Como decorar músicas: 5 Técnicas infalíveis de memorização

Hoje eu vou explicar a você como ajudei um cantor a decorar um repertório de 200 músicas, o que ajudou ele a conseguir uma vaga de trabalho num transatlântico, viajando o mundo, conhecendo pessoas, ganhando uma boa grana e se divertindo muito nos palcos.

Se você também tem dificuldades em decorar letras de músicas, veio ao lugar certo, porque estas dicas que eu preparei com capricho, além de ajudar você na memorização das músicas, farão de você um cantor ou instrumentista muito mais seguro para enfrentar a plateia e dar um show.

Como ajudei um músico profissional a memorizar músicas?

Bom, como eu disse no início, o grande desafio do meu amigo era decorar uma lista com 200 músicas que ele deveria saber de cor para ser admitido no teste proposto pela diretoria de entretenimento da companhia marítima. Era como se ele tivesse prestando uma espécie de vestibular para cantores.

Sabendo disso, minha primeira orientação foi para que ele filtrasse a lista e retirasse todas as músicas que ele já sabia de cor, ou seja, letras de músicas que já estavam gravadas em sua memória e que ele poderia cantar sem problemas.

Ao fazer isso, a lista baixou de 200 para 105 músicas que ele realmente precisava se dedicar ao exercício de memorização.

Outra coisa que baixou foi a ansiedade, pois aquela lista enorme causava certa pressão no cantor e, pressão, como eu mostro em meu oitavo livro, O Cérebro com Foco e Disciplina, é um péssimo sinal para quem busca uma boa memória.

O segundo passo foi passar um filtro ainda mais detalhado nas músicas restantes. Perguntei quais, dentre aquelas 105 músicas que restaram, eram raramente tocadas nos shows, ou seja, que o público dificilmente pedia. 

Repassando a lista, lá se foram mais 20 músicas para o escanteio, deixando nossa lista de memorização com apenas 95 músicas que precisavam de fato ser decoradas.

Meu amigo tinha 11 dias de preparação para o teste. Foi em cima desse prazo que eu o ajudei a desenhar um plano de memorização de músicas adaptado dos planos de estudos que eu frequentemente utilizava com meus alunos de concurso público. 

Dicas de memorização de músicas: Passo a passo infalível

A estratégia era a seguinte: ele precisava se dedicar à memorização de 9 a 10 músicas por dia. Fazendo isso, ainda sobraria tempo para cuidar de algumas daquelas 20 músicas que descartamos.

Feitas essas observações iniciais, agora eu vou mostrar a você as 5 técnicas que ele usou para decorar todas as músicas e chegar ao padrão de qualidade que ele precisava para passar no teste. 

Lembrando que todas as técnicas que utilizo são baseadas nos meus cursos de memorização e também da experiência que acumulei em mais de 20 anos trabalhando com todos os tipos de profissionais que precisavam de uma boa memória.

Ative a Memória Auditiva

A memória auditiva é um ótimo mecanismo para decorar músicas e muito estimulada por músicos instrumentistas que precisam “tirar músicas de ouvido”. Porém, meu amigo, que embora fosse um cantor profissional, ainda não sabia como estimulá-la.

Eu expliquei que através do estímulo da memória auditiva, ele conseguiria decorar as músicas mais rápido. E como fazer isso? Bom, eu recomendei que ele, primeiro, ouvisse a música com atenção, acompanhando as letras impressas numa folha ou no celular, mas sem cantá-la por enquanto.

O objetivo era prestar atenção na sonoridade das palavras.

Após observar e ouvir a letra da música, o próximo passo seria, com os olhos fechados, ouvir a música novamente, levando toda atenção e energia para seus ouvidos, porque isso iria ativar sua memória auditiva e fazer ele decorar a letra da música rapidamente.

A terceira etapa era, mais uma vez com os olhos fechados, recitar, ou seja, cantar a música prestando muita atenção no som da voz dele, o que também estimula a memória auditiva. 

E aqui tem um detalhe: Caso faltasse alguma palavra ou frase, bastaria ele abrir os olhos, ler a folha, reforçar aquele aprendizado e voltar a ouvir novamente, desde o começo, criando uma crescente auditiva.

Após repetir algumas poucas vezes corrigindo as palavras que faltavam, ele já conseguiu lembrar a música inteira.

Crie calos musicais no cérebro

A segunda dica é criar calos musicais no cérebro. “Calo” é a definição dada pelos cientistas para aquelas músicas que você aprende uma vez e ficam grudadas no cérebro para sempre. Um dos processos mais poderosos para decorar música é a repetição. Mas não basta repetir de qualquer jeito. Você precisa ir além do refrão. 

Aliás, você já notou que a parte da música que mais fica na memória é o refrão. Um bom refrão faz com que seu cérebro o repita centenas de vezes num mesmo dia. E qual é o segredo do refrão perfeito? É a soma de um bom ritmo com uma boa rima!

Então eu brinquei com meu amigo cantando: 

“Preste atenção no verso que vou cantar. 

Se você não perceber, essa chance irá passar.

O segredo da memória está em prestar atenção.

E cantar o tempo todo o ritmo do refrão.”

Notou que aqui você pode jogar qualquer ritmo que as palavras se encaixam? Quando a letra é bem desenhada, a memorização da música é mais fácil.

Portanto, a dica para você memorizar músicas é identificar os versos, ritmos e rimas da música e deixar eles martelando em sua cabeça algumas vezes. Fazendo isso, as outras partes se encaixarão perfeitamente.

Escreva as letras das músicas

Sabe porque muita gente canta o hino nacional errado? Porque apesar de terem ouvido o hino centenas de vezes, nunca pararam para ver a letra e entender quais são e como escrever aquelas palavras não usuais como, brado, plácida, retumbante, fúlgidos, dentre outras tantas. 

E como você sabe, quem não vê, não consegue lembrar da música e muito menos cantá-la corretamente.

Então eu disse ao meu amigo para que ele escrevesse a letra das músicas que ele estava com mais dificuldade de decorar no repertório.

Escrever a letra da música que você deseja cantar facilita muito o processo de memorização pelo cérebro, porque você estimula dois tipos de memória: a visual, ao olhar com atenção para o que você está escrevendo, e a sensório motora, que está associada aos gestos das mãos na escrita.

Esta é uma técnica muito utilizada por instrumentistas. Muitos deles gostam de escrever detalhes que podem ser incrementados em suas partituras. Escrever as letras das músicas vai fazer uma grande diferença no seu processo de decorar músicas do repertório. Pratique essa técnica muitas vezes.

Ouça suas gravações

Ainda explorando o poder da memória auditiva, orientei meu amigo com outra técnica incrível: pedi para que ele gravasse sua própria voz cantando as músicas que precisava decorar.

Ao fazer as gravações das músicas que está ensaiando, você ajuda sua memória a corrigir os pontos em que você mais erra ou esquece com frequência. 

Ouvir as gravações ainda ajuda no processo de revisão, pois, como ensino em meus cursos de memorização, a repetição programada e bem feita ajuda a corrigir imperfeições e estimula o cérebro de tal forma que cria memórias de longa duração. 

Essas memórias duradouras são ideais para quem precisa decorar letras de música e lembrar com facilidade e fluência no momento em que está no palco dando seu show.

Use a emoção para memorizar músicas rápido

Quando me perguntam qual é a melhor técnica para decorar a letra da música, eu não tenho dúvidas em dizer ao cantor para ele envolver a emoção no processo de memorização.

A memória humana tem uma ligação muito forte com as áreas emocionais do cérebro, ou seja, quanto mais emoção você envolve no processo de memorização de música, mais conexões neuronais formam em seu cérebro, o que, em outras palavras, torna sua memória ainda mais forte para músicas. 

É por isso que quando estamos muito sensíveis emocionalmente e ouvimos uma música triste, choramos. Ou quando ouvimos uma música alegre, elevamos nossa energia.

Em ambos os casos, neurotransmissores são liberados  em nosso cérebro, provocando nossos gatilhos de recompensa e consequentemente, repetição. 

Assim, o que sugeri ao meu amigo era que ele ouvisse as músicas que precisava decorar, prestando atenção na mensagem e se colocando como personagem da história. 

Outra dica infalível é interpretar a cena segundo a sua imaginação, mas dentro do contexto da música. Os cantores fazem isso quando precisam decorar a coreografia da música.

A interpretação envolve no processo a memória sinestésica, aquela das sensações corporais, outro mecanismo poderoso para ajudar você a decorar letras de música. 

Eu ainda recomendei que ele interpretasse as músicas com máxima emoção usando gestos, movimentos corporais e expressões faciais durante seus ensaios, pois isso também estimula a nossa memória emocional e ajuda a decorar com facilidade as letras das músicas.

Dica bônus – Memorização e aprendizagem vão além de como decorar músicas

A vida de cantor ou instrumentista não se limita apenas a decorar letras de música, existe ainda um universo de informações que exigirão dele uma ótima memória, quer ver um exemplo?

Um músico precisa saber corretamente o repertório, nomes de artistas, de bandas, de conjuntos e de músicas. Sua profissão envolve saber datas, como ano de lançamento de músicas, cidade onde nasceu determinada banda, nomes de líderes de fã clube, programas de rádios, radialistas e um muitas outras informações que, se ele esquecer, passará

constrangimentos. Por isso, um curso de memorização completo pode ser de grande ajuda para qualquer artista. 

Se você já pensou na hipótese de fazer um curso de memorização, mas nunca conheceu um trabalho que fosse realmente profissional e confiável, te convido para experimentar por 7 dias o meu curso de memorização “Memória Blindada”.

Ele vai ajudar você a desenvolver uma memória 10x mais forte e fazer com que você seja aprovado em qualquer teste, seja para dar o show musical num palco, fazer uma palestra completa sem anotações ou simplesmente decorar suas músicas para se divertir. 

Para finalizar, eu quero compartilhar um vídeo que pode te ajudar ainda mais a decorar as músicas que você mais gosta ou tem dificuldade. Não deixe de assistir. É só dar play aqui embaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.