O que é personalidade? Quais são os tipos e como melhorar a sua?

Quantas vezes, depois de observarmos o comportamento de uma pessoa, pensamos ou dizemos frases como: “Ela tem uma personalidade forte”, ou, “Aquele sujeito tem muita personalidade” e até mesmo: “Este sujeito não tem personalidade nenhuma”, mas de fato o que é personalidade, como você definiria a sua?

O que é personalidade?

Personalidade é o traço que determina a individualidade da pessoa, é um comportamento estável emitido regularmente, o modo habitual de agir e pensar. Ela se desenvolve e se mostra durante sua interação com o meio que a envolve.

Quais são os tipos de personalidade?

Existem diferentes tipos de personalidade e cada indivíduo pode apresentar uma ou mais delas. Geralmente, seu comportamento e pensamento mais forte determina qual é o tipo predominante. 

Atualmente, as mais reconhecidas são:

  • lógica;
  • inovadora;
  • comandante;
  • arquiteto;
  • empreendedor;
  • animador;
  • aventureiro;
  • virtuoso;
  • ativista;
  • mediador;
  • protagonista; 
  • conselheiro;
  • executivo;
  • defensor;
  • provedor.

O que significa ser uma pessoa de personalidade?

A sociedade, de modo geral, erra ao julgar quem tem ou não, personalidade. Julgamentos, muitas vezes, infundados, sem qualquer critério, simplesmente fundados em crenças, experiências pessoais ou pela força de expressão. 

Por exemplo: um grupo de amigos se reúne para conhecer um novo restaurante. Se um deles diz educadamente que não gostou do restaurante, os que gostaram podem alegar que se trata de falta de personalidade, pois a opinião da maioria vai contra a dele.

Por outro lado, se um indivíduo batesse a mão sobre a mesa e dissesse num tom de voz acalorado que odiou o lugar e jamais voltará a frequentá-lo, o observador tende a afirmar que se trata de uma pessoa de personalidade forte, adotando-o como referência. 

Desta forma, pode-se dizer que o sujeito que falou num tom de voz brando pode ter tanta personalidade quanto o exaltado. Por apresentar este comportamento na maioria das vezes, podemos caracterizá-lo com um indivíduo de característica mansa, sossegada, de índole pacífica. Pessoas com este perfil são mais flexíveis e abertas a discussão.

Quanto ao outro, se ele apresentar frequentemente um comportamento exaltado, será rotulado como um sujeito de identidade irada, irritadiça, brava e não necessariamente um sujeito forte. 

Quem tem este perfil, geralmente, acaba tornando-se absolutamente resistente, rígido, crítico e inflexível. Entende-se, desta maneira, que todas as pessoas possuem traços de personalidade e que é incorreto julgar. Afinal, boa, má, brava, mansa, cada uma tem o seu jeito de ser.

Como avaliar a natureza comportamental de uma pessoa?

Essa característica deve ser avaliada pelo comportamento que o indivíduo emite na maioria das vezes e não por reações isoladas. Ela é determinada pelo que a pessoa é na maioria das vezes e não como ela está em determinado momento. 

Conclui-se, dessa forma, que não dá para definir a personalidade de alguém em pouco tempo de convívio. É preciso conhecer, prestar mais atenção aos sinais emitidos na maioria do tempo.

Um líder de comportamento equilibrado, moderado e de bom senso é um verdadeiro líder. Jamais diria: “Este restaurante é péssimo” com o risco de gerar hostilidade e repulsa por parte dos que estão sob sua liderança. 

Como mudar sua identidade inconsciente com foco e disciplina?

Nosso comportamento é influenciado não só pela nossa característica mais forte, mas também pelos acontecimentos cotidianos. Quando não temos foco e disciplina, nos envolvemos em estresses que poderiam ser evitados.

Por exemplo, quando perdemos as chaves por falta de atenção ou atrasamos a entrega de relatórios por se enrolar nas tarefas, reagimos mal e nos tornamos estressados. A percepção que os outros terão de nós nessas situações é de que temos uma personalidade difícil.

Por isso, é importante trabalhar o foco e disciplina, para moldar nosso comportamento e transmitir nossa real identidade. O livro “O cérebro com foco e disciplina” é o ideal para fazer sua mente trabalhar a seu favor e mudar como você se relaciona com o mundo.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nossas postagens e conheça os cursos de memorização e aprendizado disponíveis hoje para você que deseja passar em concursos, testes e provas.

2 Comentários


  1. Creio pelo que li , um verdadeiro lider nao gosta de aparecer. PREFERE AGIR SUTIMENTE

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.