Assista a versão em vídeo deste artigo:
4 COISAS QUE ACABAM COM SUA SAÚDE MENTAL
Você sabia que o seu corpo fala e te dá sinais claros de que está na hora de cuidar da sua saúde mental? Não sabia?
Então é por isso que hoje eu trouxe 4 sinais que parecem inofensivos, mas podem indicar que você está à beira de um colapso.
Vamos conhecer?
Na vida de um estudante, conseguir manter o equilíbrio emocional é um fator crucial para o sucesso nos estudos.
Isso porque a concentração é a habilidade mais afetada pelo esgotamento mental.
Digo isso, porque o raciocínio acaba ficando mais lento, a produtividade diminui, e por consequência, nos concentramos menos nas atividades que precisamos desenvolver.
Dessa maneira, o estudante pode acabar sentindo que não consegue absorver nada do que estudou e que está perdendo seu tempo.
O que, como já sabemos, gera mais transtornos.
Muitos especialistas falam que a melhor maneira de lidar com esses momentos é saber reconhecer as dificuldades e buscar ajuda especializada.
Porém, nem sempre quem está passando por essa situação consegue enxergar o problema.
Por isso, vamos aos 4 sinais que estão acabando com a sua saúde mental e merecem a sua atenção.
Primeiro sinal: Insônia
Tenho certeza de que você já ouviu expressões como “vai dormir que passa”, ou “prefiro dormir antes de tomar a decisão para ver se “clareio as ideias”.
Essa expressão popular está mais do que correta porque o sono e a saúde mental estão intimamente ligados.
Um estudo apontou que quase 68% dos estudantes universitários da amostra apresentavam algum sinal de insônia em comparação aos demais e, como consequência dessa má qualidade de sono, esses estudantes mostraram uma pior percepção sobre seu desempenho acadêmico, maiores níveis de estresse e ansiedade, e menores níveis de autocontrole e resiliência.
Resumindo: os pesquisadores concluíram que há uma ligação entre a qualidade do sono e a vida acadêmica do estudante.
Então se você sofre com insônia, dificuldade para dormir, ou com interrupções frequentes no descanso durante a noite, é preciso entender o que pode estar causando isso.
Porque se não há um sono de qualidade, fica impossível recuperar a energia necessária para os próximos dias.
Nosso próximo sinal é a Irritabilidade e o estresse…
É super comum que você fique mais agitado na véspera de uma prova difícil ou no dia de apresentar um trabalho.
O problema é quando esse estresse passa a ser recorrente e te leva a ter reações exageradas frente aos pequenos acontecimentos do dia a dia.
Essa irritabilidade e estresse em excesso podem causar problemas de concentração e memorização, dificuldades para dormir e para tomar decisões.
Como você já pode imaginar, isso vai atrapalhar e muito a sua rotina de estudos porque um estudante precisa de concentração, memorização e de uma boa noite de sono para ter sucesso nos seus objetivos.
Então você precisa ficar atento se esses sinais de irritação estão muito frequentes no seu dia a dia.
O terceiro sinal que merece a sua atenção são as mudanças repentinas de humor…
Assim como falamos no sinal anterior, é comum que nosso humor flutue conforme as situações que vão acontecendo no dia.
Mas a partir do momento que essas mudanças de humor se tornam bruscas e recorrentes pode ser um sinal de que a sua saúde mental não está legal.
Algumas instabilidades comportamentais repentinas podem SIM indicar problemas graves, incluindo transtornos mentais.
Muitas vezes a gente tem dificuldade para notar esses sintomas, mas as pessoas que estão próximas a nós percebem com maior facilidade.
Por isso, se você não consegue identificar se tem ou não mudanças de humor, pergunte a um amigo ou aos seus familiares, que com certeza eles vão te responder com sinceridade.
O próximo sinal dessa lista são os lapsos de memória
Lapsos de memória podem ser frustrantes, principalmente quando você percebe que sua memória está te deixando na mão com coisas simples, como esquecer o que ia fazer na cozinha ou até em situações mais graves que coloquem a sua integridade física em risco, como esquecer de ligar a trava de segurança de alguma máquina no seu trabalho.
Portanto é preciso redobrar a atenção com os esquecimentos, porque quando eles acontecem com uma certa frequência e passam a prejudicar a sua vida, talvez seja um sinal que o seu corpo enviou para te dizer que não está tudo bem e que está na hora de pensar na sua saúde mental.
Em resumo: episódios de insônia, irritabilidade e estresse, mudanças de humor e esquecimentos são sentimentos comuns que toda pessoa experimenta em algum momento da vida.
A questão é que quando eles aparecem com muita frequência o seu corpo e a sua mente podem estar pedindo socorro.
Então por menor que seja essa frequência busque um especialista, converse com outras pessoas e, principalmente, cuide de si mesmo.
Somente assim você terá uma rotina de leitura e estudos saudável e vai conseguir alcançar os seus maiores objetivos.
Se este artigo foi útil, deixe seu comentário aqui.
Lembre-se também de olhar os outros artigos que preparei com carinho para você.
Até breve.