Você é ansioso? A ansiedade anula suas chances de aprovação

Você está caminhando, correndo, ou praticando qualquer esporte que lhe traga prazer. Ao término da atividade está molhado de suor e com o batimento cardíaco acelerado, encosta na parede e respira fundo. Tirando a parte do prazer, a ansiedade nos provoca exatamente esses mesmo desgastes, inclusive com as contrações musculares e tudo, afirma o psicólogo clínico Bayard Sayão. A definição popular de ansiedade não é mais econômica: sofrimento físico e psíquico que causa aflição, ânsia, nervosismo e medo podendo ser considerada inclusive, um estado emocional resiliente frente a possibilidade de um futuro incerto.

Neste texto vou expor um pouco sobre um problema que atrapalha nossa evolução como ser humano e desencadeia sintomas cada vez mais comprometedores para a saúde física e mental, a ANSIEDADE. Então, evite pular parágrafos, não vá para o final do texto e acompanhe atentamente.

No Brasil, de acordo com uma pesquisa divulgada, agora em 2017, pela OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 9% da população sofre com algum transtorno de ansiedade. Isto significa dizer que quase 20 milhões de pessoas estão nessa situação, agravada, segundo especialistas, pelo estilo de vida (rotina, imediatismo), fatores socioeconômicos (estresse, desemprego), e o grande volume de informação que nos invade intransigentemente ou encontra-se sempre disponível na palma de nossas mãos.

Como superar a ansiedade na hora da prova

Quando falamos de ansiedade relacionada aos estudos, a melhor forma de superá-la é através de um método adequado de estudos. Nestes 20 anos de pesquisas, livros, palestras e cursos, procurei proporcionar aos meus alunos, métodos e técnicas para o uso sistematizado da memória na busca da excelência e potencialização da capacidade cognitiva. Nosso cérebro é capaz de armazenar muitas informações, de forma organizada e gradativa, mas reter todas elas é o que importa e dá sentido às nossas rotinas. Essa organização mental, ajuda a prevenir a ansiedade e outras situações como a depressão e o branco na memória.

Ao ver um bloco de texto como este, muitas pessoas, acionam imediatamente o mouse e vão direto para a conclusão. Quem nunca avançou um vídeo no YouTube, Facebook ou WhatsApp? Comprou um livro e leu apenas a introdução ou a sinopse. Alguns leem direto a última página. (rs) ALERTA: Não acostume sua mente com esse tipo de ´´Atalho´´.

Ansiedade

Acredite, dessa maneira você estará sabotando sua memória na preparação para a aprovação num vestibular, concurso público ou mesmo nas menores decisões do dia a dia. Sua produtividade irá diminuir sistematicamente e você só se dará conta disso quando seu nome não estiver na lista dos aprovados. Mas, calma! Juntos, podemos reverter essa realidade!

Tudo em excesso é prejudicial

O melhor é que você se preocupe em focar mais adequadamente em sua rotina de estudos, por exemplo, do que imaginar-se envolvido em uma centena de tarefas e objetivos sem poder concluir um sequer. Ouça o que lhe digo: fazer as mesmas coisas sempre do mesmo jeito irá trazer a conhecida ´´zona de conformidade´´ para seu cérebro. Mas se você insiste há tempos e não tem resultado, isso tem outro nome, concorda? Está tudo ali na tela do smartphone: os amigos, as notícias, vídeos, fotos, atualizações de status. Só não está nessa timeline o mais importante: o FOCO no seu futuro.  A ansiedade de deslizar os dedos na rede social e sentir o gostinho de ´´O que vem por aí?´´ é comum, não é? Se é possível curtir as fanpages mais legais, ativar notificações apenas dos vídeos que gosto e ´´favoritar´´ minhas séries e filmes, por que não filtrar também o material de estudos para a prova do vestibular ou concurso? É assim que a mente funciona. Priorize o seu futuro para que a PRODUTIVIDADE e os resultados apareçam.

Cadastre-se e receba dicas e materiais toda semana

Obrigado por realizar sua inscrição, acesse seu e-mail e confirme sua cadastro.

Fuja do efeito tango: Um passo à frente e dois para trás

Definindo o seu futuro como foco, pavimentando esta estrada chamada ´´concentração nos estudos´´ e procurando colocar com desenvoltura mais atenção no que é realmente importante nesta busca, teremos quase meio caminho andado para a aprovação. Agora você está vacinado. Quer dizer: planejado. A ansiedade só domina mais intensamente a nossa cabeça quando o prazo para a avaliação final vai se esgotando, portanto, pare, cheque o que vem sendo feito até aqui e o que pode ser deixado de lado. Isso vai ajudá-lo a continuar progredindo. O objetivo final deve ser a única inspiração.

