O que fazer no carnaval, estudar ou cair na folia?

Eis o dilema da semana de carnaval, muitos se perguntam o que fazer no carnaval, estudar ou cair na folia?

Você tem algumas opções:

  1. Viajar;
  2. Entrar na folia;
  3. Estudar;
  4. Ou fazer um pouco de tudo?

Imagino que na semana de carnaval muitos farão um pouco de tudo e não vejo problemas nisso, afinal, não há nada de mau em nos divertirmos e guardar os bons momentos na memória.

O que importa de verdade é saber O QUE VOCÊ VAI FAZER APÓS O CARNAVAL, quando 2018 realmente começar.

Eu vou contar para você a história de 3 estudantes (concurseiros) que conseguiram resultados incríveis, mesmo dispondo de pouco tempo. Você vai se inspirar ao saber como eles deixaram a concorrência para trás e cravaram seus nomes na lista dos aprovados.

Ao final dessa nossa conversa você vai entender como é possível conseguir resultados melhores a partir do momento em que você aprende a usar a memória com eficiência. E para balizar as histórias, deixe-me contar o que aconteceu comigo no primeiro dia de faculdade.

Em março de 1992 na aula inaugural do curso de computação, ouvi o anúncio de boas-vindas mais rápido e chocante que um calouro poderia receber. O professor entrou na sala, colocou a bolsa sobre a mesa e disparou:

“Meu nome é Maurício, serei seu professor de Programação.  Para começar, todos aqui estão reprovados em minha matéria. Caberá a vocês, ao longo do semestre, mostrar que merecem passar.”

Cinco meses depois…

Eu lutava com minha memória tentando me lembrar de fragmentos de assuntos que eu havia estudado. Era prova de exame, minha última chance de passar de ano. Em julho de 1992, depois de reprovar naquela matéria eu percebi, pela primeira vez, o quanto somos dependentes da memória.

Cadastre-se e receba dicas e materiais toda semana

Obrigado por realizar sua inscrição, acesse seu e-mail e confirme sua cadastro.

É importante dizer que quando falo em memória, não falo em decoreba ou repetições intermináveis. Memorização na verdade é um processo de aprendizagem completo, complexo, porém efetivo.

Consiste em aprender um conteúdo de forma eficaz para que o mesmo fique por muito tempo disponível na memória de longa duração. Um estudo só está completo quando você atinge esse patamar.

A falta de memória é o maior desafio de quem busca uma aprovação nos concursos.

Quem vence essa barreira passa não em 1, mas em 2, 3… diversos concursos públicos.

Segundo Hermann Ebbinghaus, psicólogo que desenvolveu o primeiro teste de inteligência, 67% do que você aprende hoje irá desaparecer dentro de 24 horas. Você deve concordar que isso é péssimo para os planos de quem pretende passar num concurso. 

Estudos mostraram que o insucesso nas provas geralmente acontece porque a maioria dos estudantes ignora a importância da memória no processo de preparação.

Um experimento feito na Universidade de Purdue nos EUA separou estudantes em dois grupos. Metade deveria estudar da maneira convencional, enquanto os outros usariam métodos específicos de estudo e memorização. Resultado: O grupo que utilizou os métodos de memorização lembrou 57% mais informações, obtendo maiores resultados nas provas.

Curva de esquecimento

O que fazer no carnaval? Estudar? Se você tem um objetivo, sim

A memorização é tão importante nos estudos que um artigo publicado em uma das mais respeitadas revistas científicas do mundo, a Science, revelou que:  

“O bem-sucedido em provas não é aquele que estuda mais e, sim, aquele que possui a maior capacidade de memorizar aquilo que aprende.”

Esses estudos provaram que o déficit de memória e concentração na verdade pode estar relacionado a algo muito mais simples: falta de conhecimento sobre métodos de estudo e memorização.

Alguns anos depois de reconhecer pela primeira vez o impacto da memória nos estudos, dei volta por cima e recebi, pelo Livro dos Recordes, o título inédito de Melhor Memória do Brasil.

Em 1997 eu desenvolvi o primeiro sistema de memorização totalmente adaptado aos estudos. Até então, no Brasil, não havia nada parecido. A ideia deu tão certo que comecei a ajudar os amigos.

