Dica: Como usar uma caneta marca textos

A maior parte das pessoas conhecem a famosa caneta florescente, você inclusive, pode ter usado uma em algum momento, mas você sabe realmente como usar uma caneta marca textos? Confira!

Há pessoas que declaram estar contaminados pelo hábito de marcar textos. Outros dizem que é impossível resistir ao ato.

Alguns marcam excessivamente, rabiscam qualquer coisa que chame a atenção.

Entretanto, é uma verdade que, assim como um mapa mental elaborado sem critérios, a marcação de textos também se torna ineficiente. Servindo apenas para transformar a página em uma verdadeira aquarela iluminada!

Quando estamos diante de um bom texto, sentimos um forte impulso de sacar do estojo a caneta amarela florescente e marcar todas as informações que encontramos.

Sim, marcar textos é um hábito saudável e comum entre os leitores.

A necessidade de marcar textos esta na curiosidade, no interesse, na vontade de preservar o texto em nossa memória.

Mas o resultado da marcação, na maioria das vezes, surte o efeito contrário e mantém o texto exatamente onde estava: Dentro do livro!

Assim sendo, para que o hábito de marcar texto não se transforme em uma confusão de riscos coloridos, o ideal é que o leitor trabalhe com a seguinte premissa:

Caneta marca texto

Todas as vezes que você decidir usar a caneta marca texto, também deve ter por objetivo memorizar, isso provocará em sua memória o estimulo fundamental, isto é, ele a colocará para funcionar e assim trabalhar ao seu favor.

Se o texto precisa ser marcado, então significa que deve ser memorizado!

Se todas as vezes que o leitor decidir marcar um texto, ele também optar por memorizar, provocará em sua memória o estimulo fundamental, isto é, ele a colocará para funcionar.

Eis algumas perguntas que o ajudarão a selecionar o que deve ser marcado e também garantir a fixação do conteúdo em memórias de médio ou longo prazo.

  1. Explique: Por que este texto é importante?
  2. Como posso aplicar este conhecimento em minha rotina?
  3. Se eu tiver que explicar para outra pessoa, como seria?
  4. E qual é a melhor estratégia para memorizar este texto?

Todavia, o segredo da memorização de textos está em realmente tentar responder estas perguntas e não simplesmente tomar conhecimento.

A atitude faz toda a diferença. Sugiro simplesmente reler o texto que seria marcado e explicá-lo como se estivesse dando uma aula.

Só depois de cumprir estas etapas pegue a caneta colorida e marque o texto. Mas, ao fazê-lo tenha em mente que o objetivo da marcação foi proporcionar um retorno mais rápido numa consulta ao texto.

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

A atitude faz toda a diferença! Por exemplo: para a última questão, sugiro simplesmente reler o texto que seria marcado e explicá-lo como se estivesse dando uma aula.

Só depois de cumprir estas etapas pegue a caneta colorida e marque o texto, mas, ao fazê-lo tenha em mente que o objetivo da marcação foi proporcionar um retorno mais rápido numa consulta ao texto.

Caneta marca texto

Agora que você aprendeu como usar a caneta marca textos. Que tal colocar as dicas em prática agora mesmo?

Ps.: Não esqueça de deixar seu comentário aqui abaixo e aproveite para conhecer o meu curso FastRead. Com esse treinamento você poderá entrar para um seleto grupo de pessoas que conseguem ler tranquilamente mais de 50 livros por ano.

O curso por ser em videoaulas on-line, você poderá assistir onde quiser, seja no celular, tablet, computador ou smart TV.

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Para que você adquira agora mesmo o FastRead, e por acreditar na eficiência do meu método, além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial.

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. O que você acha? Clique aqui e saiba mais sobre o treinamento mesmo!

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Quer ter acesso a outras informações? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

Curso Fast Read

35 Comentários


  1. Professor Renato Alves, gostei do artigo e aprendi que não é somente marcar no livro e sim procurar transferir do livro para a memória. Eu vou exercitar bastante até criar o hábito da memorização. Muito obrigado!

    Responder

  2. Eu amo marca texto, mas senti uma certa dificuldade em conciliar a utilização do marca-texto e a leitura dinâmica, agora eu entendi que o marca-texto só deve ser usado na segunda leitura e se passar pela “peneira” do IAEM: Importância, Aplicação prática, Explicação, Memorização.

    Responder

  3. RENATO, ESTES PARÁGRAFOS ESTÃO DUPLICADOS NO TEXTO ACIMA

    “A atitude faz toda a diferença! Por exemplo: para a última questão, sugiro simplesmente reler o texto que seria marcado e explicá-lo como se estivesse dando uma aula.

