5 piores erros cometidos por estudantes

Em tempos de crise a melhor saída é passar num concurso e virar funcionário público. Este raciocínio simplista habita a consciência da maioria dos candidatos a uma vaga no governo, mas nós sabemos que passar num concurso não é tão simples assim, principalmente se você pratica os 5 piores erros cometidos por estudantes.

Acontece que a brilhante ideia de passar num concurso não é exclusividade de um, mas de milhões de brasileiros, afinal, quem não gosta da proposta de que, faça chuva ou faça sol, todo mês o salário está na conta?

Mas a realidade mostra uma concorrência agressiva, uma concorrência digamos que eclética.

Aquele rapaz magrelo que instalou a parabólica na sua casa está na briga, aquela atendente simpática da padaria, que só cursou o ensino médio também. Tem o vendedor de carros, o dono da loja de recarga de cartuchos e aquele que jura que um dia será juiz, apesar de escrever “direpente”, “com tigo”, “intendo. ” Esse tipo de concorrente, tenho certeza que você tira de letra, mas e os outros? Como ex-empresário formado em economia na PUC, o dentista, o engenheiro, o pós-graduado, os doutores e nerds? É bem verdade que concurso público virou uma competição acirrada de tigres ferozes atrás de um pedaço de bife. Para garantir a sua lasca você terá que rachar de estudar.

Ficou assustado? Não é para tanto. Você tem chances reais de aprovação, porque a maioria dos seus concorrentes cometem sempre os mesmos erros. Se você fizer a coisa certa, terá tudo para dar certo.

Preparei um roteiro com os 5 piores erros cometidos por estudantes durante a preparação em provas, vestibulares e concursos.

Se você tiver o cuidado de não cometê-los, aumentará consideravelmente suas chances de aprovação. Veja abaixo quais são:

1 – Falta de planejamento

Olhar para uma pilha de livros e perguntar: Deus, por onde eu começo? Tem algo mais desanimador para quem estuda? É absurdo, mas apenas 2% dos estudantes brasileiros seguem um planejamento de estudo, o famoso, Plano de Estudo. Um bom plano de estudo é como um mapa que o ajuda a determinar:

– Quantas matérias você pode estudar por dia;
– A carga horária ideal para a semana;
– O ciclo de estudo satisfatório para manter os estudos em dia;
– Um bom método de monitoramento de resultados.

Fazer um Plano de Estudo é como ir a uma alfaiataria, tem que ser sob medida. Não adianta ficar garimpando na internet modelos de plano de estudo. O que serviu para a aprovação de outras pessoas com certeza não servirá para você, porque são métricas diferentes. É preciso personalizar o seu sistema de estudo para que ele realmente tenha o efeito esperado: sua aprovação.

2 – Reclamar das matérias

Você aprendeu a montar um Plano de Estudo, certo? Mas quando começa a estudar fica xingando as matérias. Então voltou à estaca ZERO. Reclamar das matérias é um tiro no pé, porque fazendo isso você automaticamente ordena ao cérebro o bloqueio da aprendizagem. Outro dia uma aluna me disse que detestava estudar Machado de Assis e não entendia porque precisava ler aqueles textos “chatos” para o vestibular de medicina. Perguntei como ela pretendia passar no vestibular de medicina da USP, lendo gibis da turma da Mônica? O professor oferecia o melhor, ela reclamava, porque queria o mais fácil. Você não pode reclamar das matérias e sim descobrir o que o impede de gostar. Dominar um texto de qualidade desenvolve seu sistema cognitivo e prepara você para dominar qualquer outro tipo de texto. Então a pergunta que cabe neste ponto é: Você sabe estudar? Quando não sabemos estudar acabamos colocando a culpa na matéria.

3 – Deixar dúvidas para trás

Estudar a matéria, fechar o livro, olhar no espelho e ver aquela cara de ponto de interrogação é frustrante, concorda? Muitos estudantes se permitem encerrar os estudos com a cabeça cheia de dúvidas. Saem da sala de aula com a sensação de estar faltando uma peça do quebra cabeça.
Nunca permita isso. Pintou uma dúvida, corra, pesquise, pergunte, desvende-a. Seja obcecado por elucidar dúvidas. Hoje você tem todo conhecimento produzido pela humanidade na ponta dos seus dedos, frequente fóruns de discussão, blog, converse com professores e especialistas.