No primeiro evento aberto que fiz, na universidade em que eu me formei, tínhamos 40 alunos na sala. Atualmente, já passaram pelas minhas aulas mais de 400 mil alunos que, somados aos alunos do curso on-line e os leitores dos 8 livros que publiquei, chegam a mais de 3 milhões de pessoas impactadas em mais de 100 países.

Um exemplo é o estudante, Thiago Veigas, 31.

Ele trabalhava como Oficial de Justiça quando resolveu concorrer a uma vaga com subsídios acima de R$ 11.500,00. Na primeira vez que prestou um concurso ele tinha tempo livre para estudar. Agora o desafio era conciliar trabalho, estudo, família e necessidade de concentração.

A falta de tempo o fez recorrer aos métodos mnemônicos. Quarenta dias depois de assistir, aprender e aplicar a memorização nos estudos ele conseguiu reter o que não aprendera em 1 ano. Tudo isso estudando à noite, sem acrescentar um minuto a mais em sua rotina.

O estudante de Direito, Gil Mauriti, 34, estava com dificuldades de realizar seu sonho de passar num concurso para juiz. Depois que aprendeu a estudar utilizando as técnicas de memorização, foi aprovado em três concursos para magistratura.


São inúmeros os relatos de estudantes que abandonaram o exaustivo processo de tentativas e erros em concursos e adotaram métodos de memorização.

Uma dessas pessoas foi o estudante, João Pedro, 22, de Presidente Prudente, SP. Depois de utilizar as técnicas de memorização na preparação para o vestibular, ele conquistou nada menos que o 6º lugar no disputado vestibular da Faculdade de Medicina Unoeste. Ele deixou para trás mais de 2 mil candidatos.

A habilidade de memorizar matérias é essencial para quem presta concursos. Com apenas quatro meses de estudos, usando os métodos de memorização, o estudante Luiz Alfredo, 23 passou no concurso do TRE em São Paulo. Ele atingiu a nota máxima nas 8 disciplinas em que foi avaliado.

Não importa se você está começando a estudar agora ou já frequentou algum curso preparatório, num mundo onde os candidatos têm acesso às mesmas informações, se destaca da concorrência quem possui habilidades diferenciadas, a memorização é a principal delas.

No curso on-line Estudo e Memorização online os alunos não precisam mais do que 18 minutos por dia, durante 8 semanas para aprender habilidades especiais que aumentam o desempenho da memória. Seguindo as orientações do curso eles tiveram os seguintes resultados:

• Conseguiram dobrar em poucos dias a velocidade de aprendizado;

• Melhoraram 10 vezes a capacidade da memória de curto prazo;

• Ganharam maior compreensão de textos técnicos;

• Reduziram o nível de estresse quando submetidos à pressão;

• Melhoraram significativamente a capacidade de recordação;

• Tiveram menor índice de erros nos simulados;

• Ganharam maior agilidade em cálculos mentais;

• Formaram memórias sólidas de prazo indeterminado.

O Curso de Estudo e Memorização é baseado em neuroplasticidade e possui certificado de qualidade homologado pela WEC. Todas as aulas são feitas pela internet e você tem à sua disposição o suporte de um Recordista de Memorização, o que faz toda diferença.

Nossos alunos aprendem a fazer um plano de estudos que respeita o processo natural de formação de memória, o que garante mais qualidade aos estudos, especialmente na retenção de textos.

O curso é constantemente atualizado e oferece um certificado válido como horas complementares, o que pode ajudar a decolar sua carreira.

O médico anestesiologista Rafael Lombardi, 36, usou a memorização nos estudos e conseguiu vencer uma série de provas e testes da USMLE – United States Medical Licensing Examination, e com isso realizou o sonho de validar seu diploma de medicina nos Estados Unidos.

“Após fazer o curso de estudo e memorização, tive uma melhora impressionante na minha maneira de estudar. Fui aprovado nas três provas com resultados superiores a um desvio padrão da média. Devido a esses excelentes resultados, estou muito próximo de conseguir uma vaga de residência médica nos EUA.”

