5 erros que tiram sua concentração nos estudos

Assista a versão em vídeo deste artigo:

5 ERROS QUE TIRAM SUA CONCENTRAÇÃO NOS ESTUDOS

Você sabia que existem cinco erros graves que atrapalham a sua concentração durante os estudos? No artigo de hoje eu vou te ensinar quais são e como evitá-los.

O primeiro erro que vamos abordar é o estudar por estudar, sem metas ou prioridades

Assim como em outros aspectos da nossa vida, é importante saber elencar as prioridades. Ou seja, a falta de metas, ou o famoso “nem sei o que estou fazendo aqui” pode atrapalhar e muito a sua #concentração.

Uma coisa é certa: a falta de um cronograma, plano de estudos, ou de saber onde quer chegar, vai afetar o seu desempenho. 

Por isso, entenda o seu objetivo: passar em um concurso? Compreender a matéria de cálculo? Então, elabore um cronograma que vai te fazer passar pelos assuntos necessários para que o seu problema seja solucionado.

O segundo erro desta seleta lista é a #procrastinação cega 

Já ouviu aquele ditado “Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”? Parece clichê, mas é a mais pura verdade. A procrastinação cega é um hábito ruim que pode surgir por conta da falta de gerenciamento de tempo e organização. 

Todo mundo já procrastinou e isso não é vergonha alguma. Porém, é preciso compreender os motivos que te levaram a “empurrar com a barriga”.

Há quem procrastine por medo de falhar, outros porque gostam de viver sob pressão, tem também aqueles que são indecisos e não sabem por onde começar.

Por isso, faça uma lista de metas para os seus estudos, escolha um item e o finalize. Nada de tentar fazer tudo de uma vez. 

E outro ponto é: quem desiste, falhou antes mesmo de tentar. Não tenha medo de falhar.

Você tem o costume de #procrastinar? Me conta nos comentários deste artigo.

O terceiro erro também é muito comum e pode ser que você já tenha cometido algumas vezes: estudar sem parar

Com certeza, você conhece alguém que passa madrugadas e mais madrugadas sem dormir, ou comer corretamente, para estudar. 

O que poucos sabem é que essa atitude mais atrapalha do que ajuda na hora de se concentrar.

O seu corpo precisa estar descansado e bem alimentado para conseguir processar os assuntos que devem ser aprendidos.

Quando você está cansado, com sono, sem #motivação, sua mente acaba ficando mais lenta. Por isso, é importante dar tempo ao tempo.

Ou seja, tempo para estudar, comer, descansar, se divertir, socializar, e por aí vai…

Lembrando que mesmo durante o tempo de estudo, é importante realizar pequenos intervalos.

Estudar por horas, sem essas pequenas pausas, pode atrapalhar a concentração. Lembre-se, uma pessoa cansada, não aprende. 

Assim como um espaço de estudos agradável, é preciso proporcionar um ambiente mental confortável para a concentração durante a aprendizagem.

Essa informação nos leva para o erro número quatro: não ter um espaço adequado para estudar.

Esse é um erro muito comum que tira a concentração de algumas pessoas. Inclusive, já pode ter tirado a sua em algum momento. 

Uma mesa bagunçada e um local barulhento vai gerar distrações. 

Não estou dizendo para você ser alguém metódico, arrumar todas as canetas viradas para cima, com tampas encaixadas e separadas por cores. 

Mas, sim, para organizar o seu espaço de forma que torne o ambiente mais agradável e sem distrações que poderão tirar a sua concentração.

O seu local de estudos precisa estar limpo e organizado com todos os materiais didáticos necessários para as atividades que você quer desenvolver.

Queira acreditar ou não, a desorganização é um dos fatores que mais podem prejudicar a sua concentração. 

Além disso, é preciso ter o mínimo de conforto: sente-se adequadamente, ajuste a iluminação, escolha o espaço mais silencioso que conseguir… 

Então torne a organização o seu novo valor moral: essa dica pode te ajudar não só na concentração durante os estudos, como também em outros aspectos da sua vida… 

Eu conto mais sobre os benefícios da organização no treinamento Estudo Memorização, que inclusive está com as inscrições abertas e com poucas vagas restantes… Se você quiser fazer parte da nova turma, veja se ainda há vagas aqui na imagem abaixo.

O quinto erro é que algumas pessoas se deixam levar pelas distrações…

Você sabia que mesmo desligado, o celular pode atrapalhar a sua concentração? 

Pois é, os celulares são como drogas que nos escravizam… Ele ativa o Sistema de Recompensas do cérebro. Esse estímulo de maneira constante é o que gera dependência, um processo bem parecido à atuação de drogas.

Um estudo feito por pesquisadores da Alemanha, publicado em 2020 na revista científica PLOS ONE, mostra que o uso excessivo do celular demonstrou ter um impacto negativo na qualidade do sono, níveis de estresse, desempenho acadêmico e bem-estar no geral. 

Portanto, na hora dos estudos, não é uma boa ideia mantê-lo por perto. Isso porque fica difícil manter o foco com notificações de redes sociais, e-mails, ou jogos, chegando a todo minuto.

O mesmo vale para qualquer outro meio que possa tentar tirar a sua atenção do objetivo principal: estudar!

Então, não caia em tentação! 

Desative notificações, silencie chamadas, coloque no modo “Não Perturbe”, e esqueça que você tem celular. 

O ideal mesmo é desligar e colocar o aparelho em outro cômodo. Mas, pode ser que você precise fazer ligações. 

Então, separe poucos minutos durante suas pausas para responder mensagens e fazer ligações que realmente precisam ser feitas.

Agora que você já sabe quais são os cinco erros graves que tiram a sua concentração, te convido a conhecer Oito motivos para não abandonar os estudos

Neste vídeo eu dou mais algumas dicas fundamentais que irão te ajudar nesta jornada.

Me conta… Qual desses erros está atrapalhando seus estudos? Deixe nos comentários que vou ler todos.

Bons estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.