Brasil é o segundo em depressão e ansiedade nas Américas: Saiba o que isso tem a ver com seu projeto de aprovação em concursos

Atualmente não é novidade, quase todos sabem o quanto a depressão e a ansiedade podem literalmente para a vida de uma pessoa, mas especificamente no seu projeto de aprovação em concursos o que isso pode significar?

O clima não anda bom? Atitudes simples e planejadas podem revitalizar e melhorar sua memória e contribuir para seu projeto de aprovação.

Os números recentes da OMS – Organização Mundial de Saúde – mostram que a depressão atinge atualmente 4,4% da população mundial, o equivalente a 322 milhões de pessoas sofrendo com esse transtorno. Infelizmente, com os adventos da modernidade, esses números não param de crescer, até porque atualmente as pessoas têm mais acesso aos atendimentos clínicos e assim os especialistas conseguem mensurar com mais qualidade os dados. E o número não para de crescer. De 2005 até 2015, o aumento foi de 18,4%. Nesse cenário preocupante, os dados revelam que o Brasil é o país com maior prevalência da doença na América Latina e o segundo das Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. São 5,9% de depressivos, o que corresponde a 11,5 milhões de brasileiros.

Além da depressão, a ansiedade e o estresse também são distúrbios que afetam mais de 18 milhões por aqui e outros 264 milhões de pessoas no mundo. Um levantamento muito importante e grave ao mesmo tempo. São problemas como esses que geram resultados extremamente negativos em nossos objetivos, pois muitas vezes – sem perceber, deixamos que eles tomem conta de nossas mentes. A chave para evitar que esses ‘inimigos da mente’ definam negativamente as expectativas e planos que objetivamos construir, está na força de atitude que cada um deve ter para resgatar a potencialidade original e crescente dos benefícios de um cérebro revitalizado e atualizado.

Me dedico há quase 22 anos nos estudos das habilidades que nós seres humanos possuímos de memorizar informações, estabelecer foco e concentração para desempenhar o melhor papel possível naquilo que nos propomos a fazer seja a aprovação em uma prova ou concurso, gerir uma empresa ou administrar o emprego, a casa e os filhos como é o caso de muitas mães brasileiras.

Sou o professor Renato Alves, pesquisador mnemônico, autor de 8 livros best-seller e maior autoridade no Brasil quando o assunto é memorização, e neste artigo quero que fique atento para algumas mudanças de comportamento pontuais que irão afugentar os sintomas mais terríveis desses temidos distúrbios.

ENTENDA QUEM SÃO OS INIMIGOS DIÁRIOS DA SUA MEMÓRIA

Agora que você já conhece a realidade atual e o número gigantesco de pessoas que convivem com os prejuízos trazidos pela depressão, estresse e ansiedade, que tal fazermos uma autoavaliação para saber se os chamados ‘estressores’ estão planejando um ataque em massa contra sua memória e disposição. Vamos juntos?

Primeiro vamos entender o que é um estressor, ok? Qualquer ação ou acontecimento que lhe provoque irritação, estresse, ou ameaça, é um elemento potencializador de estresse, e sua natureza pode ser física ou psicológica. A Psicologia classifica-os em três categorias: acontecimentos vitais (life-events), diários menores e situações de tensão crônica. Os life-events, são aqueles estressores que dependem da participação do indivíduo para ocorrer, ou seja, a forma como você se porta perante as relações interpessoais pode ou não gerar contextos desfavoráveis para si mesmo. Há também as razões externas que independem da sua participação, como por exemplo, a morte de um familiar ou amigo próximo, fatos que causam tristeza, inconformismo, etc.

Já os acontecimentos ‘diários menores’ são aquelas situações que provocam estresse e ansiedades cotidianas, como aguardar em um fila na lotérica, perder a chave do carro, o som do despertador no celular ou a briga dos vizinhos, entre diversas outras situações.

Por fim, as circunstâncias de tensão crônica motivam uma perturbação mais intensa e prolongada. Um exemplo: ter uma relação conjugal conturbada, mantida à base de agressões verbais, um emprego estressante, desentendimentos e desunião entre parentes e amigos íntimos, o que certamente acarreta sérios efeitos psicopatológicos.

Além de entender mais sobre como seu cérebro absorve determinados estímulos e provocações, e qual é a reação comum nos momentos de estresse, é importante também observarmos que todos, sem exceção, experimentamos algum nível de cansaço mental em algum período da vida e que cada indivíduo reage de maneira diferente.

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

COMO O CÉREBRO REAGE ÀS INVESTIDAS DOS ESTRESSORES?

Momentos de agitação e ansiedade levam o nosso organismo a um estado de confusão e insegurança. Você já se sentiu bastante nervoso antes daquela apresentação do trabalho para os colegas da faculdade ou da empresa? Não conseguiu lembrar de metade dos tópicos que tinham de ser mencionados?

Nomes, datas e seu próprio número de telefone ou da sua companheira e filhos não estão de prontidão em sua memória? Pois bem, isso ocorre porque a adrenalina está tão alta que encobre e suprime as atividades relacionas à memória de curto prazo, impedindo o raciocínio lógico e a concentração.

estresse

Seja ao esquecer o celular ou a chave, qualquer tarefa se torna dispendiosa quando o uso da memória está comprometido, não é mesmo?

Quando nos sentimos pressionados, somos capazes de imaginar milhares de possibilidades, quase sempre fantasiosas, mas não nos damos conta de que estamos alimentando nossa mente com o que há de pior: a ansiedade.

A frequência cardíaca dispara, a pressão arterial sobe, o corpo ativa um estado de alerta geral e em seguida perdemos o controle de nossas emoções. Muitas pessoas relatam que sentem uma vontade enorme de ir ao banheiro antes da prova do vestibular ou concurso público, tudo porque se deixam levar pelos reflexos negativos da preocupação excessiva, o que mostra explicitamente a falta de preparo e controle emocional, imprescindíveis nos dias atuais. O corpo reage quimicamente e começa a dar ordens para você iniciar o descarregamento de fatores estressantes naquele momento, entre eles: urinar. Ao entender o funcionamento lógico do organismo – como um computador – fica mais fácil entender suas reações e controlá-lo. Você pode encontrar tanto o ‘delete’ como o ctrl C + ctrl V da sua mente, acredite.

FORTALEÇA A MEMÓRIA E SEU PROJETO DE APROVAÇÃO EM CONCURSOS ESTARÁ MAIS PRÓXIMO DE SER REALIZADO

Depois de tantas explanações práticas de como somos atacados diariamente por estes inimigos cruéis que saqueiam nossas habilidades de memorização, foco e concentração, imagino que queiram conhecer algumas dicas e estratégias para eliminar e neutralizar os prejuízos causados pelos transtornos citados acima, não é mesmo? Vamos lá!

A primeira orientação diz respeito à alimentação. Alimentos ricos em vitaminas do complexo B e Ômega 3 (Abacate, salmão, nozes, amêndoas), frutas como o morango, uva, mirtilo e acerola possuem alta função antioxidante. Quer aumentar a irrigação do sangue no cérebro? Espinafre. Quer combater o envelhecimento e rejuvenescer as células do seu corpo? Tomate e ovos colaboram e muito. Claro que todos estes alimentos que exemplifiquei devem ser consumidos dentro de uma dieta planejada e sem exageros.

Além de ter uma alimentação saudável, o corpo também exige constante estímulos. Estou falando de atividade física regular. Descarregue toda a adrenalina nas caminhadas pelo bairro, nas corridas em torno do campo de futebol da cidade, exercícios que lhe traga prazer: curta seu cão, filhos e sobrinhos no parquinho, ouça música de frente para o lago da cidade, veja um pôr-do-sol e curta isso de verdade pelo menos uma vez na vida. Assim, sua mente ficará livre do excesso de substâncias nocivas e irá se energizar e criar um ‘dome’ impenetrável de proteção positiva.

Após um dia de trabalho e estudos, nada mais justo do que colocar a cabeça no travesseiro e dormir por horas seguidas, não é mesmo? O sono é essencial para que o metabolismo desacelere e não comprometa as funções de armazenamento e reciclagem de informações por parte da memória. Em outras palavras, boas noites de sono podem salvar a sua mente!

Para que a blindagem seja completa e eficaz, o autoconhecimento vai lhe ajudar a criar um manual mental sobre como seu corpo funciona, ou melhor, quais medidas tomar quando algo não está bem. Reconhecer sintomas e fraquezas são diferenciais para quem quer dar um basta no estresse, ansiedade e depressão. A partir daí, tenho a certeza de que sua vida começará a mudar para melhor!

Aprovada USP

Portanto, se você busca uma conquista na empresa onde trabalha, uma relação mais amistosa e produtiva com seus amigos e familiares, ou alavancar sua jornada nos estudos, tenha em mente que a potencialização das suas capacidades cognitivas pode começar hoje mesmo, sem maiores obstáculos. Só depende de você!

Você quer ser aprovado e deseja fazer isso de forma consistente, ou seja, transformando o seu sonho em um projeto de aprovação em concursos?

Saiba que isso é possível e você merece. Então clique faça agora sua inscrição rumo ao sucesso no curso Estudo e Memorização, ou se preferir confira antes alguns depoimentos de alunos que foram aprovadas em diversos concursos.

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. O que você acha? Clique aqui e comece agora mesmo!

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Quer ter acesso a mais dicas? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e inscreva-se no meu canal no Youtube.

Curso Estudo e Memorização

18 Comentários


  1. Reeducação alimentar: tenho que começar.
    Atividade física: retomar.

    Obrigado pela lembrança.

    Responder

  2. Obrigado professor pelas dicas. É muito importante levarmos uma vida bem, para que tudo possar ser um resultado positivo. Já comprei o livro, não pergunte se ele estudou e estou contente na espera desse livro em minha casa, e em breve vou adquirir os cursos.

    Responder

    1. Sou universitária e sei o quanto a ansiedade atrapalha… Seus vídeos e dicas e livros tem ajudado muito e mudado muita coisa na minha vida S2

      Responder

  3. Renato. o meu maior sonho é ser aprovado em um concurso público. eu seria eternamente grato se podesse contar com sua ajuda. muito obrigado e um forte abraço…………

    Responder

  4. Grande texto Renato! Vida social e atividade física realmente são parte da preparação para concurso. Não basta estudar, a vida saudável ajuda no momento da prova e no dia a dia de estudos. Seu trabalho é importante porque contesta a pregação de muitos professores que pressionam com excesso de rigor a rotina exaustiva de estudo.
    Porém, o mais importante, na minha opinião, é a recomendação pelo autoconhecimento. Ele realmente é fundamental em todos os setores da vida de um ser humano. Devemos nos conhecer para melhorar os nossos pontos fracos e potencializar os nossos pontos fortes (sempre com humildade e tranquilidade). Parabéns pelo texto, tenho certeza que ajudará muitas pessoas.
    Abraço!

    Responder

  5. Super legal esse texto, identifiquei algumas coisas em mim, mas agora já tenho uma luz no fim do túnel. Muito bom Professor. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.