O poder da Mente Híbrida!

Na sua rotina do dia-a-dia, você já precisou realizar duas ou mais tarefas ao mesmo tempo?

Provavelmente sua resposta é sim, estou correto?

Assistir TV enquanto navega nas redes sociais, responder às mensagens enquanto tenta aprender algo no computador.

Preparar o almoço na cozinha, enquanto coloca a roupa para lavar, ao mesmo tempo que arruma os brinquedos das crianças na sala

São exemplos típicos da nossa rotina diária não é mesmo?

No geral, são afazeres simples, que não exigem tanto do nosso poder de concentração. Situações comuns e fáceis, que já fazem parte do seu hábito diário.

É natural que tenhamos o interesse de tomar alguns atalhos, com a intenção de ganhar tempo nestas atividades. 

Contudo, na maioria das vezes temos dificuldade de organizar nossas obrigações diárias. Dessa forma, o dia passa sem ser percebido e principalmente sem muito aproveitamento…

A situação é mais complicada quando mergulhados dentro deste caldeirão maluco de compromissos, horários, metas e deveres. Isto é, os jovens estudantes e concurseiros buscam lidar igualmente com as exigências da relação ESTUDOS X TRABALHO.

Visto isso, grande parte das pessoas que estão neste universo de ter que estudar para um concurso público ou vestibular e trabalhar o dia todo, não têm um mínimo de organização pessoal.

O desconhecimento é maior ainda quando não se dão conta em nenhum momento de que carregam consigo um motor capaz de funcionar através de vários tipos de estímulos e combustíveis diferentes. No caso, o cérebro!

A mente humana espera, a cada segundo, um impulso diferente para que possa ultrapassar qualquer obstáculo que surja. Desta forma, pode ir além do esperado!  

Inclusive, você já ouviu falar da tecnologia dos motores automotivos híbridos? 

Eles são capazes de movimentar um veículo a partir da combustão interna (a gasolina) e também funcionam com energia elétrica. Isso poupa o meio-ambiente das emissões nocivas de poluentes do motor convencional, entre outros benefícios, incluindo a economia da pessoa.  

Talvez você ache isso sem sentido. Porém, a comparação aqui serve para ilustrar que, o nosso cérebro, é capaz sim de levar quaisquer metas adiante. Mas para isso, precisa estar abastecido de inúmeros incentivos, vindos de fontes diferentes de energia, entre elas a leitura, por exemplo.

Mas Renato, como é possível reeducar a memória, guiá-la através do conhecimento enriquecedor e ao mesmo tempo otimizar e harmonizar os estudos com o cotidiano do trabalho?

Para começar responda: 
  • Qual é a sua preocupação hoje? 
  • Quer se manter nos estudos para garantir um futuro mais promissor? 
  • Se preocupa em exercer uma função que esteja ligada diretamente ao seu curso de graduação? 
  • Busca um emprego no qual lhe ofereça, acima de tudo, estabilidade financeira e emocional?

Por certo são essas indagações que povoam as cabeças dos milhares de alunos que já passaram nos vestibulares e concursos. Aliás, posso afirmar que o sucesso de todos eles se deu pelo fato de encontrarem o “posto de combustível” certo para abastecer suas vidas. 

No entanto, além de dar início a uma nova etapa de desafios, você deve também exaltar suas capacidades cognitivas. Ou seja, considerar seu mindset ainda desatualizado, para então assim, ativar o ‘MODO HÍBRIDO’ da memória.

Antes de lhe ajudar nesta transformação, gostaria de apresentar alguns números importantes de uma pesquisa realizada com alguns alunos. Um dos intuitos da pesquisa, foi mostrar quais as motivações e expectativas dos estudantes universitários.

Assim como qualquer levantamento, 7 principais descobertas emergiram ao final da pesquisa. Em resumo, são:
  1. Mais de 30% dos alunos do Ensino Médio e Superior acham que terão de complementar os estudos fora das universidades para que consigam um emprego;
  1. O Ensino Híbrido é o desejo de 27% dos entrevistados – um misto de aprendizagem presencial e online;
  1. Um dos principais fatores para escolherem uma Universidade é a qualidade do corpo docente;
  1. 45% querem um Programa de Ensino que tenha a participação de potenciais empregadores, para que tudo seja aplicável no mercado de trabalho;
  1. Em média, 40% dos participantes da pesquisa acham muito importante a instituição permitir que os alunos colaborem online com outros e também com potenciais empregadores;
  1. As tecnologias modernas de aprendizagem também entram como fatores preponderantes nas tomadas de decisão dos jovens estudantes, entre elas as condições do Campus e das instalações, relação custo-benefício e estilo de ensino;
  1. Muitos acreditam que para um país se tornar um lugar de excelência é preciso obrigatoriamente ter qualidade de aprendizagem. Os Estados Unidos e a Europa Ocidental encabeçam as citações de locais referenciais da evolução educacional no mundo.
Sem dúvida, esses são anseios legítimos e que há algum tempo já fazem parte das preocupações de quem estuda e quer um lugar seguro no mercado de trabalho.

Do outro lado do barco, estão os viventes engajados no mercado de trabalho. Isto é, que estão tendo suas concepções lentamente alteradas devido à fatores como economia em baixa e corrupção. 

Uma outra pesquisa, realizada em 2017 pela Consultoria Deloitte, revelou algumas preocupações de quem até então pensava em mudar de emprego em busca de novos desafios.