Uma das maiores vantagens do curso Estudo e Memorização é você poder aplicar o que aprendeu nas primeiras aulas imediatamente nos seus estudos, sem necessidade de passar por treinamentos exaustivos. Foi uma solução rápida e eficaz que criamos para nossos alunos se sentirem mais motivados com a evolução diária.   

Qualidade comprovada

No dia 23 de maio de 2017, nossa metodologia passou por mais uma prova de qualidade. O TJSP – Tribunal de Justiça de São Paulo, nos contratou para ministrar o primeiro curso de memorização realizado dentro de suas dependências.

O público era formado por juízes, procuradores e colaboradores de todas as áreas. Um público cuja rotina exigia extrema concentração, habilidade de organizar as ideias, estudar e memorizar uma quantidade gigantesca de textos.

O que fazer no carnaval
Renato Alves no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – TJSP

Ao chegar no local, a primeira coisa que chamou minha atenção foi a quantidade de pessoas inscritas. A organizadora do evento informou que o curso era tão requisitado pelos servidores que em apenas dois dias esgotaram todas as 200 vagas.

Melhor do que ter realizado o primeiro curso do gênero nas dependências do TJSP, foi durante os dias subsequentes receber dezenas de depoimentos entusiasmados das pessoas que me assistiram:  

“O treinamento foi conduzido de forma didática. As técnicas foram práticas e me ajudaram a enxergar onde eu estava errando nos meus estudos. Confesso que achei que eu fosse um caso perdido e que a memorização não iria funcionar comigo, mas depois de apenas duas horas consegui memorizar uma quantidade de informação que nunca havia experimentado na vida. É preciso dizer que as técnicas, sozinhas, não fazem milagres. O professor faz sua parte de forma exemplar, mas os participantes precisam também fazer a parte deles. Eu fiz. Deu certo e por isso recomendo.”

Ninguém melhor do quem lida com muita informação para saber a importância da memória nos estudos, por isso eu gostaria de fazer um convite que, se você aceitar, poderá mudar para sempre, isso mesmo, para sempre a forma como você estuda e armazena o conteúdo na memória.  

Eu quero lhe ensinar as habilidades de memorização e concentração que estão ajudando estudantes comuns a entrar para o para o time daqueles que são aprovados em 1, 2, 3 ou mais concursos.

O valor de investimento para você iniciar o curso agora mesmo é de apenas 12 parcelas de R$ 38,48.

Talvez você pergunte:

Se o curso é bom assim, porque custa tão pouco?

Quem me conhece sabe que minha missão é transformar a educação no Brasil. E temos avançado muito neste sentido. E uma das formas de fazer isso é oferecer uma ferramenta poderosa a um preço acessível. Assim podemos atingir um número maior de pessoas.

Clicando Aqui você começa imediatamente a aplicar o método de memorização em seus estudos e os resultados que você almeja nos concursos virão mais rápido do que você imagina.

E fique tranquilo quanto a qualidade.

Para ministrar nossos cursos em órgãos públicos como TJ, STF, Ministério da Defesa e Ministério da Cultura, dentre outros por onde passamos, somos submetidos a um rigoroso controle de qualidade e idoneidade. Você, concurseiro, deve saber bem como funcionam os processos de contratação nas esferas superiores.

Se mesmo assim você tiver alguma dúvida quanto aos resultados que obterá com o curso, você terá a garantia do Código de Defesa do Consumidor, ou seja, se em 7 dias você não estiver totalmente satisfeito, devolveremos 100% do seu investimento.

Inscrevendo-se hoje, você receberá 4 presentes:

O que fazer no carnaval

  • Presente 1 – Livro:  Não pergunte se ele estudou
    Receba gratuitamente em sua casa, o livro que alcançou o primeiro lugar na lista da Amazon. Um guia completo com técnicas de estudo e memorização que, junto com o curso on-line, irão resolver problemas relacionados a aprendizagem.
  • Presente 2 –  Kit de Emergência para Provas
    O Kit de Emergência para Provas é uma configuração personalizada do curso que criei para você usar em avaliações e provas repentinas. Ele também será útil em apresentações de trabalhos e seminários em sala de aula.
  • Presente 3 –  Gravação: Palestra Foco para Máxima Produtividade
    Os benefícios da memorização são potencializados quando dirigimos o foco aos estudos.
    Para treinar sua concentração incluímos mais esse presente para você. A palestra foi realizada no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo e foi umas das mais elogiadas do Brasil naquele ano.
  • Presente 4 –  Linha direta com Renato Alves
    Nós acreditamos que para fazer a diferença, um curso precisa oferecer um suporte de qualidade. Mais do que uma equipe preparada, aqui você terá o acompanhamento do primeiro recordista de memória do Brasil.

Agora você sabe que existem duas formas de estudar:

  • A primeira é o velho processo de estudar por horas e depois esquecer tudo, sistema que gasta seu tempo, sua energia, te deprime e gera ansiedade.  
  • A segunda opção é desenvolver as habilidades de memorização e concentração que fazem você se diferenciar da concorrência e aumentar suas chances de aprovação.

Então, você já sabe o que fazer no carnaval? Hoje estou mostrando o caminho, mas quem decide trilhar é você.

Você quer ser aprovado!

Você merece ser aprovado!

Eu acredito tanto na eficiência do meu método que além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial.

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. O que você acha? Clique aqui e comece agora o treinamento!

Bom carnaval e bem-vindo ao ano que começa agora.

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Quer ter acesso a outras informações? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

Curso Estudo e Memorização

14 Comentários


  1. Professor, estou na metade das suas aulas do curso de estudo e memorização.
    É notável o quanto minha memória já melhorou em apenas 50% do curso, fico imaginando quando eu concluir.
    Muito obrigado por compartilhar toda sua técnica para ajudar o próximo.
    Que DEUS te abençoe sempre.

    Responder

    1. Olá, João. Amém, que ótimo que tenha gostado. Continue focado nos estudos, depois que terminar as aulas me conte os resultados.
      Abraço e muito sucesso.

      Responder

  2. Olá professor, adorei esse artigo e acho que devemos sempre fazer a escolha que vai de encontro ao nosso objetivo. Adoro seus posts do facebook e assisto sempre suas dicas no seu canal do youtube. Desse jeito estou tendo bons resultados na minha decisão. Obrigada pelas dicas de sempre.

    Responder

    1. Olá, Rita. Obrigado!
      Continue sempre acessando o blog, estamos preparando algumas novidades.
      Abraço

      Responder

    2. Olha Renato o que me chamou a atenção: “Nível de estresse reduzido, quando pressionados.” Talvez num dia descubramos quem nasceu primeiro, Se o ovo ou a galinha” rs!

      Responder

  3. São depoimentos motivadores, me fazem perceber que tbm posso alcançar
    meus objetivos, obrigado Renato

    Responder

    1. Olá, Gustavo. Com certeza trabalhando adequadamente é possível sim alcançar seus objetivos.
      Sucesso, e nos mantenha informados das novidades.
      abraço

      Responder

  4. Muito bom Professor, é legal ver que pessoas como você também passaram por dificuldades e hoje são exemplos. Graças a seu método consigo decorar muitas coisas que antes não eram possível.

    Responder

  5. Apesar de uma festa cultural belíssima, já faz algum tempo que os brasileiros precisam tirar suas ”máscaras” nesta época do ano e principalmente evitar a ”procrastinação musical” de marchinhas como: ”deixa a vida me levar!”; ou termos que já viraram memes populares como: ” o ano só começa depois do carnaval.” Para quem pensa e trabalha para um futuro melhor um bom enredo para saltar na frente da concorrência é trocar de instrumentos: ao invés do pandeiro, o livro; ao invés do samba no pé, o conteúdo na cabeça! Só assim para tirar Nota 10 em evolução e finalmente vestir a fantasia que poderá de fato mudar a vida dos jovens deste país para sempre: a beca! Alô meu povo!!! Acordem e sigam os conselhos do professor Renato.

    Responder

    1. Olá, Oliveira. Obrigado por compartilhar seu ponto de vista.
      Abraço

      Responder

    1. Olá, Fernando. ótimo investimento, parabéns!

      “Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.”
      Leonardo da Vinci

      Abraço

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *