4 Benefícios da leitura: Como ter um cérebro saudável e memória forte

No artigo de hoje, vou te contar 4 benefícios da leitura para a sua mente. Saiba como o hábito de ler mudará a forma como seu cérebro trabalha e quais as suas vantagens adotando uma rotina saudável com livros.

Benefícios da leitura

Somos estimulados diariamente a ler, na escola, no trabalho e mesmo quando saímos do mercado. Muito se fala sobre ser um bom hábito e hoje você descobrirá os melhores motivos para inserir a leitura em seu cotidiano.

A leitura melhora o funcionamento do seu cérebro

Imagem de cérebro em cima do livro vencendo corrida
Ilustração de como os estudos podem melhorar o desempenho do seu cérebro.

Diversos estudos comprovam esse benefício valioso. Um deles foi feito nos Estados Unidos, onde os pesquisadores descobriram que o hábito da leitura pode diminuir a redução do funcionamento do seu cérebro em 30%.

Isso quer dizer que o seu cérebro envelhece 30% mais devagar do que o das pessoas que não leem. Ou seja, esse estudo é uma prova de que uma das melhores formas de manter o seu cérebro potente mesmo na velhice é mantendo o hábito da leitura.

Outro estudo, também dos Estados Unidos, descobriu que ler estimula seu cérebro como se realmente estivesse vivendo aquela história. Os pesquisadores concluíram que as pessoas que leem ativam os mesmos neurônios associados à prática física da situação vivenciada pelos personagens na história.

É como se você se transportasse para o corpo do personagem. Por isso, quando lemos um livro de ficção, choramos, ficamos com raiva, ficamos apreensivos ou felizes. Criamos empatia com o personagem.

A leitura melhora a memória e a concentração

Mulher concentrada estudando pelo notebook.
Mulher desfrutando do benefício da concentração, proporcionado pela leitura.

Bom, assim como falamos sobre os efeitos da leitura no cérebro, outras funções cognitivas, como a memória e a concentração, também são afetadas pela leitura. Ou seja, ler também melhora a concentração e a memorização. Isso acontece por a leitura ser um ótimo treino de atenção.

Quanto mais você treina uma habilidade, melhor ela fica. Por isso, quem lê com frequência consegue memorizar as informações com mais facilidade, já que essa função é constantemente treinada quando você acompanha um livro. E o motivo é simples: dificilmente alguém lê um livro inteiro em um dia, geralmente, as pessoas fazem isso ao longo da semana. 

Enquanto você está lendo, absorve nomes, ambientes e diversos detalhes dos acontecimentos. Ao longo da leitura, essas informações são resgatada e o seu cérebro vai treinando a memória dia após dia.

A leitura desperta o senso crítico e a flexibilidade analítica

Mulher lendo livro gigante

Para você entender melhor esse benefício da leitura, vou te contar o Mito da Caverna, de Platão. 

Imagine um grupo de pessoas que viviam em uma grande caverna, com seus braços, pernas e pescoços presos por correntes. Elas ficavam com seus rostos virados sempre para a parede do fundo da caverna. Atrás delas tinha uma fogueira e outros indivíduos que transportavam objetos.

Ilustração do Mito da Caverna, de Platão.
Ilustração do Mito da Caverna, de Platão.

Como os prisioneiros ficavam virados para a parede, eles podiam ver apenas as sombras que eram projetadas devido ao fogo. Eles julgavam que essas sombras eram a própria realidade.

Até que uma certa vez, um dos presos conseguiu se libertar das correntes e saiu para o mundo exterior. No começo, ele ficou assustado com a luz do sol e a diversidade de cores fora da caverna. Depois, ele acabou se maravilhando com as novidades. 

Isso fez com que ele voltasse para a caverna para contar as suas descobertas para os seus outros companheiros.  Mas, as pessoas que estavam ali presas não acreditaram em nada e chamaram ele de louco. 

Para evitar que suas ideias atraíssem outras pessoas para a loucura, os prisioneiros mataram o fugitivo.

A moral da história é que o conhecimento expande a nossa mente. Apesar de o nosso personagem principal ter morrido na história, ele não estava mais acorrentado pela ignorância. É dessa maneira que a leitura pode te tirar do senso comum e libertar as suas correntes, para que você conheça o mundo à sua volta.

A leitura estimula a criatividade

imagem de mulher sobre torre de livros mostrando benefícios da leitura
Mulher sentada sobre torre de livros mostra como a leitura consegue ampliar sua visão.

Os livros são uma maneira de viajar sem sair de casa. Isso porque quando você lê uma história, imagina com detalhes aquele outro mundo. E, diferente de um filme, com efeitos visuais e sonoros, na leitura há um mundo invisível inteirinho para criar e explorar. 

Esse simples ato de imaginar pode te ajudar mais do que você pensa, pois você apura o seu senso criativo, ajudando a criar soluções para contornar ou resolver os problemas com mais facilidade.

Como usufruir dos benefícios da leitura?

Comece lendo cinco ou dez páginas por dia, e vá aumentando essa quantidade conforme se sinta confortável. Quando você menos esperar, a leitura já fará parte da sua vida e você aproveitará todas essas vantagens que eu te contei no artigo de hoje.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com um amigo. Conheça os livros sobre leitura e aprendizado que transformarão o seu jeito de lidar com sua mente, aumentando seu potencial e melhorando sua concentração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.