Como manter o cérebro sempre jovem e a memória rápida

Para que? A memória humana é inatingível via medicamentos porque ela não é um local, mas uma função do cérebro. Isso é uma ótima notícia, pois você pode melhorar sua memória, deixar o seu cérebro sempre jovem usando-a ativamente.

Gosto de dizer que sou um ex-esquecido que ganhou o título de melhor memória do Brasil sem nunca ter tomado um único medicamento. Sou detentor do primeiro recorde brasileiro de memória apenas levando a minha memória ao seu limite máximo.

Quanto mais você usa a memória, melhor ela fica, assim gostaria de dividir com você algumas dicas para manter seu cérebro sempre jovem:

O JOGO DA MEMÓRIA é um excelente exercício para melhorar sua concentração, ampliar sua percepção e descontrair sua mente. Jogue sempre que estiver preocupado, tenso, pois nestes casos ele se transforma numa excelente higiene mental e serve para pessoas de todas as idades.

AS PALAVRAS CRUZADAS tem o poder de manter seu cérebro sempre jovem. Fiz muito uso delas quando me preparei para o primeiro recorde de memória.

Quando você tenta fechar os campos de uma página de palavra cruzada você sempre se depara com palavras, conceitos, ideias, nomes que não usava a muitos anos. Por exemplo, qual o nome do gato que persegue o Piu Piu num antigo desenho animado….? Resposta: Frajola.

Lembrar-se de coisas que não pensava a muito tempo estimula a memória.

LEITURA CONCENTRADA é uma forma poderosa de manter o cérebro sempre jovem. Ok, você lê todos os dias é se considera uma pessoa esquecida!

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

Eu sei que na escola fomos alfabetizados, mas aprender a ler de verdade significa transferir o texto do papel para a memória.

Em meus seminários ensino uma técnica chamada leitura concentrada. Nela eu ensino os alunos a entrarem num estado de concentração para absorver com mais qualidade. O legal é que terminam a leitura do texto lembrando de muitos detalhes chegando a 70%.

ESCREVER é o exercício mais completo para rejuvenescer a memória. Você sabia que para escrever um bom texto com umas 50 palavras você tem que estimular uns 500 arquivos em sua memória? Por isso que os escritores imortais das academias de letras dificilmente perdem a lucidez.

Não estou sugerindo que você tenha que ser um escritor profissional, todavia, ter o cuidado de escolher bem as palavras quando for produzir um pequeno texto faz com que você tenha uma alta estimulação da memória.

JOGO DE DAMA não é necessariamente um estimulador de memória. Quando você joga damas você estimula mais o raciocínio, a percepção espacial e a concentração.

Claro que todas estas funções indiretamente privilegiam a boa memória, mas ele é mais indicado como ferramenta para o raciocínio mesmo.

Quando faço apresentações com demonstrações de memória me preparo durante alguns dias jogando partidas de dama com o computador. É uma forma de deixar a percepção mais ativa.

O JOGO DE XADREZ depende totalmente da memória, mas assim como o jogo de damas, ele não é um exercício para a memória. Um campeão de xadrez é capaz de memorizar mais de 15 mil jogadas e por isso possui uma memória extraordinária, mas para jogadas de xadrez.

Isso não significa que ele terá uma boa memória, por exemplo, para lembrar-se do aniversário da namorada. Xadrez é um jogo fantástico para o raciocínio e a inteligência, por isso deveria ser adotado como ferramenta didática em todas as escolas brasileiras.

Já joguei xadrez muitas vezes, mas confesso que hoje, em função das minhas atividades e falta de competidores, tenho jogado muito pouco, click here para mais informações. Além disso, uma boa partida não dura menos que uma hora, então eu lamento que o tempo não me permite usar mais esta forma de preservar o cérebro, mas encorajo a todos os que podem fazer uso.

O GÊNIUS, brinquedo de memória que fez sucesso na década de 80, está voltando com força máxima através dos aplicativos de celular.

Eu gosto muito de jogar principalmente no período da manhã, quando depois de uma bela noite de sono o cérebro se encontra descansado, neste período já consegui memorizar sem técnica mnemônica, pois existem técnicas para isso também, mais de trinta sequências de sons.

No final de um dia de trabalho, por causa do esgotamento mental, esse número cai pela metade.

ESTRATÉGIAS DE MEMORIZAÇÃO estão no ápice das formas de deixar seu cérebro jovem. Antes de inventarem o alfabeto, em 1700 a.C, as pessoas transferiam conhecimento através da fala, da explicação.

Nessa época em que a cultura era oral, as pessoas inventavam técnicas mnemônicas para segurar na memória assuntos políticos, sociais e religiosos.

Estima-se que nessa época as pessoas tinham memória 500 vezes melhor do que a nossa. Minha vida hoje se resume em ler, escrever e ensinar técnicas de memorização. Consegui validar meus métodos conquistando o título de melhor memória do Brasil e gosto de mostrar para outras pessoas que elas também possuem o mesmo potencial.

Se desejar conhecer as minhas estratégias de memorização entre no meu site oficial.


Acesse abaixo a versão em audio deste post e faça o download para escutar as dicas do professor Renato Alves sempre que desejar.


Gostou do texto? Que tal colocar em prática e começar a deixar o seu cérebro sempre jovem agora mesmo? Não esqueça de deixar seu comentário aqui abaixo e aproveite para conhecer o meu curso Memória Blindada no treinamento eu ensino a aplicação prática da memorização no dia a dia.

Nas videoaulas on-line eu explicado de maneira simples e objetiva, todas as estratégias que utilizo para não esquecer de nada. Definitivamente é sua hora de ter uma memória mais jovem, forte e confiável:

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Adquira agora mesmo o curso Memória Blindada, eu acredito tanto na eficiência do meu método que além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial.

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. Dessa forma você não corre nenhum risco. O que você acha? Clique aqui e comece agora mesmo o treinamento!

Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Curso Memória Blindada

8 Comentários


  1. Perdi o foco desde que perdi meu filho, e em pouco tempo perdi minha mãe, aí perdi o chão, na sequência fui perdendo, emprego, vida social, e me afundei em um vazio. Mas estou sempre lutando em busca de uma vida saudável, apesar das barreiras. Mas sou temente a Deus que põe pessoas maravilhosas no meu caminho, e assim vou vivendo um dia de cada vez.

    Responder

    1. Tenha sempre perseverança e força de vontade para evoluir, Adélia. Com muita garra, tudo é possível, basta crer!

      Responder

    1. Olá Uraquitan, que ótimo. Só falta fazer os cursos agora.
      Continue acessando os meus canais. Separei para você alguns links onde você poderá ter acesso há alguns conteúdos:

      Blog (Textos)
      https://www.renatoalves.com.br/blog

      Vídeos:
      https://www.youtube.com/user/videosmemoria/videos

      Áudios:
      https://soundcloud.com/renato-alves-memorizacao

      Cursos pagos:
      Os cursos são oferecidos hoje por um preço bem inferior ao seu real valor, e mesmo assim, vários deles com descontos de 50%.
      http://renatoalves.com.br/cursos_online.html

      Qualquer dúvida estou à disposição.

      Responder

  2. São Dicas maravilhosas….mas quero mesmo é fazer o curso….e em breve o farei. Obrigada!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.