Ansiedade que paralisa é uma reação biológica do organismo humano. Capaz de provocar sensações desagradáveis como sufoco, vazio interior, aperto no peito, coração acelerado e medo, a ansiedade atualmente é uma das maiores queixas em clínicas de psicologia.
Toda vez que você cria uma expectativa produz a energia da ansiedade. Expectativa e ansiedade andam de mãos dadas. Uma depende da outra para existir. Um sujeito pode experimentar uma ansiedade positiva ou negativa.
A ansiedade é positiva quando a expectativa aponta para algo de bom que irá acontecer num futuro breve. Por exemplo: a data do casamento que está próxima, a tão sonhada e planejada viagem de férias, o apartamento novo que entregarão em alguns dias.
Por outro lado, o indivíduo irá experimentar a face negativa da ansiedade quando, por exemplo, estiver próximo o exame para tirar a carteira de habilitação, a prova para a qual necessita tirar uma boa nota ou a entrevista para um novo emprego.
A ansiedade é democrática, afeta ricos, pobres, letrados e analfabetos. Basta que se crie uma expectativa e ela estará presente, pronta para neutralizar a ação.
Você já notou que a ansiedade tem o poder de paralisar a ação humana? O ansioso geralmente não tem forças para agir. Por mais preparado que esteja sua mente insiste na dúvida e por isso ele experimenta ansiedade.
Todas as vezes que surge uma dúvida a mente libera o veneno da ansiedade. Será que eu consigo? Será que eu devo fazer? E se não der certo?
Um estudante pode se preparar ao máximo para uma prova, se surgir em sua mente um “será?” Tudo pode ir água abaixo.
Não se elimina a ansiedade. Não é possível vivermos sem ela, afinal, trata-se de um mecanismo biológico e, por que não dizer, de defesa.
A ansiedade é uma forma de identificarmos possíveis problemas futuros e termos tempo de prevenir. Mas é quando a ansiedade nos paralisa? O que fazer?
A melhor forma de vencer a ansiedade que paralisa é em primeiro lugar descobrir qual a sua causa e assim tentar neutralizar seus efeitos.
Por exemplo, se a ansiedade é por uma prova, estude mais, se é sobre o rumor de uma demissão no trabalho, converse com o patrão se é por um problema afetivo, coloque as cartas na mesa.
Ter a consciência de que está realmente fazendo tudo certo, treinando, ensaiando, checando, conferindo pode ajudar a minimizar seus efeitos.
Quando você tem a certeza de que tudo que estava ao seu alcance foi feito com perfeição, a ansiedade perde a força. Basta afirmar isso para si e confiar. Para que a dúvida se tudo foi prevenido?
Simplesmente acalme a mente, respire com tranquilidade e relaxe. Então olhe para o presente e contemple o mundo ao seu redor. Agradeça, sinta-se feliz pela oportunidade que recebeu.
Acesse abaixo a versão em audio deste post e faça o download para escutar as dicas do professor Renato Alves sempre que desejar.
Você gostou do texto? Deixe um comentário e depois conheça o meu curso Memória Blindada, um método detalhado de aplicação prática da memorização para dia a dia, onde eu explico de maneira simples e objetiva todas as estratégias que utilizo para não esquecer de nada.
O curso é on-line e você poderá assistir onde quiser, no celular, tablet, computador ou smart TV. Definitivamente é sua hora de ter uma memória mais jovem, forte e confiável.
Estou aguardando você na próxima turma e como incentivo por acreditar tanto na eficiência do meu método, além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial:
» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «
Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. O que você acha? Clique aqui e comece agora mesmo!
Quer ter acesso a mais dicas? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e inscreva-se no meu canal no Youtube.
Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.