5 Hábitos Que Detonam Seu Cérebro E Sua Saúde Mental

Assista à versão em vídeo deste artigo:

 5 HÁBITOS QUE PREJUDICAM O CÉREBRO E A SAÚDE MENTAL

Sabe quando você se sente pra baixo, desanimado para enfrentar os desafios da vida?

Talvez seja culpa não esteja em você, mas em fatores externos e até de certos hábitos que você mesmo cultivou.

É por isso que no artigo de hoje você vai descobrir quais são os 5 piores hábitos que afetam o seu cérebro e a sua saúde mental.

Meu objetivo hoje é que você tenha mais foco nos seus estudos, no trabalho e na vida.

O primeiro hábito que prejudica a sua saúde é:

Ignorar o café da manhã.

Você sabia que pular o café da manhã ou “comer qualquer coisinha” pode acabar com o seu foco logo nas primeiras horas do dia?

Segundo os nutricionistas, ao deixar de fazer essa refeição tão importante, você tem uma baixa no nível de glicose, o que faz com que o transporte de nutrientes para o cérebro fique prejudicado.

Em outras palavras, o seu cérebro pode ficar mais lento e, consequentemente, o seu foco para realizar as tarefas do dia a dia fica menor, dando aquela sensação de preguiça que nunca passa.

Se você precisa de foco, entenda uma coisa:

Ter um bom rendimento no trabalho ou nos estudos depende de inúmeros fatores, como uma boa noite de sono; equilíbrio nas relações humanas e alimentação, e qualquer mudança, mesmo que mínima, pode melhorar ou piorar o desempenho do seu cérebro.

Então, a solução para dar um “up” no cérebro logo nas primeiras horas do dia, pode ser uma boa alimentação no café da manhã.

Se você não sabe exatamente o que comer no café da manhã, a boa notícia é que eu separei uma lista de alimentos que irão turbinar o seu cérebro para ter um dia incrível e repleto de produtividade.

Vou deixar o link para esse vídeo imperdível aqui.

E dando sequência à nossa lista:

Você sabia que dormir pouco afeta o cérebro da mesma forma que as bebidas alcoólicas?

Bom, isso acontece porque quando você não tem uma boa noite de sono, no dia seguinte você vai sentir dificuldade de concentração, cansaço,  estresse, porque você não descansou o suficiente. 

O problema é que existem outros sintomas que não são tão óbvios assim…

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que quem não dorme o suficiente pode apresentar lapsos de memória e uma percepção visual distorcida por conta de uma falha de comunicação temporária entre os neurônios, de uma forma bem semelhante à embriaguez.

Dessa forma, a falta de sono torna as células do cérebro mais lentas, o que compromete a comunicação afetando o seu foco e concentração durante o dia.

Outro motivo tão importante quanto esse para você ter uma boa noite de sono é que o seu cérebro precisa de um descanso de qualidade, porque dormir em um ambiente caótico, cheio de barulho, iluminação e estímulos, pode causar o envelhecimento precoce e até a morte de células cerebrais.

Então, você deve deixar o seu quarto o mais tranquilo e escuro possível para dormir, pois, quanto menos interferências no sono, melhor para a sua saúde cerebral.

O terceiro hábito que prejudica o seu cérebro é algo que eu tenho visto cada vez menos, mas é bom informar:

É o cigarro!

O cérebro está ligado com todas as partes do seu corpo, mas com os pulmões essa relação é ainda mais íntima, porque existem artérias que ligam diretamente esses dois órgãos, sendo que essas artérias são responsáveis por oxigenar o cérebro.

Então, você já pode imaginar o estrago que o hábito de fumar pode trazer para o seu precioso cérebro, não é mesmo?

Os produtos nocivos à saúde que estão presentes no cigarro são enviados do pulmão para o cérebro em 10 segundos após a tragada e os efeitos permanecem ativos de 20 a 40 minutos.

Esse processo acaba desregulando as células cerebrais, causando o vício no cigarro e prejudicando seriamente o seu cérebro.

Um estudo feito por pesquisadores da Inglaterra descobriu que as pessoas que têm o hábito de fumar sofrem de um declínio cognitivo, ou seja, têm problemas de memória, aprendizado e raciocínio.

O quarto hábito prejudicial ao seu cérebro e à sua saúde mental é:

Reatividade exagerada.

Quando uma situação de tensão acontece, o seu corpo libera os hormônios cortisol e adrenalina, e te prepara para uma possível reação rápida.

Acontece que se esses hormônios são constantemente estimulados isso acaba prejudicando todo o seu organismo de um modo geral, ou seja, viver agindo por impulso ou na base das “explosões” não são nenhum pouco saudáveis para você.

Algumas consequências de agir constantemente na base do estresse são possíveis problemas de hipertensão, transtornos mentais, insônia, imunidade baixa e problemas digestivos.

Você percebeu que eu usei a palavra “constantemente”?

O problema começa justamente quando você vive constantemente no estado de estresse, porque os níveis desses hormônios ficam completamente desregulados, afetando  diretamente o seu corpo.

Uma ótima forma que eu uso para solucionar esse problema é a meditação.

Meditar pode aumentar a sua concentração, acalmar a mente, diminuir o estresse (e consequentemente os hormônios responsáveis por esse estado mental), além de melhorar a sua memória e promover o bem-estar.

Tem um vídeo onde eu ensino algumas técnicas de meditação que você pode aplicar aí da sua casa e em qualquer horário do dia, vou deixar esse vídeo aqui para você assistir depois.

O quinto hábito que detona o seu cérebro e a sua saúde mental é muito difícil de controlar para muitas pessoas:

É o vício em açúcar.

Comer chocolates, doces e beber refrigerante pode trazer uma sensação imediata de prazer e energia, porque eles possuem muito açúcar.

Acontece que o açúcar afeta o funcionamento da dopamina, hormônio responsável pela sensação de prazer, o que faz o seu corpo entender que ao comer um chocolate, você está tendo um momento de satisfação.

Por esse motivo, o consumo excessivo pode levar à compulsão e à abstinência. 

Essa afirmação foi comprovada por um estudo feito pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, que descobriu que por conta da ingestão constante de açúcar, o seu corpo passa a pedir cada vez mais por ele, trazendo sintomas leves de abstinência.

Além desse problemão, consumir grandes quantidades de açúcar diariamente também prejudica o aprendizado e a memória.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o consumo diário de açúcar não deve ultrapassar 25 gramas, o que equivale a mais ou menos 6 colheres de sopa.

A questão aqui não é abolir o açúcar da sua vida, porque ele tem um papel super importante para o bom funcionamento do seu corpo e do seu cérebro.

No entanto, você precisa ficar atento ao tipo de açúcar e às quantidades que está consumindo durante o dia. 

O mais indicado é que você opte por alimentos naturais, como as frutas, já que elas possuem “frutose”, que é um tipo de açúcar muito bom para a saúde.

Eu sei que para muitas pessoas quebrar esse vício é muito difícil, então como eu resolvi a questão:

Eu diminui a porção, ou seja, eu continuo comendo um docinho de vez em quanto, mas eu cortei em mais da metade a porção consumida, porque eu detectei que eu não precisava, por exemplo, tomar uma bola de sorvete inteira ou tomar um copo de refrigerante, bastava um gole para me satisfazer.

Você pode tentar isso também e preservar a sua saúde mental, memória e concentração.

Gente, um grande abraço,

E lembre-se de compartilhar esse artigo com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.