Quer ser promovido no trabalho, o que ele tem que eu não tenho? Essa poderia ser uma pergunta sobre amor, mas é comum fazermos esse questionamento quando vemos um colega ser promovido no trabalho para o cargo que tanto sonhávamos alcançar.
Nesse momento, a reação mais natural é procurarmos no outro as características que o destacaram para, então, desenvolvê-las internamente. Será que esse olhar externo é a única solução para quem quer ser promovido no trabalho?
Estamos diariamente expostos a uma série de distrações e obrigações. São poucas as pessoas que conseguem chegar no final do dia com a certeza de que fizeram tudo o que deveriam ter feito. Os que não conseguem essa proeza acreditam que, ao copiar um exemplo de sucesso, poderão usufruir dos mesmos resultados.
Você pode até aprender se inspirando em profissionais com uma carreira próspera, sem dúvida alguma. No entanto, se você não souber explorar alguns recursos internos, não vai ter jeito: o resultado não será o mesmo. A principal ferramenta que você deve aprimorar, nesse sentido, é a memória.
É para te ajudar a ser o guia e o combustível do seu destino que escrevi este post. Nas próximas páginas você descobrirá como a capacidade de memorização pode transformar você numa pessoa de destaque.
Quer ver só como isso funciona? Confira aqui o que um curso de memorização pode fazer por você!
Quer ser promovido no trabalho, seja um expert na sua empresa
Concentrar-se única e exclusivamente nas suas tarefas é fazer mais do mesmo e isso não é atitude de quem quer ser promovido no trabalho. As organizações já esperam isso de você, então por que essa característica seria um diferencial? Por outro lado, buscar inúmeras especializações apenas para tentar ganhar o status de autoridade pode soar como desespero ou arrogância, ambos extremamente prejudiciais para sua reputação.
O ideal é que você procure estudar a fundo e entender a empresa como um todo. Qual é sua missão e objetivo? Por quais etapas um pedido passa até chegar ao cliente? Essas são informações que você pode obter no site da empresa ou em conversas informais com colegas de outros departamentos, por exemplo.
Respeitando o caráter sigiloso de certos dados, é possível visualizar melhor a estrutura da empresa e de que maneira ela se torna competitiva no mercado em que atua. Agora que você coletou esses dados, para armazená-los na memória é só você usar uma técnica de memorização para gravar os detalhes nas partes do seu corpo, por exemplo:
O setor mais estratégico pode ser associado com o cérebro. Qual qual setor pode ser considerado o coração da empresa? Associe esta ideia! E qual deles sustenta a organização tal como nossos pés fazem? Esse conhecimento mais aprofundado será visto como um diferencial pelos seus superiores.
Compreenda sua importância na organização
Cada colaborador exerce uma função essencial para o bom funcionamento de qualquer negócio. Vamos imaginar o seguinte: a empresa tem uma infraestrutura moderna, com profissionais formados nas principais universidades do país.
No dia em que a equipe da limpeza está desfalcada, aparece um cliente de surpresa e o diretor se vê obrigado a fazer a reunião em uma sala pouco organizada. Qual detalhe chamará a atenção do cliente: os computadores de última geração ou a sala de reunião bagunçada? Pois é! Isso ilustra a importância de cada peça da engrenagem.
Para compreender qual é sua relevância na empresa, pegue o contexto identificado na etapa anterior e reflita. O que aconteceria se você adoecesse e tivesse de se afastar por uma semana? Quem assumiria sua função? Será que essa pessoa saberia como entregar o resultado sem que houvesse mudanças?
Ao fazer essa análise, sua memória gravará duas informações fundamentais: o seu valor para o sucesso da empresa no mercado — ou seja, no seu contexto — e o seu valor no âmbito interno, o que nos leva para o próximo tópico que irá ajudar você quer ser promovido no trabalho…
Vista a camisa da empresa, essa é a atitude básica de quem quer ser promovido no trabalho
Se você trabalha em um lugar apenas pelo salário ou pelo prestígio da organização, saiba que essa não é a mentalidade de quem quer ser promovido no trabalho. Isso acontecerá porque, nesse caso, não há um vínculo de verdade entre você e sua empresa.
Sem essa proximidade, que tem muito mais a ver com os valores intangíveis do que com os tangíveis, você não terá a motivação necessária para trabalhar a mais quando necessário ou para implantar alguma metodologia inovadora.
Por isso, antes de mais nada, tenha a certeza de que a empresa na qual você trabalha pode lhe proporcionar os objetivos que deseja atingir. Tendo isso em mente, você precisa mostrar o seu comprometimento. Nada é mais convincente do que a agilidade e eficácia — e é aí que entra novamente sua capacidade de organizar as ideias em sua memória (veja esta matéria sobre memorização que gravei para o Fantástico).
Veja só: para ser mais produtivo, você precisa ser mais organizado, ok? Organização e produtividade são amigas inseparáveis e, por isso, não é possível entregar resultados de excelência em um ambiente cheio de distrações e poluição visual.
Mantenha na sua mesa de trabalho apenas o que é essencial: canetas, agendas, relatórios a entregar — somente o básico do básico. Com uma mesa organizada, sua mente funcionará como um relógio.
Em vez de olhar para um documento no meio de tantos outros e pensar “por que eu coloquei ele aqui mesmo?”, você terá um único documento na mesa e pensará automaticamente “tenho que assiná-lo e levá-lo para o administrativo”.
Faça o que os outros têm medo de fazer
Sabe aquela tarefa que todo mundo foge só porque exige mais disposição? É nela que você deve mirar para conseguir ser promovido no trabalho. Se na vida pessoal o diferente chama a atenção, no empresarial ele pode ser determinante.
Para isso, jamais pense em acelerar o processo das suas atribuições rotineiras. Concentre-se sempre em qualidade — caso contrário você não terá a boa reputação que lhe garantirá a cobiçada promoção.
O primeiro passo para se aventurar nas atividades mais desafiadoras é garantir a entrega dos seus afazeres habituais, o que será fácil de realizar com a adoção das práticas de organização que citamos anteriormente.
Para ter certeza de que você não está dando um passo maior do que a perna, crie o hábito de organizar seu dia com uma checklist. Inicie, obviamente, com as tarefas obrigatórias para seu cargo e vá riscando cada uma quando for concluída.
Isso ajudará seu cérebro a memorizar o que precisa ser feito e, de quebra, permitirá que você se destaque internamente ao realizar as tarefas que são deixadas de lado pelos outros colegas.
Resolva os problemas no ato
Poucas coisas deixam um gerente mais apreensivo do que enviar uma demanda para o seu subordinado e ficar horas sem resposta. Isso pode ser visto como falta de interesse ou pura irresponsabilidade, o que em nada lhe ajudará na ascensão profissional. Não ignore os avisos mentais: quando sua mente lhe avisar de alguma coisa, execute-a naquele momento, afinal o tempo médio de um esquecimento pode chegar a 3 segundos.
Lembrou que precisa enviar uma planilha para o chefe? Envie de imediato. Percebeu que está quase acabando o prazo para ligar para o cliente com a informação que ele pediu? Corra atrás dos dados e responda. Se você demorar para resolver essa questão, em pouco tempo ela desaparecerá da sua memória.
O mesmo raciocínio vale para responder aos e-mails. Entrou uma nova mensagem? Responda logo em seguida, mesmo que seja apenas para confirmar o recebimento e informar que você está cuidando da tarefa.
Ao optar pela procrastinação de uma atividade, independentemente da sua urgência, o seu chefe terá dúvidas sobre seu profissionalismo e levará isso em consideração na hora de avaliar uma promoção.
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Pratique a resiliência
O mundo empresarial não é um mar de rosas. Você pode ser um dos colaboradores mais elogiados da empresa hoje, mas se algo der errado amanhã você será duramente cobrado.
Isso não quer dizer que seus gerentes são injustos — lembre-se que existe uma hierarquia e que seus chefes também estão sob pressão —, mas que eles estão preocupados com a excelência no resultado final. Se ela não foi atingida, é preciso identificar o problema e corrigi-lo o quanto antes.
É por isso que praticar a resiliência é uma das características que destacam um profissional. Com a resiliência, você aprenderá a ouvir as críticas com mais calma para que, no futuro, possa evitar que elas se repitam. “Como a memória pode me ajudar nisso?”, você se pergunta. Simples: transformando os feedbacks em ensinamentos.
Faça o seguinte: quando sair dessas reuniões de feedback, vá a um lugar silencioso, que pode ser sua própria sala ou o banheiro, e repita mentalmente o que você acabou de ouvir. Como se você fosse seu professor e a aula do dia fosse o feedback obtido.
Se você conseguir abranger o assunto com todos os pontos cruciais, ou seja, com as falhas que você precisa evitar, o conteúdo estará consolidado na sua memória. Dessa maneira, todas as vezes que você estiver prestes a cometer o erro de novo seu cérebro emitirá um sinal de alerta.
Aprender com os próprios erros não só humaniza o profissional, como também se transforma em um valor agregado para os recrutadores de talentos.
