Como evitar o sono na leitura

Como evitar o Sono na leitura

Sono e leitura são bons amigos desde que Gutenberg inventou a máquina tipográfica e imprimiu os primeiros livros.

Para muitos leitores e estudantes a ação de abrir o livro dispara como um gatilho o ato de abrir a boca.

Existem algumas explicações para sentirmos sono durante a leitura e gostaria de ajudá-lo a entender as causas.

Vamos começar analisando o contrário, o que fazer para sentir sono.

Sim, livro é sonífero

Certa vez ouvi um especialista dizer que para acabar com a insônia bastava deitar na cama, ligar o abajur, pegar a Bíblia e ler alguns versículos.

Naquele cenário, em poucos minutos qualquer cristão sentiria a força do sono dominar o ambiente.

De fato essa tática funciona. Confesso que já fiz algumas vezes quando estava sem sono e deu certo, mas há uma boa explicação por traz disso e que pode ser a chave para não sentir sono na leitura.

Entenda:

Não é o livro nem a leitura que causa sonolência e sim os neurotransmissores adenosina e melatonina.

A melhor pergunta que devemos fazer quando o sono chega é:

O que está fazendo com que meu organismo acumule adenosina?

Dessa forma, se investigar a causa descobrirá que o livro não é o vilão, mas sim as circunstancias que nos encontrarmos quando colocamos o livro nas mãos e até mesmo o grau de complexidade interesse do livro.

Postura causa sono na leitura

Sentar-se numa poltrona macia, uma cadeira confortável ou deitar-se numa cama com travesseiros aconchegantes provocará um relaxamento muscular que certamente o levará a sonolência.

Se neste período você der alguns estímulos visuais, como as letras miúdas de um livro e uma tarefa bem complexa para seu cérebro fazer (compreender o texto) certamente ele começará a “desligar”.

Com isso, sugiro que você quebre este padrão lendo de pé!

Isso mesmo, porque ao ler de pé você imediatamente ativa o cerebelo, parte do cérebro responsável pela postura e equilíbrio, e este instintivamente cortará o sono e o deixará alerta.

Evidentemente, você não precisa ficar duas horas de pé, faça isso até você se sentir totalmente sem sono. Depois volte a se sentar corretamente.

Iluminação ajuda a manter o foco

Má iluminação também pode causar sonolência na leitura.

Quanto mais escuro for o ambiente de leitura mais o cérebro produzirá melatonina, outra substância que induz ao sono.

A saída, neste caso é manter o local de leitura bem iluminado. Certifique-se que a luz sobre o livro venha da esquerda para a direita, pois ao manusear o livro com a mão direita você estará fazendo sombra, escurecendo a página e forçando as vistas.

Problemas de visão

Ler é uma atividade que exige muito dos músculos ciliares, os músculos da visão. Quando a iluminação é ruim e o texto é pequeno você sente forte fadiga visual, por consequência, vistas cansadas podem causar sono.

Solução: Verifique a iluminação, qualidade do material e se for necessário consulte um oftalmologista que poderá indicar um bom óculos de leitura.

Horário certo para leitura

Ler a noite, confortavelmente instalado numa cama e depois de um dia cansativo é um cenário perfeito para sentir sono.

A solução, neste caso é: ao invés de ler uma hora antes de dormir, vá para cama, durma, descanse e acorde uma hora mais cedo.

Depois de uma ótima noite de sono seu estado de vigília e atenção será bem maior. Em último caso, se precisar ler durante a noite atente-se para a iluminação e a leitura de pé, dessa forma será mais difícil sentir sono.

Falta de interesse pela leitura

Quando o assunto é monótono e desinteressante, mas você é obrigado a ficar ali sentado realizando aquela atividade, o sono é acionado imediatamente.

Solução: Em meu curso avançado de Memorização e Concentração gosto de dizer aos alunos que não existe conteúdo desinteressante, o que pode existir  é aluno desinteressado.

Portanto, a melhor forma de resolver é respirar fundo encher-se de motivação para estudar aquela matéria e seguir em frente.

Cadastre-se e receba dicas e materiais toda semana

Obrigado por realizar sua inscrição, acesse seu e-mail e confirme sua cadastro.

Resumindo:

O sono na leitura pode ser uma resposta do organismo a eventos e circunstancias.

Quando corrigimos as causas neutralizamos os sintomas.

Sendo assim, como escrevi em 2007 em meu livro “Não Pergunte se ele Estudou” quando for pegar um livro nas mãos verifique se está tudo de acordo com as regra do foco e da concentração.

Veja também este vídeo de como evitar o sono durante a leitura e os estudos

Dica extra

Depois de todas essas dicas, espero que tenha compreendido que é realmente possível minimizar os efeitos do sono na leitura, entretanto, é preciso ter disciplina e seguir as regras.

É possível também aumentar a velocidade de leitura em até 3x e com isso ler facilmente até 50 livros por ano, melhorar a compreensão e memorização de textos.

» Assista alguns depoimentos de alunos do curso «

 Clique aqui e comece agora mesmo a sua caminhada rumo ao seleto grupo de pessoas que conseguem ler sem esforço mais de 50 livros por ano.

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Você já conhece os meus outros canais? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e inscreva-se no meu canal no Youtube e receba as novidades em primeira mão.

32 Comentários


  1. Olá, adorei suas dicas!!!
    Eu estou vivenciando isso na minha faculdade em algumas matérias. Existe matérias que odeio , principalmente que trazem questões históricas (talvez por ter estudado em uma escola publica de péssima qualidade e não entender bem os períodos) e o sono que sempre batia na minha porta quando tentava ler. A minha melhor forma de resolver isso é transformando a leitura em áudio!!! sim, comecei a utilizar software que transformava os textos em áudio e a partir deste eu fazia um resumo de tudo que estudava!!! cara me ajudou demaisssssssssssssss!!! pq tenho leituras que são totalmente desinteressantes e como sou ótimo para gravar e decorar tudo que ouço essa forma está me ajudando muito!! é claro que não parei de ler!!!! até pq é necessário, mas como temos nossos limitações é necessário inventar forma de superar!!!

    Responder

  2. “Ao invés de ler uma hora antes de dormir, vá para cama, durma, descanse e acorde uma hora mais cedo.” Tá louco, Renato? É uma delícia ler à noite rsrs Me divirto muito lendo livros de suspense e terror nesse horário, embora o sono seja uma constante. Acho que o pior vilão de todos não é nem a iluminação, é o tamanho da fonte mesmo, e digo isso pois costumava comprar versões pocket da L&PM, e foram justo os livros dessa editora que me faziam pegar no sono, com aquela fonte pequena deles; já com outros livros em tamanho normal isso não acontecia. Nunca mais comprei livro de bolso algum.

    Responder

  3. Realmente, quando a gente tem que ler por obrigação, tipo, os textos teóricos do curso, meu amigo!!!! É sono na certa , é quase que incontrolável, é sem dúvida meu maior atrapalho. Mas quando você lê sem aquela pressão que lhe é imposta… a leitura simplesmente frui.

    Responder

  4. “Livro não é sonifero” ótima definição, gostei das dicas e acredito que aplicando elas terei menos sono em minhas leituras. Obrigado por compartilhar!

    Responder

    1. Olá, Gabriel. Que bom que tenha gostado, confira os outros textos relacionados ao tema.
      Abraço

      Responder

  5. Eu antes de saber desta experiência, ja tinha feito ou sempre tou lendo e ao sentir sono
    logo levanto e fico de pé, ai o inimigo de qualquer estudante que é sono logo vai embora!

    Responder

      1. Ao sentar confortável logo não consigo ler suficiente, eu pra sentir que li bastante preciso muito tempo ex: 3 a 4hs, outro método que também utilizo é ler em viva voz, mas sento melhor quando dormi um pouco e pegar no livro ai não sinto sono algum. O que deve mais usar pra este inimigo do estudante?

        Responder

        1. Olá, Ibraima. Você deve utilizar estratégias com as quais se sinta confortável, mas acesse este texto que escrevi no blog, segue abaixo:
          //renatoalves.com.br/blog/sono-na-leitura-aprenda-evitar
          Abraço

          Responder

  6. Quero tambem uma dica para tet uma memoria aguçada egotografica e maneiras de nao esquecer ok.

    Responder

  7. Infelizmente temos que dormir tarde e acordarmoos cedo de seg a dgo pois no caso e assim.

    Responder

  8. Gistei Muito.. !! Vai Mr Ajufar Muito.. Pois Achei uma Dica Muito Importante.. Pq eu costumava ler sentado na cama.. E acabava sempre caindo em sono profundo… Kkkkkkk.. E as veses estranhava pq na mesa nao dava sono… Kkk… Mas cheguei a pensar isso.. Mas aqui achei mutas outras coisas… Obrigado por quem escreveu esse post… ATT: Ray

    Responder

  9. Ameiiiiiiiii!Je1 vi e revi, e verei novamente.E cada vez que reejvo descubro algo interessante, inovador que estava oculto. Amei os desenhos, as tonalidades, os personagens je1 se3o edntimos, rsrs je1 estou sentindo um carinho enorme pelo dois a mfasica, ah! a mfasica! e9 aquela composie7e3o nova, harmoniosa, que parece que vocea conhece desde sempre, que remete, carinho, calma, raciocednio, fazendo com que vocea reflita sobre o que este1 lendo.A grana e9 P h o d a.. Sei que e9 um dos maiores obste1culos para quem tem talento e amor pelo que faz mas creio que voceas ficare3o alie1s je1 este3o famosos e como fazem o que sabem fazer bem feito e com amor a grana vire1 quando menos esperarem.O que tenho a dizer? Parabe9ns, parabe9ns, parabe9ns e parabe9ns, mesmo que ne3o sigam adiante espero que sim, quero ver o resto e outras histf3rias je1 faleu pelo trabalho, je1 amrcaram presene7a estou orgulhosa de voceas e sucesso, no que depender de mim divulgarei aos quatros cantos .Um abrae7o,Estela Rufino Tela –

    Responder

  10. Waldemar, devemos ser gêmeos.
    Leio a qualquer hora, tomo banho, abdominais e o sono me vence.

    Eu nunca consegui ler mais de duas páginas de um livro. Acreditem!!!

    Mas uma coisa me pareceu fazer sentido, lendo uma matéria similar, na super interessante: no computador, consigo ler mais.

    Se você resolveu seu problema, nos ajude!

    Boa matéria.

    Responder

  11. Atualmente faço faculdade na área de tecnologia, mas estou com muita dificuldade para acompanhar o curso, não consigo fazer minhas leitura devido o excesso de sono. Já fui no clinico, otorrino, neurologista e fiz todo tipo de exames solicitados por esses profissinais e nada. Durante minhas leituras quando o sono ataca, levanto tomo água, café, faço exercicios. Em seguida retorno a leitura após 10 a 15 minutos de leitura o sono volta com toda força, não sei mais o que fazer.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *