4 Dicas e motivos para ter uma leitura eficiente

É fato reconhecido que ler possui inúmeros benefícios, como melhora na criatividade e no funcionamento do cérebro. Mas, pouco é dito sobre as vantagens de ter uma leitura eficiente e de como ela se diferencia de uma leitura normal.

Vamos supor que você encontre um tempo na rotina e pegue um livro aleatório para ler enquanto um milhão de coisas acontecem ao seu redor. Ao terminar, guarde o livro para retomá-lo futuramente. Será mesmo que você usufruiu de todos os benefícios dessa leitura?

Aqui, serão apresentadas dicas e motivos para se adotar um método de leitura eficiente, descobrindo o melhor que se pode obter ao ler.

O que é uma leitura eficiente?

A leitura eficiente pode ser tanto um método quanto uma característica da leitura. Ler de forma que todo o conteúdo seja absorvido e estabelecer um senso crítico e interpretativo sobre o livro pode ser chamado de leitura eficiente.

Porém, aqui vamos tratar desse conceito como uma técnica de alcance de máximo desempenho na leitura. Neste contexto, a leitura eficiente é agregar foco, rotina e treinamento de memória para criar o hábito de sempre atingir os objetivos desejados ao ler.

Como ter uma leitura eficiente?

Para alcançar uma leitura eficiente, é preciso estar decidido a mudar hábitos e a inserir os livros na rotina diária.

Pessoas de sucesso costumam praticar a leitura como uma atividade diária e não como uma alternativa para quando não se tem mais nada a fazer. Segundo a revista Exame, por exemplo, Bill Gates costuma ler por três horas todos os dias nas suas férias. Viu? Mesmo nos momentos de lazer, ele possui uma rotina de leitura.

No começo, pode ser difícil. Por isso, o leitor deve se conscientizar do que o afasta de uma leitura eficiente e começar a adotar novas práticas o quanto antes.

É importante treinar para ter uma boa leitura?

Sim, para ter uma leitura eficiente, é necessário treinar. O ser humano tende a gastar o mínimo de energia possível e isso não afeta apenas as atividades físicas, mas também as intelectuais. Então, a leitura de valor só pode ser alcançada com muito treino para vencer, principalmente, a preguiça mental.

Dicas e motivos para ter uma leitura eficiente

Abaixo você fica sabendo de quatro dicas para começar a treinar a leitura eficiente agora mesmo e os motivos pelos quais você deve tentá-las.

Mantenha a sua leitura ativa para desenvolver um bom hábito

Ao pegar um livro, o leitor tem duas escolhas: apenas ler o que está escrito ou se envolver com o texto para que a experiência se torne um aprendizado.

Mas como se envolver com o texto? Ao começar, é preciso refletir sobre o conteúdo, questionar os valores apresentados e perceber como a escolha de palavras ajuda o autor a alcançar a sua mensagem. Assim, o leitor se aproxima do hábito da leitura eficiente, absorvendo os pormenores do livro e o jogo de sentidos construído pelo autor.

Pesquise as palavras que não conhecer para aumentar o seu vocabulário e se comunicar melhor

Um dos principais motivos para manter o hábito da leitura é o aprofundamento do aprendizado da língua. Entretanto, isso não vai acontecer se o leitor apenas passar os olhos pelas palavras que desconhece, ignorando-as.

Portanto, para uma leitura eficiente, pesquise o significado de cada palavra nova. Se possível, vá além. Anote essas palavras e tente integrá-las ao seu vocabulário.

Foque! Fique longe do celular para melhorar a sua concentração

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, ouvidos pelo jornal americano The Washington Post, determinaram que leva uma média de 23 minutos para uma pessoa recuperar sua atenção após uma distração no ambiente de trabalho.

Mesmo se esse tempo for menor em relação a atividades feitas em casa, ainda é preciso considerar que, após mudar o foco olhando para o celular, a atenção não voltará imediatamente. Até que o leitor retome do ponto onde estava na leitura e comece a se aprofundar, um tempo precioso foi perdido.

Pensando do ponto de vista da leitura eficiente, é praticamente impossível que o leitor questione o texto, analise palavras e ainda tenha pausas de 20 minutos para retomar a atenção a cada vez que olhar para o celular. Desta forma, mantenha o aparelho desligado para não sofrer a tentação de olhá-lo.

Determine prazos de leitura para aprimorar panejamentos e alcançar metas

Por último, o leitor que busca uma leitura eficiente não quer ler só por ler. Ele tem um objetivo e para ser alcançado, precisa de um plano.

Veja quanto tempo possui na sua rotina e em quais horários será mais fácil obter concentração total. Em seguida, defina esse tempo como o momento da leitura.

Também estabeleça um cronograma de adaptação. No primeiro dia, você pode ter a meta de ler 10 páginas, no segundo, leia 15 páginas, no terceiro leia 20 e assim por diante.

Criar hábitos é um processo que pode parecer demorado, mas com determinação, eles são estabelecidos sem que o leitor perceba. Se você tem interesse em conquistar uma leitura eficiente, temos outras dicas no blog que vão facilitar a sua jornada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.