Para encontrar esse entusiasmo, mantenha hábitos saudáveis e fuja da ideia de que toda vez que for iniciar os estudos ou fazer provas irá para uma masmorra! Seja um ´´Fora da curva´´, mude seu mindset, não existe bons resultados sem trabalho árduo, planejado e inteligente. Enfim, você tem que fazer a sua parte. Ninguém fará por você! Esses novos hábitos se adquirem com o tempo e aos poucos você se adapta. Logo perceberá que isso já faz parte de sua vida. Aliás, de uma vida de sucesso!

Cuidado com o que deseja

Nossa força de vontade é muito poderosa, mas não pode ser subestimada. Você jamais conseguirá abraçar o mundo, mas pode com certeza chegar ao topo, ou perto dele: várias pessoas já conseguiram. É preciso identificar os momentos de expansão mental e trabalhar a todo vapor. Por exemplo, se você consegue produzir mais e melhor pela manhã, use isso a seu favor. O seu rendimento aumentará e suas chances de obter sucesso também. Controle suas expectativas e dedique-se nas etapas necessárias para absorver conhecimento. Dê tempo ao tempo. Como foi dito antes: NÃO UTILIZE ATALHOS! Não queira ser igual a ninguém, nem ouse comparar seu desempenho com o de outras pessoas, seja em casa, no trabalho ou na faculdade. A sensação de que nunca está bom, gera ansiedade.

Foque no planejamento para poder atingir os melhores resultados

Se você estiver se preparando para ser aprovado num concurso ou vestibular, e o momento da avaliação não sai da sua cabeça, cuidado! O foco deve estar 100% no que está fazendo agora e não no que fará lá na frente.

Sua preocupação pode travar sua mente e fazê-la vítima das emoções, da ANSIEDADE. Enfrente essa situação, mesmo que pareça difícil. Como estamos verificando, com planejamento e métodos comprovados de aprendizagem toda essa situação pode ser tirada literalmente de letra.

Sei o quanto é difícil atingir a excelência e se dar bem nos estudos, no trabalho ou na faculdade, mas isso só será possível se puder trabalhar sua mente e recolocá-la nos trilhos. Essa ansiedade que afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo, só dificulta o caminho para qualquer mudança.

Em meus cursos, busco incessantemente o aprimoramento das capacidades mentais e como podemos neutralizar esse problema tão avassalador.

Por tudo isso, convido você a conhecer o meu curso Estudo e Memorização. Não perca mais tempo e matricule-se na próxima turma e mude radicalmente sua performance nos estudos.

Como incentivo e por acredito tanto na eficiência do meu método, além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial:

Se em 7 dias, depois de aplicar o meu método, você não estiver mais concentrado nos estudos, memorizando com mais facilidade as matérias, eu assumo total responsabilidade e devolvo 100% do seu investimento. Clique aqui e comece agora o treinamento!

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Quer ter acesso a outras informações? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

Curso Estudo e Memorização

10 Comentários


  1. Adorei o artigo, eu comprei seu curso de memorização, mas sempre me pego nos antigos hábitos. Obrigada por estar influenciando positivamente minha vida e me tirando das “autas sabotagens”

    Responder

    1. Olá, Ornella. Obrigado, siga rigorosamente todas as instruções.
      Abraço

      Responder

  2. Excelente artigo Renato!
    Deve-se combater a ansiedade, se um tema deverá ser estudado amanhã, é indispensável que pelo menos hoje você o tenha preestabelecido em seu cronograma. Isto gera segurança e organização. Você não se sentirá solto. Saberá a direção a seguir reduzindo a procrastinação causada pela ansiedade de ver todo aquele conteúdo sem saber por onde começar.
    Suponhamos que um concurseiro considera-se indisciplinado. Para solucionar o problema, praticamente não mantém mais uma vida social. Esta ausência de relações com outras pessoas, obviamente, gera uma intensa ansiedade porque ele é um ser humano. Todo ser humano é um ser social, como tal, ele sente o forte desejo por relacionar-se e ser aceito em grupos. Mas, no fim, escolhe reprimir esse desejo.
    Resultado: ele pode até estudar, mas estudará sem qualidade, muitas vezes se dedicará apenas às matérias que gosta por conseguir ter um bom desempenho e assim reduzir a queda de auto estima gerada pelo isolamento social. Quando estuda uma matéria que não gosta, a auto estima atingirá níveis baixíssimos porque sente que não é capaz de manter as suas relações nem de ter bom desempenho no estudo. Resumindo: sentimentos e pensamentos negativos, pessimismo e ansiedade.
    É indispensável organizar o estudo e manter-se equilibrado emocionalmente. O equilíbrio emocional envolve o cuidado com a saúde e a vida social. Não negligencie quem está perto de você, sempre ensinamos a conciliar o estudo com os outros setores da vida 🙂

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *