A importância do Revisor

“HJE É UN DIA INSPECIAL!”. Dizem que o revisor é um caçador de distrações. Na verdade é um profissional altamente qualificado que trabalha nos bastidores de jornais e editoras. É ele que garante a qualidade dos textos literários e jornalísticos que saboreamos todos os dias.

Para você qual a importância do Revisor?

É uma espécie de Coaching Ortográfico que todos nós um dia deveríamos experimentar.

Sou um cara de sorte. Se é verdade que Deus coloca as pessoas certas em nossos caminhos, então fui privilegiado ao ter a sorte de trabalhar por mais de 10 anos com um revisor profissional, Sr. Innocente Chiaradia. Ele foi meu chefe e hoje é um grande amigo ao qual devo muito de minha qualidade como autor.

Lembro-me das minhas primeiras aventuras no exercício da escrita. Eu entrava em sua sala com um calhamaço de papel pedindo uma revisão e dias depois ele me devolvia recheados de anotações marcadas com o vermelho típico das canetas Bic.

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

Ele fazia questão de, calmamente, me explicar cada das suas observações, página por página. Confesso que naquelas horas minha vontade era de cavar um buraco e me enfiar dentro.

O “seu Innocente”, como gostava de chamar, era gentil, e me dizia com toda delicadeza que todos aqueles erros eram meros “erros de digitação” atribuídos a esses “teclados pequenos, modernos…”.

Ele sutilmente me iludia para tirar o foco daquilo que na verdade não passava de uma grande “limitação gramatical” que emperrava meu cérebro.

Passaram-se os anos e evidentemente eu soube aprender com meus erros. Hoje sou autor de oito livros que somados já ultrapassaram 500 mil cópias. Um dos últimos lançamentos, Faça seu Cérebro Trabalhar para Você – Editora Gente é o ápice da minha carreira de escritor.

Ele trouxe um Renato Alves muito mais preparado, capaz de fazer um texto bem mais envolvente, objetivo, criativo e didático.

Até hoje tenho recebido ótimos feedbacks do novo livro e isso é prova de que eu realmente amadureci como escritor. Mas um escritor nunca está totalmente formado e por isso acho que tenho muito que melhorar.

Dizem que escritor é como um bom vinho. Quanto mais envelhecemos, melhor ficamos…

O convívio e a influência de um bom revisor me fez pular algumas etapas. Hoje eu consigo produzir um texto, digamos, degustáveis, sem ter envelhecido tanto assim.

Devo minha qualidade de autor ao convívio que tive com um revisor profissional. Por isso deixo aqui meus parabéns ao guru, coach, amigo, Sr Innocente e a todos os revisores de todos os jornais e editoras do país.

28 de Março, dia do Revisor.
Parabéns pelo seu trabalho, parabéns pelo seu dia!

Gostou do texto? Não esqueça de comentar abaixo e indicar para um amigo. Quer receber mais dicas? Curta a minha página do Facebook e inscreva-se no meu canal no Youtube.

Aproveite e conheça o meu método de leitura dinâmica, o curso FastRead, como incentivo por acreditar tanto na eficiência do meu método, além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia mais que especial.

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. O que você acha? Clique aqui e comece agora mesmo a sua caminhada rumo ao seleto grupo de pessoas que conseguem ler tranquilamente mais de 50 livros por ano.

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Curso Fast Read

2 Comentários


  1. Belo texto!!
    É uma alegria perceber que há pessoas que valorizam a profissão de revisor e entendem esse papel de parceria!

    Acredito que a maioria das pessoas vê no revisor apenas um “caçador de erros gramaticais” e não alguém que auxilia o autor a dizer o que ele queria de forma clara, objetiva e agradável.

    Sucesso em seu trabalho! Seu texto está bem agradável de se ler!

    Responder

  2. Fico feliz que haja autor que pense como você; agradeço até, pela gentiliza com que se refere a meu ofício. Haveria grande benefício para os leitores se maior número de autores passassem a ver no revisor um colaborador, um assessor e um parceiro. Cordial abraço!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.