5 Erros De Quem Estuda Por Videoaulas

Assista a versão em vídeo deste artigo:

5 ERROS FATAIS DE QUEM ESTUDA POR VIDEOAULAS

Você começa a assistir uma videoaula e em poucos minutos sua cabeça está nas nuvens…

Você sabia que existem 5 erros fatais que prejudicam o seu foco e a sua concentração durante o estudo por videoaulas?

Então, se você estuda à distância na modalidade de videoaulas e não consegue aprender direito, pode ser que você esteja cometendo um desses erros que vou te contar no artigo de hoje.

Estudar a distância é uma alternativa cada vez mais presente no mundo atual, porque permite que você controle a sua rotina e respeite o seu ritmo de aprendizagem, o que são ótimos benefícios, não é verdade?

O problema é que muitos estudantes não sabem estudar por videoaulas da forma correta, ou pior: cometem erros que roubam toda a sua energia e prejudicam o seu sucesso nos estudos.

Sabe qual é o primeiro erro fatal?

Ele se chama Estudo Passivo.

Você já reparou que muitos estudantes chegam à universidade sem sequer saber como estudar corretamente?

Um dos motivos é que eles foram estimulados a adotar uma postura de estudos passiva, ou seja, sentam numa cadeira e o professor fica despejando uma carga de informações na cabeça dele.

Ao adotar essa postura passiva, você corre o risco de ignorar partes importantes do processo de aprendizagem e não lembrar de nada no final.

E porque esse é um erro fatal?

Porque você vai exercitar muito pouco o seu cérebro.

A pirâmide da aprendizagem, desenvolvida pelo psiquiatra americano, William Glasser, diz que aprendemos 50% do conteúdo quando vemos e ouvimos sobre ele… que é exatamente o caso das videoaulas.

Esse percentual sobe para 70% quando você discute sobre o assunto com outras pessoas, ou quando você questiona ele…

O mais interessante é que esse percentual sobe e atinge 80% quando você coloca a mão na massa, ou seja, quando você, por exemplo, faz  exercícios.

Então, uma postura ativa nos estudos, em conjunto com boas técnicas de memorização, podem aumentar consideravelmente as chances de aprender o conteúdo das suas videoaulas.

O Segundo erro fatal que atrapalha os seus estudos é um dos mais comuns:

Ele se chama, impaciência.

Vivemos numa era onde “basta dar um google” que você tem qualquer informação na palma da sua mão.

Se antes, desenvolver a paciência já não era uma tarefa fácil, agora é ainda mais difícil, porque estamos cada vez mais imediatistas e dependentes de soluções rápidas para os nossos problemas.

Acontece que quando se trata de aprender, isso se torna um grande obstáculo, porque a aprendizagem precisa de planejamento, organização de tempo e de dedicação.

Às vezes, pode acontecer de você não gostar de alguma aula ou a considerar “chata”…

Pode acontecer de você sentir preguiça de resolver os exercícios e, por esse motivo, sentir vontade de pular essas etapas pensando que “não vai dar em nada”…

Pode ser que realmente “não dê” em nada agora, mas mais tarde, você vai precisar voltar nessas etapas novamente, porque ao “tocar o barco” sem (de fato) estudar, você vai prejudicar todo o processo de construção do conhecimento…

Pressa é inimiga da memorização.

Se você estuda com pressa, sem paciência é porque você provavelmente não está seguindo um plano de estudos ou gerenciando bem o tempo.

Por isso é fundamental trabalhar esses processos para que você estude com calma e aprenda ainda mais.

Lembre-se: o preguiçoso faz o serviço duas vezes…

Por isso, pratique a paciência, se dedique em cada uma das etapas principalmente na questão da organização do seu tempo de estudo.

O Terceiro erro fatal da nossa lista é:

Sair da aula com dúvidas

Diferente do ensino presencial onde há espaço para tirar dúvidas, quem estuda por videoaulas acaba desenvolvendo um hábito muito ruim para a aprendizagem que é deixar as dúvidas acumularem.

O problema é que o play faz você passar batido pelo assunto deixando um rastro de dúvidas para trás.

Quando isso acontece você começa a ter mais dificuldades para aprender, porque para uma aprendizagem efetiva é preciso haver uma sequência no conhecimento… 

Quer ver um exemplo:

Para resolver um problema de álgebra, você precisar saber matemática básica, que é a adição, subtração, multiplicação e a divisão, porque sem esse conteúdo base, você não vai conseguir sair do lugar.

E essa regra vale para todos os conteúdos.

Então, se surgirem dúvidas sobre algo durante a videoaula, a solução é você usar o poder do botão “pause”, parar o vídeo e anotar imediatamente a dúvida para rapidamente buscar a resposta que você precisa.

Agora, se a videoaula for ao vivo, basta levantar a mão e perguntar!

Nesse caso não tenha vergonha, ok? 

A única coisa que não pode acontecer é você continuar com a dúvida e ter a aprendizagem prejudicada por conta disso.

Então, vá em frente!

O Quarto erro fatal cometido pelos estudantes é:

Não fazer exercícios.

Quando falamos em memorização é importante entender que quanto mais você aplica um conhecimento, mais ele fica registrado em sua memória.

Não procurar resolver exercícios é um erro que pode custar caro e prejudicar e muito a sua aprendizagem.

Quando eu falo de resolver exercícios, estou falando para você ir além daquelas questões passadas na videoaula.

Isso porque, geralmente, o número de exercícios passados são bem menores do que os que você vai encontrar na hora de uma prova de um concurso, vestibular, ou de fechamento do semestre da faculdade.

Então, eu recomendo que assim que você fechar um módulo, ou um conteúdo, você faça o máximo que puder de exercícios sobre o assunto estudado. 

Essa atitude vai ajudar você a fixar esse conteúdo na sua memória, identificar pontos que precisam ser reforçados e a verificar se está no caminho certo ou se precisa rever as suas estratégias. 

O Quinto erro fatal da nossa lista é:

Achar que estudar por videoaulas é fácil.

Conheço algumas pessoas que saíram do ensino presencial e foram para o ensino remoto pensando que seria mais fácil, por conta de todos os benefícios, como a flexibilidade de horário e a falta de cobrança sobre os trabalhos não entregues ou de participação durante as aulas.

Acontece que são esses benefícios que tornam o estudo por videoaulas um pouco mais difícil, porque caso você seja um estudante desorganizado e sem disciplina, você não vai conseguir aprender.

Para você não cair nesse erro e aumentar o seu rendimento ao estudar por videoaulas, aja como se estivesse dentro de uma sala de aula.

Com isso, eu quero dizer que você deve criar uma rotina de estudos e se comprometer com essa responsabilidade todos os dias, sem se deixar levar por distrações.

Então reserve sempre um horário do seu dia para estudar, separe um momento de intervalo para você ir ao banheiro, beber água ou comer uma fruta, e não pare de estudar até cumprir o horário que você determinou.

Seja disciplinado, porque como eu ensino em meu livro O Cérebro com Foco e Disciplina: 

Disciplina é fazer o que precisa ser feito, do jeito certo, custe o que custar.

As palavras-chave para quem quer resultados ao estudar por videoaulas é comprometimento, método, disciplina e dedicação.

Então, para melhorar o seu rendimento, estude ativamente, seja paciente, tire todas as suas dúvidas, resolva questões e não subestime a metodologia de estudo que você escolheu.

A última dica é sobre um vídeo que você precisa assistir que vou deixar aqui.

Nesse vídeo você vai aprender a estudar do jeito certo para alcançar o sucesso nos estudos.

Essa é a oportunidade para você expandir o seu potencial e aprender a estudar com inteligência para conquistar os seus maiores objetivos.

Inclusive, sugiro que você não estude nada sem ver esse vídeo antes, pois tenho certeza de que ela vai te ajudar bastante na sua jornada.

Um grande abraço e te espero no próximo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.