Aprenda com seus colegas de trabalho
Achar que você é seu início, meio e fim é uma armadilha perigosa. Somente quando você compartilha suas dúvidas com alguém é que poderá, de fato, vivenciar o verdadeiro significado do aprendizado. Tão importante quanto ser capaz de buscar as respostas em si é recorrer aos profissionais de outros setores para obter uma luz no fim do túnel.
Todo mundo tem algo a ensinar, até mesmo aqueles colegas que trabalham em uma área completamente diferente da sua. Não pense que por ser uma pessoa com menos ou mais estudo, por exemplo, ela não vai ter algo a acrescentar na sua vida.
Esteja sempre disposto a ouvir e, sobretudo, a pedir opinião. Muitas vezes, uma pessoa que não acompanha sua rotina é capaz de encontrar uma solução óbvia mais rápido do que você simplesmente porque ela tem um olhar de fora. Isso faz toda a diferença.
Para memorizar esses aprendizados, uma boa dica é criar frases ou histórias malucas com algumas palavras-chave do assunto em questão. Quanto mais absurda a história, melhor. Sabe por quê? Essas informações incomuns funcionam como um gatilho para agilizar a localização do conteúdo no seu acervo mental.
Tenha seu chefe como modelo
O aprendizado também acontece quando observamos o comportamento de uma pessoa que admiramos. Se você sonha em ser um diretor ou CEO, por exemplo, observe o que eles fazem no seu dia a dia.
Apenas fique atento para não transformar essa preparação silenciosa em uma atmosfera competitiva, como se seu único objetivo ali fosse puxar o tapete do chefe. Alguns líderes sabem que precisam de sucessores e se animam quando seus subordinados dão sinais de que querem seguir nessa linha.
Por outro lado, outros ficam tão apegados ao seu trabalho que veem nesse interesse um perigo iminente. Garantindo que não haja essa confusão, note quais são as habilidades do seu superior e avalie se você as têm ou se precisa aprimorá-las em um curso ou workshop. Também vale a pena questionar seus colegas sobre seu potencial para exercer as tarefas que almeja na empresa.
A visualização é poderosa para guardar informações e, por isso, ela será fundamental na memorização de tudo o que você aprender com seus superiores. Entretanto, não se contente apenas com o olhar: tente associar um ensinamento especial com um gesto, como coçar a palma da mão esquerda para as atividades que dão um maior retorno financeiro, por exemplo.
Seja mais seguro
Dificilmente uma pessoa vacilante, que começa suas frases com um “Ah, eu acho que…”, se transformará em uma forte candidata para um novo cargo. Por isso, demonstre segurança em tudo o que fizer, pois ela lhe dará credibilidade perante seus colegas de trabalho.
É importante ressaltar que segurança em nada se assemelha com prepotência. Segurança é um estado de espírito: se você estudou para uma prova, por exemplo, estará mais seguro quanto ao seu desempenho. Se você tem fatos que mostram que você se preparou devidamente, então não é errado dizer que as chances de você triunfar serão maiores.
Para conquistar esse nível de autoconfiança, sua memória será uma grande aliada. Antes de situações de estresse, como nas reuniões com chefes ou clientes, tente recapitular mentalmente os assuntos que serão abordados e os argumentos que você utilizará para explicá-los.
Faça esse exercício por até três minutos ou até se sentir mais calmo. Quando chegar a hora de falar, você verá como as informações virão com mais facilidade e naturalidade.
Seja pontual
As pessoas que moram nas grandes metrópoles sabem o quanto é difícil chegar a tempo em um compromisso. Uma série de fatores podem interferir nesse aspecto, desde o trânsito até as tarefas de última hora que insistem em aparecer quando estamos prestes a sair.
A falta de comprometimento com os horários é um fator que impede o crescimento profissional. De acordo com uma pesquisa da CareerBuilder, chegar atrasado regularmente é um dos comportamentos que podem afetar negativamente um profissional.
De uma forma ou de outra, você precisa estar sempre na hora. Quer ver como trabalhar a memória para que ela nos recorde desses compromissos a tempo? Uma dica interessante é ler dois livros ao mesmo tempo para desenvolver a memória operacional recapitular ou memória do trabalho.
Ela é responsável por deixar as informações sempre ao nosso alcance, sem que façamos confusão entre elas. Ao ler mais de um livro, nossa mente será forçada a diferenciar cada enredo e seus personagens.
Isso, com o tempo, lhe ajudará a não trocar o almoço com a sogra pelo almoço com o cliente mesmo que eles tenham sido marcados em datas próximas. A memória operacional também pode ser lapidada com atividades artísticas, como ao tocar um instrumento ou fazer aulas de canto. Escolha a opção que melhor se adapte à sua rotina e fique com a memória afiada!
Mantenha um bom relacionamento com clientes e colegas
Tratar a todos com respeito é fundamental, mas é muito pouco para aquele que quer se destacar e conquistar a próxima vaga disponível. Construa relacionamentos sadios tanto com seus parceiros de departamento, como com os de outros setores.
Isso não significa que você precisa se esforçar para saber da vida de cada um o tempo todo. Todos têm compromissos e não há muito tempo para conversas aleatórias no horário do expediente. Apesar disso, um sorriso, um bom dia ou boa tarde no corredor podem fazer muita diferença.
Esse tipo de atitude mais relaxada ajuda a quebrar o gelo do clima de trabalho, principalmente aqueles que envolvem uma pressão constante. O mesmo vale para os relacionamentos com clientes. Converse com eles sobre as notícias do dia no Brasil e no setor antes de um evento, por exemplo.
Mostre que você não é apenas um representante da empresa, mas também um profissional interessado em saber o que acontece ao seu redor. Alguns profissionais costumam utilizar o almoço como uma forma de aproximação com o cliente. Essa é uma atitude válida, mas não obrigatória. Se não couber no seu orçamento, aposte na gentileza — ela dá o mesmo efeito.
Ao conhecer muitas pessoas, você vai enfrentar um problema que pode lhe colocar em situações constrangedoras, que é a troca ou o esquecimento do nome de cada um. Adivinha só quem é que pode ajudar nessas horas? Sim, a sua memória!
A técnica é bem simples e até mesmo intuitiva: quando estiver conversando com alguém, repita o nome dessa pessoa ao menos seis vezes no decorrer do diálogo. Não na sequência, mas no contexto.
Vamos explicar melhor: durante reuniões é de bom tom utilizarmos pronomes de tratamento — senhor(a), você, entre outros. Se você substituir um desses pronomes pelo nome da pessoa, não terá cometido uma gafe e, de quebra, gravará o nome na memória.
Faça desse exercício um hábito. Assim, ninguém perceberá que se trata de um jeito inteligente de fazer um “cara-crachá” mental.
Seja paciente
Vamos imaginar que você colocou tudo o que viu aqui em prática: aprendeu a vestir a camisa da empresa, a ser mais organizado, a entregar melhores resultados, a ser mais pontual e, mesmo assim, as novas vagas continuam sendo repassadas para outros colegas.
Quando você estiver nessa situação, não se desespere. Existem vários fatores que influenciam na seleção de candidatos, como a pressa para conseguir o profissional e a falta de tempo para treiná-lo. Não é que a culpa seja sua: é o momento atual da empresa que ainda não é propenso para o aproveitamento dos talentos internos.
Às vezes, as promoções acontecem em um ano, às vezes em dois, tudo dependerá da necessidade da empresa. Ficar preocupado em ser chamado logo pode lhe atrapalhar na conclusão das atividades do dia a dia.
A memória pode ser uma válvula de escape nessas horas. Comece a praticar exercícios físicos, sobretudo os aeróbicos, para que seu corpo e mente entendam a importância da respiração nos momentos de esforço físico. Com essa prática você poderá concentrar suas energias em atividades mais vantajosas, como a atualização profissional.
O caminho que nos faz ser promovido no trabalho pode ser cheio de reviravoltas. Nunca se sabe quando a oportunidade de ouro chegará e, o que pode ser pior, se a oportunidade que apareceu realmente é a melhor para nosso crescimento profissional. No entanto, nem por isso podemos ficar parados, não é mesmo?
Faça os reajustes mentais que descrevemos aqui para que cada atitude sua seja como um ímã, atraindo apenas o sucesso profissional. Não fique se penalizando por ter perdido uma vaga para outra pessoa, muito menos acredite que você não tem o potencial para chegar onde quiser. Você tem! Ele começa, cresce e se renova com a memória.
Antes de encerramos, vamos deixar mais três dicas valiosas para turbinar sua memória e aumentar suas chances de sucesso. Elas são: manter uma dieta equilibrada, com foco no ômega 3, beber muita água (cerca de 2 litros por dia) e dormir, ao menos, 6 horas por noite.
Afinal, para que a sua mente funcione perfeitamente, você precisa cuidar também da sua saúde. Pronto: agora você só precisa colocar essas dicas em práticas para desfrutar de uma carreira de sucesso!
Se você está estudando para algum concurso no momento e não consegue imaginar como vai ser possível conciliar o seu emprego com os estudos, confira este post e saiba como deixar tudo em ordem!
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Viva bem. Lembre bem.
Até a próxima.
Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.
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Respostas de 6
Senscional
Olá, obrigado!
abraço
Parabéns pela matéria, me agregou muito
Olá, Obrigado!
Abraço
Excelente informações, me identifiquei.
Obrigado pelo seu comentário.