE ELE ESTUDA,pergunte se ele sabe estudar,foi por causa dessa pergunta que hoje estou aqui fazendo parte da sua turma de alunos que buscam vencer na vida.
    Obrigada!

    Responder

  3. Conheci o Professor Renato Alves através de anúncio na Internet.
    Sempre recebo suas mensagens e as acho super importantes.
    Estou agradecido.
    Francisco Neto.

    Responder

  4. Renato faz 14 anos que parei de estudar agora voltei ,passei no vestibular pra biomedicina ..sera que esses metodos pode me ajudar ?obg.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.