O que é o analfabetismo funcional e como transformar essa realidade?

O termo “analfabetismo funcional” é pouco utilizado e, da mesma forma, poucos compreendem sua extensão e as pessoas que ele afeta. Essa condição descreve indivíduos que, embora saibam ler e escrever, são incapazes de compreender efetivamente o que leem e de comunicar esse entendimento de maneira satisfatória. Você conhece alguém assim?

Analfabetismo funcional: uma estatística alarmante

De acordo com dados do Instituto Paulo Montenegro (IPM), apenas 8% das pessoas entre 15 e 64 anos são consideradas capazes de compreender plenamente o que leem e se expressar de forma compreensível. Isso significa que a maioria enfrenta dificuldades na leitura e na comunicação escrita.

Como o analfabetismo funcional desafia a educação?

Esse problema é especialmente preocupante entre os jovens e se manifesta em redações, provas e até mesmo na troca de e-mails do dia a dia. Muitos atribuem essa situação à falta de investimento na educação básica, tanto no setor público quanto no privado.

Salários defasados para os profissionais da educação, a infraestrutura precária nas escolas e a ausência de incentivo à leitura desde cedo contribuem para a disseminação do analfabetismo funcional.

Qual é a importância da compreensão na leitura?

A compreensão na leitura é de suma importância, pois possibilita o acesso ao conhecimento, o desenvolvimento da linguagem, o estímulo ao pensamento crítico e à resolução de problemas, a promoção da empatia e da compreensão social, além de ser essencial para o sucesso acadêmico e profissional.

leitura dinamica

Ela permite que as pessoas participem ativamente na sociedade, compreendam questões políticas e sociais e enriqueçam suas vidas através da exploração de uma variedade de textos. Em última análise, a compreensão na leitura é uma habilidade fundamental, que influencia positivamente muitos aspectos do desenvolvimento humano.

Como aprimorar a velocidade de leitura com compreensão

Ler rapidamente sem preocupação com a compreensão pode resultar na perda do prazer da leitura e do entendimento do conteúdo. A “leitura corrida” exige revisões frequentes e desperdiça tempo. Recomendo evitá-la, a menos que você domine técnicas de leitura dinâmica. Veja algumas orientações a seguir para conseguir colocar as técnicas em prática.

Calcule sua velocidade de leitura

Você pode medir sua velocidade de leitura contando quantas palavras lê por minuto. É simples: escolha um texto, inicie um cronômetro por um minuto e conte as palavras lidas. Isso ajudará a identificar seu nível de compreensão.

Leia regularmente

A prática constante é essencial para melhorar a velocidade de leitura. Dedique tempo regularmente para ler diferentes tipos de materiais, desde ficção até textos técnicos. Quanto mais você ler, mais rápido e eficiente se tornará.

Use o dedo ou um ponteiro visual

Às vezes, subvocalizamos (pronunciamos palavras mentalmente) ao ler, o que pode diminuir a velocidade. Use seu dedo ou um objeto (como um lápis) para acompanhar o texto à medida que lê. Isso ajuda a manter seu foco e a evitar.

Aumente a amplitude de visão

Treine seus olhos para percorrerem grupos de palavras em vez de palavras individuais. Isso pode ser feito olhando para o centro de uma linha de texto e, gradualmente, expandindo sua visão periférica para capturar mais palavras de uma só vez.

Reduza a revisão constante

Muitas pessoas têm o hábito de voltar atrás e reler partes do texto que já passaram. Isso retarda a leitura. Tente resistir à tentação de voltar e se concentrar em seguir em frente. Às vezes, a compreensão melhora quando você lê o texto como um todo em vez de fragmentá-lo.

Use Técnicas de Escaneamento

Para textos mais longos, como artigos acadêmicos, comece escaneando o conteúdo. Leia títulos, subtítulos e palavras-chave primeiro. Isso lhe dará uma visão geral do texto e permitirá que você se concentre nas partes mais relevantes.

Como a leitura dinâmica pode ajudar a combater o analfabetismo funcional?

O analfabetismo funcional, caracterizado pela dificuldade em compreender e aplicar habilidades de leitura e escrita em situações cotidianas, representa um desafio significativo. No entanto, a prática da leitura desempenha um papel fundamental no combate a esse problema, com vários benefícios notáveis:

  • Desenvolvimento de habilidades de compreensão: A leitura regular aprimora a capacidade de compreensão, capacitando os indivíduos a interpretar informações presentes em textos variados, desde instruções simples até documentos complexos;
  • Expansão do vocabulário: Através da leitura, as pessoas são expostas a novas palavras e conceitos, enriquecendo seu vocabulário e as tornando mais competentes na interpretação e no uso de informações escritas;
  • Aprimoramento da expressão escrita: Aqueles que praticam a leitura têm uma melhor compreensão das convenções da linguagem escrita, o que facilita a comunicação eficaz ao escrever;
  • Melhoria na comunicação: A leitura aprofunda a compreensão das sutilezas da linguagem, promovendo uma comunicação mais eficaz em contextos pessoais e profissionais;
  • Autonomia e tomada de decisões: A capacidade de ler e compreender informações possibilita que as pessoas tomem decisões informadas em áreas como saúde, finanças e educação, promovendo a autonomia;
  • Participação na sociedade: A leitura é essencial para a participação ativa na sociedade moderna, fornecendo acesso a informações vitais, como notícias, direitos civis e políticas públicas;
  • Estímulo à aprendizagem contínua: A leitura incentiva a busca constante por conhecimento, fomentando a aprendizagem ao longo da vida e mantendo as pessoas atualizadas em suas áreas de interesse.

Conheça nosso Curso Fast Read de Leitura Dinâmica e transforme a forma de aprender, livrando-se das dificuldades provocadas pela falta de compreensão dos textos e aumentando suas oportunidades em concursos públicos.

Curso Fast Read

8 Comentários


  1. Oi Professor, realmente é muito triste saber isso, mas o curso tem me ajudado bastante. Estou melhorando a cada dia.

    Obrigada…

    Responder

  2. Boa tarde Renato!
    Eu tenho interesse em ser aprovado em dado concurso público, mas as inscrições poderão ser iniciar no primeiro semestre de 2018, e gostaria de me sair bem nas provas. Com esse dado eu te faço a pergunta: qual é o tempo de resposta para o melhoramento substancial ?

    Responder

    1. Olá, Wallace. Há diversos fatores a serem considerados e os resultados dependem primeiramente de você e o método que irá utilizar para atingir o seu objetivo. Quanto ao método, no meu curso Estudo e Memorização não há mágica, mas o treinamento pode lhe fazer maravilhas.
      Os cursos são oferecidos hoje por um preço bem inferior ao seu real valor e mesmo assim, vários deles com descontos de 50%.
      //renatoalves.com.br/cursos_online.html
      Abraço

      Responder

  3. Estou aprendendo muito e percebo que estou bem mais esperta na memória .
    Obrigada

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.