Dicas para lidar com brancos na memória

Dicas para lidar com brancos na memória.

Todos pelo menos alguma vez na vida, tivemos os famosos “brancos na memória”, isso é muito comum principalmente em momentos de tensão, como na hora da prova, ainda mais depois tanto estudo usando a famosa técnica decoreba.

Esse problema pode ser resolvido bastando apenas monitorar alguns hábitos e a maneira que você armazena as informações na memória.

Antes de continuarmos primeiramente você precisa saber o que é a memória e sua importância

A memória é uma função cognitiva, sem ela não haveria o aprendizado. Ao longo da história, a memória foi fator decisório no desenvolvimento humano.

1) Entenda o problema: Os brancos na memória, são alarmes silenciosos que indicam a existência de algo errado com você. Sendo assim, quando der um branco, olhe para si e verifique o que está errado. Ele pode estar apontando para limites físicos ou emocionais, como falta de sono, má alimentação, cansaço, estresse, ansiedade, depressão. Identificando a causa, corrija imediatamente e livre-se do problema.

Cadastre-se e receba dicas e materiais toda semana

Obrigado por realizar sua inscrição, acesse seu e-mail e confirme sua cadastro.

2) Previna-se: O branco na memória pode e deve ser prevenido. Ao invés de ser pego de surpresa numa prova, vestibular ou concurso, antecipe-se: abuse dos simulados. Ao falar em público ou apresentar um seminário, treine até decorar. Ao ensaiar muitas vezes acelera-se o processo de recordação e isso, obviamente, melhora o estado de confiança. Lembre-se: A prevenção afasta o fantasma do branco.

3) Pega leve com a memória: Quando você encontrar uma pessoa na rua, mas não se lembrar o nome, continue conversando numa boa, mas coloque a memória para trabalhar. Percorra o alfabeto cantarolando A…, B…, C… e assim por diante até lembrar o nome. Isso normalmente funciona.

4) Aprenda e pratique técnicas de memorização: Ao contrário do que se pensa, técnicas mnemônicas nunca foram tão úteis como nos dias atuais. Hoje, além de conviver com excesso de informação, as pessoas fazem mau uso da tecnologia. Esta combinação produz baixa estima para o uso da memória, falta de confiança e, por consequência, preguiça mental.

Você já teve esse problema? Quais foram os episódios mais fortes de brancos na memória? Não esqueça de deixar seu comentário abaixo e aproveite para conhecer o meu curso Memória Blindada no treinamento eu ensino a aplicação prática da memorização no dia a dia.

Nas videoaulas on-line eu explico de maneira simples e objetiva, todas as estratégias que utilizo para não esquecer de nada. Definitivamente é sua hora de ter uma memória mais jovem, forte e confiável:

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Para que você adquira agora mesmo o curso Memória Blindada, e por acredita tanto na eficiência do meu método que além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial.

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. Dessa forma você não corre nenhum risco. O que você acha? Clique aqui e saiba mais sobre o treinamento!

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Quer ter acesso a outras informações? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

Curso Memória Blindada

18 Comentários


  1. Olá professor,
    Estou com muita dificuldade em conversações, as pessoas me ajudam completando as frases, eu nao lembro das palavras- até mesmo ss fáceis. Me incomoda muito.

    Responder

    1. Para te ajudar a melhorar sua memória e capacidades, estou te enviando o link de acesso para 4 aulas grátis do meu curso de memorização, onde você já conseguirá ter lições e aprendizados a respeito do tema: https://bit.ly/2Q0aBch 🙂

      Responder

    2. Olá Ariane. Convido você a conhecer o Curso Memória Blindada. Nele você encontrará todas as técnicas necessárias para fazer da sua mente fortalecida contra os esquecimentos e preparada para os desafios cotidianos que surgem em nossa vida. Sua mente se torna imune a diversos problemas, como os famosos brancos na memória. Clique em http://bit.ly/conhecamb e veja mais sobre. Você não irá se arrepender 😉

      Responder

  2. bom dia amigo, tenho 50 anos ,sou muito timido e sempre achei q minha falha de memoria era devido a minha timides, mas a coisa ta piorando, nunca lembro o nome das pessoas, quando converso me perco no assunto tentando encontrar as palavras certas e não acho ae começo a quaquejar, não sou estudado e nunca leio livros e jornais, minha alimentaçao é feijao com arroz e carne ou ovo, não como verduras…por favor o q ta acontecendo comigo?
    obrigado

    Responder

  3. Eu sofro muito com brancos na memória e resolvi joga no google para descobrir as causas, logo que coloquei esse artigo do sr° foi o primeiro da listagem, mais gostei tanto da explanação que acredito que não precisarei mais entrar em outros artigo, mais sim colocar em pratica as que aprendi.

    valeu prof° espero um dia participar do workshop com você

    Abraço do novo Fã…

    Responder

  4. quero saber porque naõ consigo lembrar ascoisas importante que eu esqueci principalmente na escolatento lenbrar das coisa s do cursinho e não consigo o que faço por favor.obrigado

    Responder

  5. Ter branco de memória dirigindo, quando chega nesse estágio o que fazer ?

    Estava dirigindo e me deu um branco, quando voltei ao normal notei que havia batido o carro, graças a Deus foi coisa leve e não machuquei ninguém.

    O que fazer para que isso não volte a ocorrer ?

    Responder

  6. esquese oq ia falar durante uma conversa com meu paideu um branco isoo mer aconteceu trés vezes consecutivas oq será?

    Responder

  7. Renato, o meu roblema de memória acontece quando saio de um local da minha casa e vou até outro esqueço o que fui buscar. Perco óculo, chaves, tesouras e outros tantos pertences. Esqueço palavras quando estou falando, assim como nome de pessoas. OBRIGADA

    Responder

  8. Olá!.. Professor Renato Alves Tenho um grande problema ,desde escola tenho medo de fazer um curso ou concurso me sinto pressa com muitas duvidas .Mas guando não estou diante de um compomiso prova ,me saio muito bem não consigo entender isto . Um forte Abraço a todos que mandam suas mensagens precisamos nos ajudar uns aos outros,estou apreendendo lendo um trechinho de cada um ! Ana

    Responder

  9. Como vai Professor!
    Há algum tempo atrás no meio de uma apresentação no trabalho tive um branco na memória e só cnsegui continuar o assunto depois de algum tempo. Foi uma situação muito constrangedora que eu não gostaria de passar novamente.

    Paulo-Brasília

    Responder

  10. Uma vez estudei muito para uma prova que seria a minha grande chance de crescer no entanto quando chegou na hora eu simplismente tive um branco.

    Sueli-São Paulo

    Responder

  11. Professor ja me esqueci de comprar o presente de aniversário da minha namorada. O problema foi explicar a situação

    Adriano-Campinas

    Responder

  12. Tinha que enviar um email com orçamento que me renderia uma boa comissão e me esqueci completamente só me lembrei a noite quando estava em casa tranquilo.

    Antonio Ribeiro-Londrina

    Responder

  13. Professor!

    Acho que foi o esquecimento do nome de uma pessoa muito proxima que eu jamais poderia ter me esquecido.

    Um Abraço Professor
    Ricardo-Goiania

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *