Como começar a estudar para concursos do zero?

Encarar um concurso público pode ser um dos momentos mais tensos na vida de alguém que se dedicou aos estudos por muito tempo. Mas, aquelas pessoas que sabem como estudar para concursos públicos do zero e do jeito certo sentem-se mais confiantes nessas situações.

Por isso, o artigo de hoje tem o objetivo de ensinar métodos práticos para aprovação em provas e concursos, mudando completamente o seu jeito de encarar o momento mais decisivo da sua vida. Acompanhe o texto até o final.

Como começar a estudar para concursos?

O primeiro passo para começar a estudar do zero é escolher a melhor carreira a seguir. Seja pela estabilidade financeira ou pelos bons salários, o importante é encontrar uma motivação que faça você desejar determinado cargo.

Porém, isso não pode ser tudo. É importante identificar os seus interesses mais profundos, conhecer as habilidades que você possui e que podem te levar ao topo. Por exemplo, se você tem um bom autocontrole, raciocínio rápido, reage bem sob pressão e possui um forte senso moral, pode optar por carreiras oficiais na polícia, por exemplo.

Depois disso, é hora de começar a planejar os estudos e definir suas estratégias. O primeiro passo é ler todo o edital, organizar suas prioridades e determinar quanto tempo estudará por dia. Em seguida, monte seu plano diário de estudos e siga firme.

Além disso, escolha uma técnica de estudos para concursos que se adéque melhor aos seus objetivos e que seja confortável para você. A partir daí, algumas mudanças precisarão ser feitas para te ajudar a ter sucesso, falaremos adiante quais são elas.

Dicas de como estudar para concursos do jeito certo

Quando você decide estudar para concursos, deve olhar para os seus desafios sem medo e com certeza de que são todos superáveis. Duas dicas para aumentar suas chances de sucesso estão listadas a seguir.

Tenha um mindset de crescimento e encare os estudos com estratégia

O mindset é o seu modelo mental predominante, ou seja, a forma como você age e pensa diante das situações da rotina. Existem dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento. 

A pessoa que tem um mindset fixo pensa que suas qualidades básicas, como inteligência e talento, são traços adquiridos ao nascer e que não podem ser mudados. Esse é um modo limitado de pensamento e pode se transformar em uma arma contra você.

Por outro lado, quem tem o mindset de crescimento vê as dificuldades de uma maneira diferente de quem tem o modus operandi fixo. Neste caso, a pessoa compreende que com disciplina, estudo, prática, treinamento e o método correto, ela consegue aperfeiçoar suas habilidades para passar no concurso que sonha.

Se você tem um mindset fixo, a melhor maneira para mudar esse modelo mental é entender a forma como você aprende e atacar com técnicas de estudo as suas limitações. 

Torne seu cérebro mais potente

Uma boa forma de exercitar seu cérebro de concurseiro é fazer atividades que incentivem a plasticidade cerebral. A neuroplasticidade é a capacidade que o nosso cérebro tem de aprender e de se reprogramar para formar novos hábitos. 

Se você estuda várias horas por dia, reserve um breve período para ter contato com novas experiências, como testar uma nova receita na cozinha, praticar um esporte que priorize o foco, fazer palavras-cruzadas ou jogar videogame.

Sair da rotina por alguns minutos ajuda a quebrar um padrão cerebral e faz sua atenção ganhar um fôlego.

Caso essas dicas tenham sido relevantes para você, compartilhe esse conteúdo. E, se sua dificuldade em passar em concursos esteja ligada à dificuldade de memorização, conheça os Cursos de Memorização e Leitura dinâmica, que mudarão seu modo de aprender.

Assista a versão em vídeo deste artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.