6 dicas para eliminar problemas comuns na leitura de um texto técnico

Como fazer uma leitura eficiente e de modo prático de assuntos muitas vezes difíceis como os encontrados em um texto técnico, é uma dúvida muito frequente entre os estudantes.

Ler um texto técnico, sem perder o mínimo detalhe e de forma que todo o conteúdo lido seja absorvido seja memorizado a longo prazo é o desejo de todos.

O que muitos não sabem é que para se fazer uma leitura eficiente de um texto técnico, podendo compreender e memorizar o assunto facilmente, é preciso seguir algumas etapas, que seguem uma linha de evolução e fazem com que uma leitura superficial se torne 100% rica e eficaz.

Antes de prosseguir gostaria de lhe fazer algumas perguntas:

Você já ouviu falar das etapas da leitura?

Sabe dizer no que elas se consistem?

Qual a sua importância?

Para você é complicado ler um texto técnico? Que tal driblar essa dificuldade em apenas 6 passos?

Para te ajudar a realizar leituras 100% eficientes e melhorar a prática, separei para você 6 dicas para você fazer uma leitura mais eficiente, que se forem seguidas na ordem apresentadas, farão com que rapidamente você passe de um leitor disperso, para um leitor com habilidades de compreensão incríveis.     

Vamos lá?

Primeira etapa:

Bom a primeira etapa é a mais simples de todas, e muito praticada pelas pessoas, mesmo que de forma inconsciente.

Se trata de uma leitura superficial, ou seja, um primeiro contato com o que vai ser lido, visando apenas se familiarizar com o assunto, descobrindo seu grau de complexidade e se o vocabulário empregado no texto precisará de pausas e consultas a dicionários, bem como se há outros termos a serem estudados.

Nessa primeira etapa, também conhecida como skimming, você também poderá descobrir se já tem algum conhecimento prévio sobre o assunto a ser lido ou se precisará aprofundar o estudo.

Por isso, mesmo que pareça simples e superficial, essa primeira etapa é fundamental em quem deseja uma boa leitura, pois ela é o primeiro contato com o que será tratado.

Segunda etapa:

Seguindo uma linha de evolução, após passar pela primeira etapa, você propriamente parte para a segunda, que é uma leitura mais pausada e com toda a atenção focada ao que está sendo lido, ou seja, a segunda leitura deve ser realizada de forma reflexiva e intercalando pausas para compreensão e assimilação do conteúdo lido.

Essa etapa pode ser enriquecida pelo marcador de textos e folha de anotações, que são formas de marcar e separar o que encontrou de dificuldade durante a leitura a fim de suprir essas dúvidas e ter um maior envolvimento com o que está sendo retratado.

Por isso, após ter ideia do que se trata o texto, busque compreendê-lo e assimila-lo, isso é fundamental para seguir adiante.  

Terceira etapa:

A terceira etapa trata-se do primeiro desafio pela qual você passará, ela se resume na primeira interpretação de tudo que foi lido, ou seja, é hora de você pegar todas as suas anotações feitas e explicar do que elas se tratam, explicando para si mesmo todo o conteúdo lido, de forma prática e eficiente.  

É nessa primeira interpretação que você irá definir se pode avançar ou se terá que voltar e ler tudo outra vez.

Quarta etapa:

Após passar pela interpretação, você chega na quarta etapa da leitura, que é mais um pequeno desafio.

Essa etapa se resume na simplificação do que foi lido, ou seja, é hora de você pegar tudo o que leu, compreendeu e interpretou, e simplificar de maneira eficiente, que até mesmo uma criança poderá entender o que está sendo retratado.

Lembre-se que é necessário simplificar sem perder o mínimo detalhe possível, de forma que todo o conteúdo continue o mesmo, apenas mais prático e de fácil interpretação.

A finalidade dessa etapa é que para simplificar algo é preciso ter total domínio sobre, ou seja, você só saberá se realmente conseguiu captar toda a mensagem do que foi lido, caso consiga explicar de maneira prática e fácil o assunto em si.

Por isso, esse é um exercício fundamental para saber se poderá seguir em frente com sua leitura, ou não.

Cadastre-se e receba dicas e materiais toda semana

Obrigado por realizar sua inscrição, acesse seu e-mail e confirme sua cadastro.

Quinta etapa:

Agora que você complementou o estudo e entendeu-o por completo, chega o momento de realizar a segunda interpretação.

Essa etapa deve ser feita nos mesmos moldes da terceira, ou seja, tentar explicar a si mesmo tudo o que foi lido.

O foco dessa segunda interpretação é averiguar se você está apto a fazer uma explicação didática, da forma mais clara possível, abordando todos os detalhes assimilados durante o estudo, como se fosse explicar a matéria para alguém.

Essa segunda interpretação estimula memórias mais fortes e faz com que o conteúdo se mantenha fresco por mais tempo em sua mente.  

Sexta etapa:

A sexta e última etapa é a última forma de fazer com que tudo o que foi lido e estudado se mantenha forte na memória e com uma compreensão eficiente.

Como?

Através da realização do fichamento.

Fichamento é uma técnica muito popular entre estudantes, pois trata-se de uma forma de resumir uma grande quantidade de informação num pequeno pedaço de papel.

O fichamento pode ser realizado de várias maneiras, desde anotações pequenas com os assuntos principais do que foi estudado, até a anotação de palavras chaves, o importante é que todo o fichamento seja feito a mão e pela pessoa que está estudando, pois dessa forma o conteúdo irá se manter mais forte e fresco na memória.

Lembrando que as anotações feitas nas fichas devem seguir a ordem exata em que são apresentadas no texto, para que assim não ocorra nenhum erro de interpretação.

Ler é fundamental em qualquer atividade que se vá realizar, pois além da leitura proporcionar um conteúdo mais rico e complexo sobre um assunto em questão, é através dela que a memorização ocorre com mais eficiência.

Passe a tornar o hábito de ler algo muito mais presente em sua rotina, seguindo sempre as etapas citadas logo acima, de forma que tudo não passe de uma mera atividade e se torne um meio único de se alcançar o necessário.

Foco!

Máxima atenção!

E Boa leitura!

Gostou das dicas para eliminar os problemas na leitura de um texto técnico? Que tal coloca-las em prática agora mesmo?

Não esqueça de deixar seu comentário aqui abaixo e aproveite para conhecer o meu curso de leitura dinâmica Fast Read.

Além de eliminar de uma vez por todas os problemas que possam ocorrer com um texto técnico…

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Nas videoaulas on-line eu explico de maneira simples e objetiva, todas as estratégias que lhe possibilitaram ler tranquilamente 50 livros por ano.

Para que você adquira agora mesmo o curso Fast Read, e por acreditar tanto na eficiência do meu método, além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial.

Se em 7 dias depois de aplicar o método você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu dinheiro. O que você acha? Clique aqui e comece agora mesmo o treinamento!

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Quer ter acesso a outras informações? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

Curso Fast Read

10 Comentários


  1. Eu cheguei a realizar algumas dessas etapas, porém sem disciplina, vou realizar cada passo para eu me desenvolver melhor nas leituras que eu realizo. Obrigado ajudou muito.

    Responder

  2. Muito bom esse artigo. Eu já fazia algumas dessas etapas mesmo sem saber, mas agora vou executá-las de forma organizadas.
    Abraço

    Responder

  3. Olá Renato, fui seu aluno no curso de memorização e gosto muito de suas dicas.
    Muito obrigado.

    Responder

  4. Parabéns, Renato pelo texto é bem simples mas ao mesmo tempo de fácil aplicação á qualquer pessoa, tenha uma boa tarde muito obrigado !

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *