Dicas para facilitar seu hábito de leitura

Por ser autor de diversos livros, muitas pessoas me contam que gostariam de ler mais livros, e me solicitam dicas para estimular o hábito de leitura. Em primeiro lugar, busque o prazer ao ler: ainda que seja uma leitura densa, dolorosa e triste, há prazer em compartilhar esses sentimentos todos em comunhão artística com o autor e os outros leitores. Pensando em você deixei abaixo algumas dicas úteis de como ter o hábito de leitura como objetivo e manter o seu prazer:

O Hábito de leitura é construído

1. Tenha um livro consigo

Sempre surge a oportunidade de avançar na leitura de um livro, seja na fila do banco, no ônibus ou em algum outro momento inesperado.
Atenção: não vá se tornar uma pessoa antissocial. Às vezes uma boa conversa pode ser melhor para passar o tempo. Para esse item, prefira livros pequenos, fáceis de carregar.

2. Cuide de seus olhos

A não ser que você já domine o braille, vai preferir manter seus olhos em ótimo funcionamento. Esteja atento e faça exames periodicamente. Se precisar usar óculos, use. Fique bem informado sobre seus olhos.

3. Tenha meios alternativos de leitura

A tecnologia fornece diversas alternativas para atualizar as leituras. Ler na tela do computador pode ser desconfortável, mas já existem formas de ler bons livros, um pouco de cada vez, recebendo pequenos trechos de cinco minutos por em seu email diariamente. Você sabia que até mesmo em seu celular você pode ler livros.

4. Aperfeiçoe a sua leitura

De que adianta ler se você mal lembra da história um mês depois? Para ler um livro velho como se fosse novo? Bem, a ideia não é má e reler um bom livro sempre é bom, mas se você quer reter mais de tudo aquilo que lê, escolha uma maneira de fazer isso.

5. Aprenda de uma vez por todas como funciona um agregador de feeds

Vamos assumir que, se você está lendo este artigo, você lê blogs. Se lê blogs e ainda não sabe usar um agregador de feeds está muito atrasado e está perdendo tempo ao ter sempre que acessar os seus sites preferidos para saber se eles já foram atualizados ou não. Possivelmente, está perdendo até mesmo textos interessantes. E, muito provavelmente, de blogs que falam de livros, literatura ou que fazem literatura propriamente dita. Aprenda de uma vez a utilizar um agregador de feeds.

6. Prefira livrarias com bons atendentes

Nem sempre os vendedores de livrarias são as melhores pessoas para indicar livros, mas sempre há aquele profissional que se destaca. É aquele que conhece seus gostos e sabe indicar de forma certeira um livro de que você vai gostar.

Ou ao menos lhe avisar quando aquela edição que você tanto espera chegou na loja.

Em geral, essas pessoas estão nos sebos. Mas há também livrarias com profissionais assim como, em Curitiba, a do Chain e a, infelizmente fechada, do Eleotério.

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

7. Saiba fazer pequenos reparos em livros

Nem sempre vale a pena. Livros são feitos hoje como um produto qualquer e muitos não valem um centésimo da árvore de onde saiu sua celulose. Mas o bom leitor tem sempre uma ou outra edição rara ou feita com aquela arte que mais não há. Para esses, saiba fazer pequenos reparos e como secá-los no caso de molhados.

8. Saiba como guardar seus livros

A melhor maneira de conservar um livro é não o guardando, mas fazendo com que ele circule de mão em mão. O objetivo de um livro é conservar o conhecimento para que esse conhecimento se propague. Guardá-lo em uma estante para o resto da vida é o mesmo que queimá-lo. Mas se você não for capaz de tal generosidade, aprenda a conservar seus livros.

9. Tenha ao menos um desafio para cada ano

Escolha uma grande obra que ainda não tenha lido e comprometa-se a lê-la.

10. Leia menos para ler mais

Se você lê até o ponto de ficar cansado ou de passar os olhos sobre a página sem que se lembre ou tenha consciência do que acabou de ler, algo está errado. Você precisa aprender a parar de ler antes que isso aconteça para que seu horizonte de leitura se amplie e para que a leitura sempre esteja associada a uma atividade gratificante. Lembre-se: para ler mais, leia menos, mas com mais qualidade.

Gostou das dicas? Não deixe de comentar o post e aproveite para conhecer o Fast Read, no curso eu lhe ensinarei de maneira prática, técnicas que possibilitaram que você leia até 3x mais rápido e com isso você conseguirá ler facilmente mais de 40 livros por ano. As aulas por serem on-line, podem ser assistidas no seu celular, tablet, computador ou Smart TV.

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Eu acredito tanto na eficiência do meu método que além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial.

Se em 7 dias, depois de aplicar o meu método, você não estiver estiver satisfeito, eu assumo total responsabilidade e devolvo 100% do seu investimento. Invista em você, clique aqui e comece agora agora mesmo o treinamento!

Quer ter acesso a mais dicas? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e inscreva-se no meu canal no Youtube.

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Curso Fast Read

6 Comentários


  1. O que são agregadores de feeds?
    Onde posso aprender a fazer pequenos reparos e secar algum livro?
    Como conservo um livro?

    Responder

  2. tudo isso é par mim vou tentar mudar Renato um abraço obrigada Deucelia

    Responder

  3. Não consigo estudar mais quero ..Quando chegar tempo de avaliação sofre

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.