Você realmente sabe aproveitar os benefícios da leitura?

Quer saber onde você estará daqui a 20 anos? É simples, faça uma lista com os livros que você está lendo atualmente e terá uma ideia. Se ainda há dúvidas sobre os benefícios da leitura, continue a leitura do texto.

Ler, como você sabe, é uma atividade primordial na vida de qualquer pessoa. A biografia de muitas pessoas de sucesso mostrou que a guinada desses homens e mulheres aconteceu a partir da leitura de bons livros.

Por isso, se você ainda não leu nenhum livro este ano, sugiro que pare tudo o que está fazendo e visite imediatamente uma livraria!

Livraria

Eu tomei o gosto pela leitura desde muito jovem. O meu primeiro emprego estimulava a leitura de muitos livros ao longo de um mês. Na verdade eu trabalhava numa empresa decadente de vendas de peças para tratores.

Meu setor praticamente não tinha clientes e por isso eu passava boa parte do tempo lendo. Naquela época não existia celular ou internet ( felizmente ), por isso o melhor passatempo disponível era os livros.

Dizem que na infância, é fundamental criar o alicerce da leitura que, mais tarde, será fator decisivo nos estudos e na construção da memória (nossa bagagem de conhecimento). É verdade, mas também é verdade que não existe época para certa para despertarmos o prazer pela leitura.

Mas será que realmente sabemos aproveitar os benefícios de um bom livro?

Estamos preparados para absorver o conteúdo dos livros de modo realmente efetivo?

Para ajudar você a descobrir a resposta dessas questões, elaborei este texto que vai auxiliá-lo a refletir melhor sobre tudo o que a leitura pode proporcionar. Vamos conhecer?

Royalty-Free Stock Photography by Rubberball
Royalty-Free Stock Photography by Rubberball

Benefícios da leitura: do prazer à expansão do conhecimento

Certamente o hábito da leitura, sendo de ficção ou não-ficção, pode proporcionar um prazer inigualável. A imersão em universos, histórias e ideias que nos fazem enxergar outras realidades é um dos seus diversos benefícios, alicerçado por sua capacidade lúdica de autoconhecimento.

Mas não é apenas o prazer proporcionado pela leitura que faz dos livros ferramentas tão úteis de aprendizado. Os benefícios da leitura elencados a seguir devem nortear sua motivação no caminho para criar esse hábito tão importante para a mente e cognição.

Expansão do conhecimento

A expansão do conhecimento é uma das principais vantagens da leitura. Aumentar seu repertório cultural é de fundamental importância em qualquer âmbito da vida. Certamente é preciso escolher o conteúdo necessário para aquele momento, mas, de forma geral, ler jornais, revistas e bons livros é uma atividade que só tem a acrescentar com o tempo.

Treino da disciplina, foco e atenção

Outro excelente benefício da leitura é o treino da disciplina, foco e atenção. Você já se deparou com uma situação desagradável de ler uma página e, ao terminá-la, perceber que não entendeu nada do que foi lido?

Nesse caso, durante a leitura sua mente pode ter se dispersado por diversos motivos, e o importante é, dia após dia, treiná-la para que você se mantenha focado no texto. Se você tem muitas dificuldades de foco e atenção, tente determinar um tempo de leitura e de descanso (25 minutos de leitura focada seguidos de 5 minutos de pausa, por exemplo) e perceba que, com o tempo, sua mente vai se acostumar com essa tarefa.

Memorização

A leitura é um dos melhores exercícios para estimular a memória. Se for realizada da forma correta, inclusive com uma reflexão sobre o que foi lido e o já citado treino do foco, ela pode ser tão eficaz para estimular o cérebro quanto um jogo de xadrez ou palavras cruzadas.

Ler em voz alta também pode ser um exercício de memorização muito interessante, porque a repetição auditiva permanece por muito mais tempo na memória em comparação com o registro visual da palavra e a repetição mental. Fazer uma síntese verbal do que foi lido também pode ajudar muito no processo de aprendizagem.

Existem também técnicas mnemônicas que, aliadas com a leitura constante, podem ser ferramentas poderosas para ajudar a organizar e memorizar o conhecimento.

De forma geral, o hábito da leitura só tem a acrescentar positivamente. E o melhor: é indicado para qualquer fase da vida. Seja na infância, fase de descobertas; na vida adulta, repleta de desafios e estudos, e até na velhice, marcada pela contemplação e maturidade, a leitura é uma atividade que sempre traz novas descobertas.

Dificuldade para ler: organização do tempo

Se você não tem o hábito da leitura, eventualmente pode desenvolver uma grande dificuldade para encarar os livros da faculdade, do concurso ou mesmo para o lazer. Não encare essa dificuldade como falta de capacidade: a leitura é um exercício para a mente e, como toda atividade, precisa de algum tempo para ser consolidada como hábito.