4 – Ignorar a importância da memória

Certo, agora você é um expert em tirar dúvidas, segue um mapa de estudo e ame estudar todos os tipos de matéria. Mas pergunto, e a memória? Tem algum conteúdo na memória?
Conheço muitos estudantes que são feras em memória de curta duração. Na sala de aula, nos estudos sabem tudo, meia hora depois não se lembram de nada.

Um dos erros mais graves que um estudante pode cometer é subestimar a importância da memória no processo de preparação. Pesquisas mostraram que é a memória quem derruba a maioria dos estudantes. Ela é a base da inteligência, fornece matéria prima para o raciocínio e consolida todo conhecimento absorvido nas horas de estudos.

É também a memória que lhe entregará de bandeja no momento da prova tudo o que você aprendeu. Se você não memoriza a longo prazo aquilo que estudou, dificilmente conseguirá lembrar.

Caso não se lembre do conteúdo, ficará ansioso e a ansiedade, adivinhe, vai agravar ainda mais o branco na memória. É preciso incluir as técnicas de memorização no seu pacote de habilidades mentais.

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

5 – Ser um eterno estudante do fundamental

Você já reparou que a maioria dos estudantes de vestibular e concurso estudam da mesma forma que faziam quando estavam no fundamental. Leem, releem, anotam, esquecem, leem tudo de novo. Se olhar com uma lupa, notará que o sistema de estudo que você utiliza talvez ainda seja o mesmo que utilizava na quinta série, ou seja, as matérias mudaram, mas o jeito de aprender continua o mesmo. A forma de aprender mudou, porque o mundo mudou. Hoje temos acesso a informação, as formas de avaliação mudaram e o peso das habilidades cognitivas é maior. Por exemplo:
Algumas provas de redação são mais importantes do que os conhecimentos específicos das regras gramaticais. Em outras a habilidade de se expressar verbalmente é o que conta mais pontos. Um estudante moderno não é aquele que estuda com um tablet nas mãos, mas aquele que conta com um leque de habilidades mentais que o ajudam a aprender apesar da complexidade do mundo. Permita-me um conselho: invista o que puder em novas habilidades e você será um candidato bem acima da média.

Resumo:

Dizem que os maiores erros cometidos por estudantes é o de deixar o celular ligado, estudar ouvindo música ou até vendo televisão. Estes são alguns pecados óbvios e perdoáveis, digamos assim. O que você precisa investigar é a influência invisível e sutil dos problemas citados acima. Perguntar a si mesmo porque a aprovação não acontece. Um autoexame responsável e crítico deverá apontar para os problemas como desorganização, desmotivação, medo de perguntar (que gera ansiedade), falhas de memória e esquecimentos frequentes. O mundo mudou, a forma de ser avaliado mudou e nossa postura diante dos estudos precisa mudar. Nós estamos vivendo a era do cérebro e não mais dos músculos. Quem vence não é mais o mais forte, e sim o mais rápido, o mais preparado. Você tem mil e um motivos para desejar a aprovação no concurso público, mas como ensina a metáfora do lenhador, é preciso primeiro amolar o seu machado, preparar as ferramentas.

Gostou das dicas? Não deixe de comentar o post e aproveite para conhecer o meu curso Estudo Memorização, curso com mais de 50 mil alunos inscritos, eu lhe ensinarei de maneira simples e prática, tudo o que você precisa para se dar bem nos estudos, maneira mais que comprovada de obter sucesso financeiro, pessoal e profissional. As aulas por serem on-line, podem ser assistidas facilmente no seu celular, tablet, computador ou Smart TV.

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Eu acredito tanto na eficiência do meu método que além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial. Se em 7 dias, depois de aplicar o meu método, você não estiver mais concentrado nos estudos, memorizando com mais facilidade as matérias, eu assumo total responsabilidade e devolvo 100% do seu investimento. Dessa forma você não corre nenhum risco e terá a tranquilidade de investir num treinamento com risco zero. Clique aqui e comece agora o treinamento.

Quer ter acesso a mais dicas? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e inscreva-se no meu canal no Youtube.

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.