No final de 2015 quase metade dos trabalhadores entrevistados (48%) com idades entre 19 e 35 anos – Geração Y – pensavam em ter um novo trabalho em no máximo dois anos. Na época da pesquisa essa resposta mudou e a parcela recuou para 34%.

Outro fator que colaborou para esta queda foi o desemprego, citado em 40% das menções quando o assunto é ‘O que mais preocupa essa geração’, só perdendo para a violência (43%).

Mas agora, você também se identificou com essas percepções e argumentos?

Percebeu o quanto é essencial que a relação ESTUDOS x TRABALHO seja harmoniosa?

Neste sentido, ter uma ‘mente híbrida’ se torna um diferencial nos dois principais âmbitos do seu sucesso pessoal e profissional. Isto é, dizer que não é capaz é fácil. Reconhecer o quanto sua memória pode fazer por você é preciso!

Dessa forma, para te ajudar a direcionar melhor a forma como você estuda e absorve conteúdos, separei algumas dicas simples e de fácil execução para que o seu estado mental possa ser recuperado e então organizado. 

meditação-para-concentrar

Ressalvo que as dicas podem variar os resultados de pessoa para pessoa, uma vez que cada um possui um estado mental diferente. 

Dica 1 – Assuma o controle! 

Imagine que sua vida é uma empresa e como tal existem departamentos dentro dela, encarregados de trabalhos e assuntos específicos. Cada um com suas particularidades, exigências e metas a serem cumpridas. 

Normalmente cada setor tem um responsável pelo seu funcionamento, buscando as melhores alternativas para os problemas que surgirem. Contudo, acima de todos esses responsáveis, existe apenas uma pessoa: O DONO DA EMPRESA. 

Assim como o empresário chefe, você precisa ficar por dentro de tudo o que ocorre na sua vida. Ou seja, gerenciar pessoalmente cada setor em busca de um funcionamento perfeito de tudo!

Dica 2 – Prioridade é o ponto alto! 

O que você fará amanhã? 

Qual a ordem das suas tarefas? 

Não sabe? Tente organizar mentalmente o que é prioridade para as próximas horas e estabeleça um prazo. Cumpra. Realize aquilo que deseja! 

Pode ser que em algum momento, sem que percebamos, a gente se auto sabote em relação ao que precisamos fazer. Assim, impedimos o nosso progresso e alcance daquilo que desejamos.  

É muito importante ter sempre claro em mente as nossas metas e força de vontade para cumpri-las. O nosso cérebro tende a agir de modo mais centrado quando existem prioridades estabelecidas, evitando a procrastinação.  

Lembre-se: Apenas você pode agir pelo seu futuro! 

Dica 3 – Cronograma! 

Ter uma cronograma a ser seguido é essencial para que consiga conciliar as atividades do seu cotidiano, incluindo os estudos e trabalho. Além disso, por meio de um cronograma, você conseguirá ter um domínio maior daquilo que foi feito e precisa ser feito, evitando o desgaste físico e mental. 

Por isso, seja por meio de planilhas, post its, cadernos, não importa, ter um cronograma e seguí-lo corretamente é essencial para um bom funcionamento do seu dia, semana, mês, ou até mesmo, ano! 

organizando-suas-ações

Na busca de te ajudar a montar o seu cronograma, vou deixar como extra um artigo aqui do blog onde explico detalhadamente como você pode montar o seu sem grandes problemas, podendo aplicá-lo imediatamente. Clique aqui e saiba mais!

A mente híbrida é o futuro! 

Como vimos, a mente híbrida é um escape fundamental para o futuro. Cada vez mais serão necessários meios de conciliar trabalho e estudo. Estamos na era da informação e o acesso a ela nunca foi tão fácil, o que pode tanto ajudar quanto atrapalhar a sua vida.

Para você desenvolver uma mente híbrida, com o uso total do seu potencial mental,  é preciso treinar a memória, para que ela trabalhe a seu favor. E para fazer isso você precisa de um método. 

Afinal, nenhum aluno ou atleta de alta performance supera recordes sem utilizar um método estruturado para praticar suas habilidades. Sejam no esporte ou nos estudos.

Desenvolvi, com o apoio de neurocientistas e educadores, o Curso Estudo e Memorização, que traz as melhores técnicas de memorização para quem precisa acelerar o raciocínio, aprender e memorizar com qualidade assuntos complexos.

Se você tem uma rotina corrida, precisa estudar para concursos, provas difíceis, vestibulares concorridos, então você encontrará no Estudo e Memorização o curso perfeito para turbinar sua memória.

Hoje tenho a alegria de contar com mais de 80 mil alunos e ex alunos no Brasil e em mais de 100 países!

Quer aprender técnicas simples e muito eficientes para colocar sua memória a serviço do seu sucesso? Conheça o Curso Estudo e Memorização. Clique aqui!

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário, prometo responder a todos!

Compartilhe este texto clicando no símbolo do facebook, ou no símbolo do email. Este artigo pode ser útil para outras pessoas 🙂

Viva bem. Lembre bem.

Prof. Renato Alves

Pesquisador cognitivo, autor do curso Estudo Memorização e dos livros O Cérebro com Foco e Disciplina e Não Pergunte se Ele Estudou. Conferencista e dono do título de Melhor Memória do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *