Você sabia que o ENEM pode ser seu passaporte para a Europa?

Calma, você não leu errado, o ENEM pode ser seu passaporte para a Europa. Todos os anos milhões de jovens participam do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – no intuito de garantir um bom desempenho e consequentemente uma cobiçada vaga das milhares nas instituições de ensino que utilizam a nota da prova como critério para selecionar os futuros universitários.

Outros tantos também alimentam o sonho de ter uma formação fora do país, conhecer novas culturas e projetar uma vida de mais qualidade. Saiba que tudo isso pode ser possível se você atingir ao menos 600 pontos na prova do Enem!

Sinta-se privilegiado! Pouquíssimas pessoas têm esta informação!

O ENEM pode ser seu passaporte para a Europa. Confira!

Muitos candidatos encaram a oportunidade como única para morar fora do Brasil e de quebra concluir o curso em uma instituição internacional. Estamos falando do país-irmão Portugal, que desde 2014 começou a aceitar as notas do Enem como forma de avaliação para o ingresso nas mais diversas áreas de graduação. Desde então a quantidade de faculdades parceiras só aumenta, bem como o volume de pessoas interessadas em atravessar o oceano atlântico rumo ao novo caminho profissional.

De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Belta, associação que reúne todas as entidades que oferecem cursos e intercâmbios, o crescimento do número de pessoas que buscam uma chance de estudar no exterior cresceu 82% e movimentou mais de 2 bilhões de dólares em 2016.

Diante da expansão notável dessa nova demanda, a brasileira Cristiane Lazoti, que reside em Lisboa há três anos, decidiu criar o portal EduPortugal, uma iniciativa que surgiu das próprias experiências vividas por ela.

“Antes de chegar aqui, fiz inscrição para um mestrado em Portugal. A instituição que escolhi, que é uma das melhores no ranking do país, não soube esclarecer o processo correto de candidatura e tampouco a questão do visto, além de uma demora excessiva na resposta aos meus e-mails. A consequência dessa péssima experiência foi que perdi dinheiro, o curso e, principalmente, senti-me desamparada num país estrangeiro”, revela.

Os problemas e dificuldades que os estudantes enfrentam quando estão pleiteando uma jornada de estudos no exterior são enormes e boa parte dos estudantes sofre por falta de orientação.

Já bem antes de 1500 os portugueses provavam ao velho mundo que sonhar e desbravar é possível. Nossos compatriotas e suas naus podem servir de inspiração e motivação para milhares de jovens com apetite para estudar e de quebra realizar o sonho de atravessar o oceano azul e pisar em solo Europeu!

Ouçam o que digo ‘’marujos’’, esta aventura, além-mar não é para qualquer um. A tripulação que concorre a este embarque rumo à formação, profissionalização e a estabilidade financeira começa por aqui mesmo, no Brasil.

A cada ano, o ENEM fica mais difícil e a concorrência mais acirrada por uma vaga nessa viagem!  Então eu pergunto: Como você está se preparando para o ENEM 2018?

Mesmo sendo um marujo de primeira viagem, saiba que existem técnicas de estudo e planejamento estratégico para aprender e memorizar as matérias. Em meu curso Estudo e Memorização, deixo tudo à disposição daqueles que querem realmente a aprovação. Essas são inclusive as táticas utilizadas pelos lobos-do-mar do ENEM e diversos concursos públicos e vestibulares, verdadeiros piratas do conhecimento e da redação que não dispensam bons livros e métodos de memorização.

Eu sou O ‘’Capitão Renato Alves’’, primeiro recordista brasileiro de memorização, autor de 8 livros e há 20 anos ajudo a transformar milhares de estudantes ‘marujos de primeira viagem’ em imediatos confiantes, sempre com a proa voltada para o futuro. Embarque nesta leitura que os ventos estão a seu favor! 

Prestem atenção! Não dar a importância adequada ao plano de estudos é fatal para quem quer obter êxito na nota final do exame e de quebra atingir as médias necessárias para ingressar em uma universidade de renome, seja no Brasil ou no exterior.

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

Confira abaixo a lista de universidades Portuguesas que aceitam o ENEM:

Universidade de Coimbra (26/5/2014);
Universidade de Algarve (18/9/2014);
Instituto Politécnico de Leiria (24/4/2015);
Instituto Politécnico de Beja (10/7/2015);
Instituto Politécnico do Porto (26/8/2015);
Instituto Politécnico de Portalegre (8/10/2015);
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (9/11/2015);
Instituto Politécnico de Coimbra (24/11/2015);
Universidade de Aveiro (25/11/2015);
Instituto Politécnico de Guarda (26/11/2015);
Universidade de Lisboa (27/11/2015);
Universidade do Porto (9/3/2016);
Universidade da Madeira (14/3/2016);
Instituto Politécnico de Viseu (15/7/2016);
Instituto Politécnico de Santarém (15/7/2016);
Universidade dos Açores (4/8/2016);
Universidade da Beira Interior (20/9/2016);
Universidade do Minho (24/10/2016);
Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa (16/3/2017)
Instituto Politécnico de Bragança (6/4/2017)

Veja o vídeo onde eu explico como você irá usar o Enem para ir para estudar na Europa

Veja outras dicas que podem ajudar você a estudar na Europa:

Conheça seus status:

Na maioria dos casos, as pessoas têm rotinas muito extenuantes. Isso envolve trabalho, relações profissionais e pessoais, enfim, tudo o que ocupa sua cabeça no dia a dia. Saber como funciona seu cotidiano é importante para dar início a uma mudança de hábito e postura. Quanto tempo se dedica para uma tarefa específica? Quais são seus horários de trabalho? Nos momentos de descanso qual é sua prioridade? Esses e outros questionamentos vão lhe ajudar a buscar soluções diferentes para os novos anseios.

Plano de Estudos:

Após ter feito uma organização pessoal e mental, é necessário dar foco para o planejamento de estudos e concentração. O curso Estudo e Memorização, possui os mecanismos essenciais para que você amplie sua predisposição em fixar mais conteúdo e armazenar as informações que farão a diferença nos momentos decisivos de sua caminhada.

Quais são seus objetivos?

Faça perguntas para si mesmo, do tipo “Qual curso quero seguir?”, “Quanto tempo tenho para o exame final?”, ou “Qual profissão exercerei com maior satisfação?”. São questionamentos simples, mas que precisam estar claros para planejar o futuro aqui ou em outro país. Não leve em consideração somente o caráter financeiro e jamais deixe de pesquisar e obter informações sobre todo o processo.

Procrastinação

Inimigo número um de qualquer projeto de vida é a preguiça, física e principalmente mental. A frase “Amanhã eu faço” deve ser deletada do seu sistema. A sensação que o ‘deixar para depois’ causa é bastante negativa em nossa mente. Dentro do planejamento você deve estabelecer horários e prazos, assim, criará um senso de responsabilidade que o ajudará no combate à procrastinação.

Antes desse artigo você sabia que o Enem pode ser seu passaporte para a Europa? Espero que você tenha gostado dessas dicas simples, porém funcionais de como ter resultados mais positivos e transformadores nesse projeto audacioso de atravessar o mar e se formar na Europa.

Não esqueça de deixar o seu comentário abaixo, aproveite para conhecer o meu curso Estudo e Memorização.

No Estudo e Memorização, curso com mais de 50 mil alunos inscritos, eu lhe ensinarei de maneira simples e prática, tudo o que você precisa para se dar bem nos estudos. As aulas por serem on-line, podem ser assistidas facilmente no seu celular, tablet, computador ou Smart TV.

Eu acredito tanto na eficiência do meu método que além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial.

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Se em 7 dias, depois de aplicar o meu método, você não estiver mais concentrado nos estudos, memorizando com mais facilidade as matérias, eu assumo total responsabilidade e devolvo 100% do seu investimento. O que você acha? Clique aqui e conheça agora o mesmo!

Quer ter acesso a mais dicas? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e inscreva-se no meu canal no Youtube.

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Curso Estudo e Memorização

11 Comentários


  1. Gostei muito do texto Professor Renato Alves. Ótimas dicas. Mais motivação para seguir com os estudos e quem sabe com a nota do Enem de 2017 ir para a Europa…

    Responder

  2. Muito Legal!
    Não sabia, com certeza preciso me dedicar mais ao Enem desse ano sabendo desta notícia.

    Responder

  3. Nossa professor, eu não sabia disso. Quero saber mais sobre o curso para me preparar. Valeu!!!

    Responder

  4. A dedicação é fundamental em qualquer coisa que se deseje alcançar, pois sonhos todos temos, infelizmente coragem e garra para ir atrás, poucos. Ótimo texto Professor Renato, as dicas foram valiosas.

    Responder

  5. Seguirei essas dicas e vou adquirir o curso do Professor para tirar o proveito máximo nesse ENEM 2018.

    Responder

  6. Caraca! Esta juventude acha que não precisa ler…ao mesmo tempo é louca para ir embora para o Exterior ( em tempo, nisto não estão errados)…mas, não entendem que – seja qual for o seu destino – o caminho passa pelo SEMPRE PELA EDUCAÇÃO. A matéria prova isso, pergunte para 10 jovens, 10 professores, 10 jornalistas…ninguém sabe disso…só divulgam trajédias e mazelas neste país. Parabéns ao autor.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.