    Só depois de cumprir estas etapas pegue a caneta colorida e marque o texto, mas, ao fazê-lo tenha em mente que o objetivo da marcação foi proporcionar um retorno mais rápido numa consulta ao texto.”

    ABRAÇO, GUTTO

    Responder

  4. Estou fazendo o curso fast read e estou descobrindo coisas que nunca ouvi falar. Esse curso esta me despertando o prazer pela leitura que antes eu não tinha.
    Obrigada professor pelas aulas ricas em conteúdo, você é excelente.

    Responder

    1. Fico extremamente feliz em ler isso, Angelica. Muito mais que treinar a capacidade de leitura, minha meta sempre foi fazer mais pessoas amarem o hábito de ler. Muito obrigado pelo feedback e pelo carinho. Abraços 🙂

      Responder

  5. Gostei das dicas sobre marcadores de textos vou passar para meus netos , que gostam de colorir livros e cadernos e alegam que são os professores que exigem as marcações.

    Responder

    1. Fico feliz em ver que o artigo foi de ajuda para você Vandira. Obrigado pelo feedback 😉

      Responder

  6. Penso que marcar textos de nada adianta pois o mais importante é compreender o texto, explicá-lo para você ou para uma criança, usar o método LEAD para a formação de memórias de longa duração.
    CONCLUSÃO: parei de usar o risca-texto. Usando mais agora fichas de revisão e a revisão rápida e diária.

    Responder

    1. As técnicas a qual está usando também são muito válidas Fernando. Algumas pessoas acabam tendo mais facilidade com o marca texto, devido a possuírem um sistema de memorização e compreensão diferente. Fico feliz em ver que encontrou uma forma de memorização que se encaixasse no seu perfil 🙂

      Responder

  7. Estou começando a ler e participar das ótimas dicas ofertadas por sua equipe, são todas muito interessantes e úteis, principalmente para quem está estudando para concurso, como faço neste momento.
    Obrigado !

    Responder

  8. Agora estou compreendendo mais a essa historia de memorizar com o grande mestre. obrigado pela atenção.

    Responder

  9. Venho aprendendo cada vez mais com as orientações, por isso o agradeço pela atenção.

    Responder

  10. Bom dia Renato! Eu gosto muito de usar o lápis de cor. Eu geralmente uso 3 cores: a verde, a amarela e a vermelha. Cada cor para mim tem um significado… a verde é um destaque que gostaria de selecionar, a amarela é que tenho que tomar cuidado e ter mais atenção ainda naquela parte do texto ou assunto e a vermelha é atenção redobrada, ou seja, um destaque que deve chamar a atenção da minha mente para aquele assunto destacado. Não sei se fiz bem, mas vem funcionando.

    Responder

  11. Obrigada Professor Renato!
    Fiquei muito feliz com suas dicas tão importantes!
    São coisas simples, as quais temos de adquirir o hábito de fazê-las.
    Facilita bastante a nossa a vida!
    Continue nos orientando. O Senhor é muito necessário em nossas vidas!
    Grande abraço.
    Sucesso!!!

    Responder

  12. Muito Obrigado pelas dicas senhor Renato…que o senhor nosso Deus te abençoe Grandemente!

    Responder

  13. Esse curso é tudo que eu precisava, hoje muitas pessoas estão sem foco querem fazer muitas coisas mais não sabem por onde começa, encontrei uma direção hoje sei por onde começar, obrigado Senhor Deus pela vida de Renato Alves!

    Responder

  14. Olá! Ai está a confirmação porquê não gosto da caneta marca testo, não gosto de texto que fica tudo colorido e se você quiser lêr novamente seus olhos não sai da quela linha bonita que chama atenção e que no final vai esta sempre ali no livro e o lugar das palavras é na memóri.
    Ótima dica.

    Responder

  15. Muito bom!
    Eu sou uma das tais que não consegue resistir ao hábito de pintar todo o texto… Desde que li o seu livro, Os 10 hábitos da memorização, tenho atentado às minhas dificuldades e posto em prática as dicas fornecidas no livro…
    Muito obrigada, professor Renato Alves.

    Responder

  16. Agora consigo utilizar um “marca texto” para a velocidade da minha memorização e não para a velocidade do esquecimento.

    Abs,

    Muito obrigada

    Luciana Góes
    Brasília/DF

    Responder

  17. eu participei do curso em barueri e to usando todas tecnicas e tive sucesso em uma das trez apresentadas eu ñ consegui ser objetivo com marca texto eu começo marcar e perco a noção do importante e o necessario no curso foi tão facil na escola ta sendo dfte?
    desde ja agradeço por da uma luz para encontrar as ferramenta que estavam perdidas em nossa mente e elevar auto estima de todos que o cercam deus o abençõe te livre de todo mal e te guarde para sempre amem.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.