Covid Pode Causar Perda de Memória

“Tive alguns momentos em que achei que “ia dar ruim”…

Nesses momentos, nosso cérebro é nosso maior amigo, mas também pode ser nosso pior inimigo… 

Meu Deus, quantas perguntas me fiz naqueles dias de confinamento, das mais fáceis…

“Quando isso vai acabar?” 

“O que será dos meus filhos sem minha presença?”

Sim, é desesperador, mas eu realmente cheguei ao ponto de pensar nisso…”

Eu fiquei assustado quando li pela primeira vez estas palavras. Elas foram escritas por uma amiga, empresária, mãe de dois filhos, que foi infectada pela Covid-19.

Infelizmente, tem ficado cada vez mais fácil encontrar pessoas que foram infectadas em nosso círculo social. Há até mesmo aquelas que perderam um amigo ou parente para a Covid.

Entretanto, dentre as pessoas curadas, chama a atenção o crescente número de relatos de perda de memória e dificuldades para lembrar de coisas simples como:

  • O nome de Alguém;
  • Uma palavra para completar um raciocínio;
  • O que foi fazer em determinado cômodo;
  • Dentre outras situações embaraçosas.

Você conhece alguém curado da Covid, mas que apresentou problemas de memória?

Se você conhece, escreva aqui nos comentários como foi essa experiência. Suas informações podem ajudar outras pessoas e até pesquisadores a entenderem o que está acontecendo.

As causas da perda de memória pela Covid19

Agora vamos tentar entender a relação entre a Covid-19 e a perda de memória.

Em primeiro lugar, vamos pensar na reação e nos sintomas apresentados por algumas pessoa que acabou de receber a notícia de que está infectada. É comum ouvirmos frases assim:

“Estou apavorada!”

“Meu Deus, o que eu faço agora?”

“Socorro! Eu não quero morrer…” 

Não é exagero o estado de ansiedade experimentado por alguém que descobre que está com a Covid. Afinal, estamos lidando com uma doença nova, que já ceifou milhares de vidas. E ainda não conhecemos todos os efeitos colaterais causados no corpo humano.

Pessoas ansiosas podem apresentar sintomas desconfortáveis como:

  • Frequência cardíaca elevada;
  • Respiração rápida;
  • Sudorese;
  • Sensação de cansaço;
  • E… lapsos de memória.

O problema é que a ansiedade faz o organismo produzir cortisol para tentar controlar o estresse e reduzir inflamações. Ele tenta garantir o bom funcionamento da nossa resposta imune.

O cortisol alto, contudo, pode originar sintomas como dificuldade na aprendizagem e os constrangedores lapsos de memória. Além do excesso de cortisol, existe outra hipótese para a perda de memória provocada pela Covid.

Um artigo recente publicado por neurocientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com a Queen’s University, no Canadá, indicou que a Covid-19 “pode” afetar diretamente o sistema nervoso central e interferir no funcionamento do cérebro a longo prazo.

Sem dúvidas, isso não é nada bom…

Outra pesquisa publicada na China apontou que 36% dos infectados apresentaram problemas neurológicos. 

E na França, neurocientistas também identificaram nos pacientes com a Covid-19 sintomas como desorientação, confusão mental, perda de memória e agitação. Entretanto, foi a perda de memória, o sintoma mais preocupante.

Mas afinal de contas, de que maneira a Covid pode provocar a perda de memória?

Em estágio inicial, um dos primeiros sintomas da doença é a perda de olfato e paladar. E o que isso quer dizer? Quer dizer que a essa altura a Covid já promoveu alterações importantes no sistema nervoso central. 

Além disso, quando um paciente precisa ser encaminhado para internação hospitalar, significa que o vírus já atingiu uma parte do pulmão e causou um significativo processo inflamatório. 

Quando isso acontece, nosso organismo aciona o  sistema imunológico, que são bombeiros internos que protege nosso corpo contra as doenças. Até aqui temos um organismo que atuou perfeitamente no combate ao vírus intruso. 

O problema, entretanto, é que depois de combater a Covid essas defesas continuam ativas e realizam o que os cientistas chamam de contra-ataque inespecífico que, traduzindo numa linguagem popular, significa que nossas defesas continuam atirando para todos os lados e em órgãos que não estavam relacionados ao problema.

Dentre os efeitos colaterais da Covid, o que mais preocupa os cientistas é a encefalite, uma inflamação cerebral que pode causar alterações graves no funcionamento do cérebro, modificando inclusive a forma como os neurônios se comunicam e causando lapsos de memória no presente e, no futuro, o desenvolvimento de Alzheimer, Parkinson e outros distúrbios neurodegenerativos ou neurológicos.

Quanto ao prazo para a ciência finalmente chegar a uma conclusão sobre a relação entre a Covid-19 e a perda de memória, ainda serão necessários anos de estudos.

Uma boa notícia é que muitos dos tratamentos experimentados para o combate ao coronavírus suprimem a ativação imunológica excessiva e evita o estado inflamatório. Essa linha de tratamento certamente vai evitar ou pelo menos diminuir o dano à memória dos pacientes.

A medicina ainda não tem protocolos bem definidos para tratar os pós Covid, por isso o caminho ainda é acompanhar com atenção os pacientes infectados, mesmo depois que eles se recuperarem dos sintomas respiratórios. 

Há um grande interesse em estudar esses pacientes, acompanhá-los com vários tipos de exames laboratoriais e, com isso, detectar o mais precocemente possível se estão surgindo sintomas neurológicos para que sejam tratados o mais rápido possível.

Memória Blindada

O Memória Blindada é uma versão online e atualizada dos métodos para fortalecimento da memória ministrado pelo recordista nacional de memorização Prof. Renato Alves.

O curso apresenta novas estratégias de concentração e memorização guiadas. Além disso, ele explora maneiras nas quais a atenção e a memória humana, os mais valiosos de todos os bens, podem ser preservados e até restaurados.

O curso é ideal para pessoas que gostam de auto-exploração. Ele é projetado para qualquer um que busque mais compreensão dos fundamentos de uma vida com mais qualidade, longevidade, lucidez ou qualquer pessoa que queira estar mais presente e consciente. 

Para conhecer o programa Memória Blindada CLIQUE AQUI. Será um prazer orientar você no processo de fortalecimento da memória pré ou pós-covid.

Para terminar, se você contraiu a Covid-19 procure participar dos diversos  grupos de discussão na internet, onde pessoas que foram infectadas e se curaram trocam experiências umas com as outras para ajudar a vencer este desafio.

Viva bem. Lembre bem.

Prof. Renato Alves – Escritor e Recordista Brasileiro de Memorização
Autor do Memória Blindada – Programa de aperfeiçoamento Cognitivo.

Você pode ouvir esse texto.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.