Como Ser Mais Feliz?

Assista a versão em vídeo deste artigo:

3 HÁBITOS PARA SER FELIZ | COMO TER EQUILÍBRIO EMOCIONAL?

Pare e responda:

O que faria você ser mais feliz agora?

Talvez você precise de muito dinheiro para ser feliz;

Ou precise de uma casa, ou carro novo;

Talvez você queira um novo relacionamento;

Ou pode dizer que seria mais feliz se ganhasse na mega-sena; conquistasse a estabilidade financeira; conseguissem um novo emprego; ou se passassem naquele concurso público dos sonhos…

Agora, e se eu te dissesse que a busca pela felicidade não precisa estar necessariamente associada ao TER a posse de algo?

Existem alguns hábitos simples (de acordo com neurociência) que podem fazer de você uma pessoa muito mais feliz agora mesmo. Quer apostar?

Para começar você precisa entender que felicidade é um estado mental.

E o que é um estado mental?

Pense em uma lâmpada. A lâmpada apresenta apenas dois estados: acesa ou apagada.

A mente humana apresenta dezenas de estados diferentes, como estresse, ansiedade, medo, confiança, alegria e… felicidade. 

E por isso eu quero que você anote e cole na parede do seu quarto: a felicidade não se encontra em ter as coisas, mas em sentir-se feliz dentro de suas possibilidades. 

Isso significa que você pode tentar se sentir feliz agora mesmo.

Ok, talvez você pense:

Como posso ser feliz neste momento se minha vida está cheia de problemas?

Neste caso, convido você a iniciar um projeto de tentativa de solução.

O simples fato de tentar sair dos problemas com inteligência, ou seja, o fato de escolher levantar a cabeça e agir já muda seu estado de depressão para felicidade. 

Uma das chaves da felicidade está nas escolhas que você faz.

A neurociência ensina que cada uma das nossas escolhas influenciam diretamente no quão felizes nós somos.

Nossas escolhas determinam nossos hábitos e os hábitos dizem o quanto felizes nós seremos. 

Por exemplo, se você escolhe assistir programas cheios de notícias ruins; andar com pessoas tóxicas e negativas; ter uma vida sedentária ao invés de arregaçar as mangas e malhar… Essas escolhas dirão exatamente quem você é… E não precisa ter uma bola de cristal.

Por esse motivo, você pode usar os seus hábitos diários de uma maneira estratégica para atingir um estado de paz e contentamento com a vida, ou seja, atingir o estado de felicidade.

O 1º hábito da lista:

Adquirir uma nova habilidade ou aprender algo novo.

Investir em si mesmo é uma das formas mais interessantes de se experimentar a felicidade, porque ao adquirir uma nova habilidade você aumenta as suas perspectivas de futuro.

Quando eu comecei a estudar técnicas de memorização eu fiquei super empolgado com o meu desenvolvimento nos estudos, então eu pensei: O que aconteceria se eu estabelecesse um recorde nacional e me tornasse a melhor memória do Brasil?

Eu realmente me empolguei com a minha escolha e foquei todas as energias para me tornar a melhor memória, ou seja, minha escolha de aprender uma nova habilidade que me levasse ao topo renovava todos os dias minha energia. 

Em outras palavras, fazia eu me sentir mais feliz enquanto estudava, mesmo com dificuldades ou nos momentos mais difíceis.

Um estudo acompanhou um grupo de participantes que começou a desenvolver atividades que melhoravam suas competências profissionais e fortaleciam as conexões com outras pessoas.

Em vários momentos os voluntários do estudo relataram períodos de estresse enquanto desenvolviam algumas dessas atividades, mas com o passar do tempo, os níveis de felicidade e satisfação deles passou a aumentar à medida que seus cérebros assimilaram os novos conhecimentos.

Ou seja, mesmo que a atividade seja difícil e complicada no começo, com o passar do tempo você para de ficar desconfortável e passa a se sentir mais feliz e inteligente ao realizar a nova atividade.

Inclusive, caso você tenha interesse nesse tipo de assunto, vou deixar um vídeo aqui onde eu ensino 3 maneiras incomuns para você aumentar a sua inteligência.

O 2º hábito que pode tornar você uma pessoa mais feliz:

Praticar o exercício da gratidão.

Existe um verdadeiro tesouro escondido no ato de agradecer, sabia?

O sentimento de gratidão é capaz de aumentar a sua satisfação, isso porque esse sentimento te ajuda a se lembrar dos aspectos positivos da sua vida, ou seja, faz você enxergar que até mesmo nos piores momentos, existe algo de bom.

Um exercício para você colocar esse hábito em prática é pensar ou escrever 3 coisas pelas quais você é grato. 

Experimente fazer isso todos os dias antes de dormir. 

Esse simples ato tem efeitos positivos no seu sono e eu vou te explicar o porquê…

Antes de dormir, ao focar nas coisas boas da sua vida ao invés das preocupações do trabalho, da escola, ou do dia seguinte você reduz os seus níveis de estresse, relaxa e sente aquela sensação boa de paz interior.

A chave aqui é adormecer agradecendo por todas as coisas boas que acontecem conosco todos os dias, mas que passam batido por você… 

Um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que o hábito de escrever listas de gratidão resulta em maiores taxas de felicidade.

3º hábito que vai te deixar mais feliz:

Abraçar todos os seus sentimentos negativos.

Essa é mais difícil, mas eu convido você a me ouvir atentamente, refletir e tentar.

E para isso vou usar uma metáfora quase infantil. 

Pense no azedume de um limão. 

Embora ele seja realmente azedo, se você agir da maneira certa, ou seja, espremê-lo num copo, adicionar açúcar e gelo ele pode virar uma deliciosa limonada refrescante no calor do verão, não é verdade?

Sob o mesmo fato: Ter um limão, o seu julgamento pode ser negativo:

“É muito azedo, não presta pra nada”. 

Ou positivo: “Esse caldo dá uma deliciosa limonada”. 

Traduzindo: Num mesmo acontecimento você pode escolher ficar só do lado bom, criando um mundo mental “a lá Poliana” ou entender e abraçar todas as emoções, tanto as boas, quanto as ruins.

Um estudo mostrou que sentir-se bem e mal, ao mesmo tempo, nos dá a chance de pesar os fatos, compreender a origem dos nossos sentimentos e melhorar nosso bem-estar.

Mesmo nas situações mais trágicas, tentar encontrar um aprendizado pode te deixar mais calmo e conseguir superar essa dificuldade.

Considerar que em meio ao caos pode existir algo bom, e escolher procurar por este “algo” ajuda a nos desintoxicar das experiências ruins, nos permitindo dar um novo sentido para os acontecimentos e alcançar o estado de felicidade.

Bom, colocando esses três hábitos em prática hoje mesmo, tenho certeza de que instantaneamente você verá os resultados positivos e se sentirá mais feliz.

Por isso vá em frente:

Aprenda algo novo, seja grato e abrace todos os seus sentimentos. 

Aproveite para compartilhar este artigo com seus amigos.

Um grande abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.