Superada essa barreira, e com a intenção de criar uma rotina de leitura, é a hora de organizar seu tempo para dedicar-se a essa tarefa. Por exemplo, eu reservo todos os dias 30 minutos pela manhã para me dedicar à leitura.

Ainda com um dia a dia atribulado, é importante separar um período — ainda que seja de 20 minutos — para treinar a leitura. Você pode acreditar que não tenha tempo livre, mas reflita bastante sobre brechas que possam existir na sua  rotina. Elas podem estar onde você menos imagina, como no caminho para a faculdade ou trabalho, no horário de almoço ou até mesmo antes de dormir. Organize-se e procure se esforçar para manter a leitura nos horários definidos.

Essa é uma das melhores maneiras de se aproveitar os benefícios da leitura: dedicar-se todos os dias a ler um livro, de maneira focada e empenhada, e dispensar ainda alguns minutos para refletir e resumir o que foi lido. Esse hábito é essencial para aproveitar ao máximo a absorção de conhecimento e consolidação da memória.

Cadastre-se e receba dicas e materiais toda semana

Obrigado por realizar sua inscrição, acesse seu e-mail e confirme sua cadastro.

Leitura dinâmica: aproveitamento contínuo dos benefícios da leitura

leitura dinâmica é uma técnica que, se realizada da forma correta, eleva o rendimento e absorção do conhecimento pela leitura. Essa técnica consiste em ler muitas palavras em poucos minutos (o recorde mundial é de 2.284 palavras por minuto com 50% de compreensão!).

Mas ler muito rápido não significa deixar de entender o conteúdo. Por isso, o treino diário e específico, é fundamental para garantir a leitura dinâmica com o máximo de entendimento possível do que foi lido.

Você pode começar a praticar a leitura dinâmica simplesmente lendo mais rápido. Utilize o dedo indicador para ajudar a passar os olhos pelas linhas e impedir que você se perca. Gradualmente, tente ler mais rápido e, depois, escreva o que entendeu. Com treino e técnicas corretas, certamente em algumas semanas você estará lendo ainda mais rápido que hoje.

No entanto, assim como a leitura comum, a leitura dinâmica necessita de treino constante, além de muita disciplina e persistência. Se estiver difícil no início, e isso realmente pode acontecer, não desista! Com motivação e orientação certa, você conseguirá dar um up incrível na sua capacidade de leitura e retenção.

logo2w

Como você pôde perceber, a leitura pode trazer inúmeros benefícios para expansão do conhecimento e do aparelho cognitivo. Mas é importante considerar uma leitura constante, diária e focada, para que os resultados realmente sejam perceptíveis ao longo do tempo. E uma das formas de treinamento mais eficazes é a leitura dinâmica, muito interessante para quem quer treinar a memória e/ou precisa otimizar os estudos.

Quer saber mais sobre os benefícios da leitura dinâmica? Então confira este post e saiba mais sobre essa técnica que pode ajudá-lo a ler de forma mais rápida e consistente!

Viva bem. Lembre bem.

Ps.1: Você gostaria de ler até 3x mais rápido? Gostaria de convidar você a conhecer o meu curso de leitura dinâmica Fast Read.

Com esse método você poderá ler facilmente até 50 livros por ano:

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Acredito tanto na eficiência do método que se em 7 dias você não notar melhoras no seu nível de leitura, eu assumirei total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. O que você acha?

Clique aqui e saiba mais sobre o treinamento Fast Read!

Até a próxima.

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Ps.2: Quer ter acesso à outras informações? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

Curso Fast Read

9 Comentários


  1. Olá Renato boa tarde já estou me dedicando bastante mas ainda estou com algumas dificuldade mas creio que no decorrer dos dias vai passar e vai melhorar e lhe agradeço demais pôr está se preocupando com os alunos que fazem o seu curso de memorização obrigado professor Renato!!

    Responder

  2. Tenho muita dificuldade de concentração. Qual a técnica para melhorar meu rendimento?

    Responder

  3. Renato, seu trabalho é realmente fantástico.
    Poderia me indicar algum livro ou livros que me ajudaram a elevar minha produtividade pessoal e aprendizado? Desde muito obrigado.

    Responder

  4. Muito sábio da sua parte Renato, meus filhos aprenderam muito com suas técnicas, eu e meu marido somos analfabetos e você foi a ponte do sucesso das minhas “crias”, grata do fundo do meu coração!

    Responder

  5. O artigo sobre leitura dinâmica é essencial nesses tempos de agilidade tecnológicas.É boa aprendizagem
    Obrigado.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *