5 Hábitos Que Todos Os Gênios Têm Em Comum

Assista à versão em vídeo deste artigo:

5 HÁBITOS QUE OS MAIORES GÊNIOS PRATICAM E QUE VOCÊ TAMBÉM PODE CRIAR HOJE

Com certeza você já ouviu alguém dizer que para ficar mais inteligente e alcançar a genialidade, basta ler muitos livros, praticar outro idioma, ou exercitar o cérebro com jogos que exijam reflexão.

Bem, isso é verdade e realmente pode aumentar a sua inteligência. Mas, você sabia que existem alguns hábitos incomuns que quase ninguém sabe e que também podem te ajudar com isso?

Diferente das dicas comuns que você está acostumado a receber por aí, no artigo de hoje, você vai conhecer os 5  hábitos que somente os maiores gênios praticam e que você também pode começar a praticar a partir de hoje mesmo.

O 5º hábito incomum da nossa lista é limitar as suas escolhas diárias.

Mark Zuckerberg é um exemplo de que limitar as suas escolhas diárias podem te ajudar a focar no que realmente importa e quem sabe desenvolver uma das redes sociais mais usadas em todo o mundo.

Isso porque o rapaz simplesmente usa a mesma versão de camiseta cinza todos os dias, e o motivo, é que isso o permite gastar pouco tempo com preocupações pequenas, como escolher roupas, e o ajuda a direcionar a sua energia para o que ele considera mais importante.

Veja bem, o seu cérebro consome, em média, 25% da energia que você gasta todos os dias e todo esse consumo se deve ao gerenciamento e processamento das várias decisões que você precisa tomar.

Então, incluir decisões irrelevantes no seu cotidiano só vai te fazer gastar energia com coisas que não são importantes.

Por exemplo, imagine que você precisa se arrumar para o trabalho, abre o seu guarda-roupa e encontra múltiplas opções de camisetas. 

São camisetas de várias cores, tamanhos e estampas, pelo menos umas 20 opções.

Neste momento, sua mente entra em um processo de tomada de decisões que gera um gasto de energia mental desnecessário e que poderia ser direcionado para outras coisas.

Você pode estar pensando que esse gasto de tempo e energia é insignificante e são poucos minutos gastos com isso, mas a grande questão é: quantas decisões irrelevantes ao longo do seu dia te tiram o foco daquilo que realmente importa?

Então, limitar essas distrações, ou seja, a sua tomada de decisão diária, é um meio prático de garantir rendimento, entendimento e produtividade em atividades que realmente aumentam o seu intelecto e agregam valor à sua vida.

O 4º hábito da nossa lista é mudar a sua visão sobre o fracasso.

Provavelmente você sabe que uma das maiores invenções de Thomas Edison é a lâmpada incandescente, mas você sabia que ele tem registrado mais de mil patentes em seu nome?

Dentre as suas muitas invenções, algumas delas foram destaques na nossa sociedade, como, por exemplo, o fonógrafo, a câmera de cinema, a bateria de carro elétrico, a embalagem à vácuo, entre muitas outras, afinal são mais de mil ao todo.

Acontece que para conseguir inventar todas essas coisas, ele falhou em mais de 10 mil experimentos durante toda a sua vida, ou seja, apenas 10% de todo o seu trabalho, realmente “vingou”.

Mas, qual será a visão de Thomas Edison sobre todos esses fracassos?

Pois bem, Thomas Edison dizia nada mais, nada menos que: “Eu não falhei. Eu encontrei 10 mil maneiras que não funcionam”.

A lição que fica sobre toda essa história é que as falhas fazem parte da vida, mas elas não são permanentes.

Thomas Edison tinha um mindset de crescimento, ou seja, ele enxergava as adversidades como uma oportunidade de evoluir e crescer.

Então, faça como ele e pense em cada dificuldade, como uma oportunidade de aprendizado.

 Ao mudar a sua mentalidade, você vai ter combustível o suficiente para ir além de suas próprias limitações e encontrar o caminho para a genialidade.

O 3º hábito incomum da nossa lista é estudar muito e sobre tudo o que puder.

Ok, essa pode parecer uma dica comum que você já viu em outros artigos, mas eu vou te dar uma outra perspectiva sobre o poder desse hábito.

Os maiores gênios que já pisaram em nosso mundo possuem conhecimentos diversos e um exemplo disso é Leonardo Da Vinci.

Ele foi o responsável por pintar uma das obras mais icônicas e famosas do mundo, que é a Mona Lisa.

Acontece que Da Vinci não só pintava, como também se aventurava por outras áreas como a mecânica, aeronáutica e até mesmo a anatomia. O homem era um polímata, ou seja,  alguém que tinha conhecimento em muitas áreas.

Mas, o grande x da questão é que quanto mais você aprende sobre diversos assuntos e descobre como relacioná-los, mais gênio você se torna.

Isso porque quando você aprende a ligar diversas áreas de conhecimento, as possibilidades se tornam infinitas, por exemplo:

Um pintor que conhece sobre química, pode descobrir como misturar os elementos químicos para alterar a textura de suas tintas, e dessa forma, dar um toque único às suas pinturas.

Essa versatilidade faz com que você saia do óbvio e mergulhe no profundo conhecimento. 

Então, comece a aprender sobre algo totalmente diferente hoje mesmo e estimule o potencial que existe dentro de você.

O 2º hábito dos grandes gênios é tomar banhos gelados.

Um gênio que aproveitava os benefícios das baixas temperaturas era Benjamin Franklin…

Apesar de que ele preferia uma outra alternativa, que chamava de “banhos de ar”.

Basicamente, ele acreditava que ficar sem roupa em frente à uma janela nos dias mais frios, era uma forma de relaxar o corpo.

Embora os “banhos de ar” não sejam uma boa alternativa, os banhos de água gelada podem te ajudar e muito a melhorar o seu rendimento mental.

Isso porque o banho frio é um grande aliado quando o assunto é despertar o seu corpo e te deixar mais disposto no dia a dia.

Veja bem, a água fria ajuda a despertar a sua mente e deixar ela bem mais alerta, pois aumenta o nível de adrenalina no seu corpo.

Caso você não saiba, esse hormônio tem um papel super importante no seu humor, porque ele te ajuda a reagir de forma mais rápida às situações.

Além disso, um bom banho gelado também faz bem para a pele, para o cabelo, ajuda a amenizar as dores inflamatórias e até mesmo ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade.

Então, essa pode ser uma boa opção para incluir na sua rotina e melhorar o funcionamento do seu cérebro.

E o 1º hábito da nossa lista é ser uma pessoa estruturada

Veja bem, uma pessoa estruturada é organizada, disposta e sabe quais são os elementos essenciais para alcançar o sucesso.

É por esse motivo que trazer mais estrutura para a sua vida pode ser uma boa ideia, já que existem diversas maneiras de se fazer isso.

Uma dessas maneiras é através de uma rotina que te dê a sustentação necessária para a conclusão dos seus objetivos.

Um grande gênio da história que levou a sério esse lance de estrutura foi Amadeus Mozart, isso porque o gênio musical tinha o hábito de fazer as coisas de uma forma muito bem estruturada.

A rotina do compositor era dividida em compor, dar aulas, tempo para convívio social e dormir. Além de toda a sua dedicação e treinos constantes, essa foi uma das peças fundamentais para que Mozart produzisse mais de 600 obras, que são ouvidas em todo o mundo até os dias de hoje.

Mas, o que eu quero que você compreenda é que ter uma rotina bem estruturada pode ajudar você a ficar mais inteligente e a se aproximar cada vez mais dos seus objetivos.

Por exemplo, imagine se você estruturasse o seu ano para ler um artigo por dia e que cada artigo te ensinasse algo novo… Em 1 ano, você terá aprendido pelo menos 365 coisas novas.

Então, adicione um pouco de estrutura aos seus dias para você ficar mais perto de realizar os seus sonhos e de concluir cada um dos seus objetivos.

O artigo de hoje fica por aqui, espero que tenha gostado.

Um forte abraço e até breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.