Dicas para manter a concentração no trabalho

Telefone tocando, pessoas conversando, televisão ligada, e-mail aberto, atualizações das redes sociais. Não é preciso muito para que nossa atenção seja desviada durante o expediente de trabalho, diante de um senário assim, manter a concentração no trabalho é algo extremamente difícil, mas saiba que não é impossível.

Mauro Alessi, especialista em memorização e concentração, afirma que o profissional que se dispersa facilmente, não só não consegue realizar suas tarefas no prazo como fica mais vulnerável para cometer erros.

“Um erro durante a manhã pode acarretar uma série de problemas para o período da tarde. A distração e o esquecimento são as causas da maioria dos erros profissionais”, diz Renato Alves escritor e preparador mnemônico.

A auto-observação é o suficiente para saber se você se distrai facilmente ou não. Para ambos os especialistas a facilidade de se distrair não depende somente de fatores externos.

A prática de atividade física, boa alimentação e ter um boa noite de sono são hábitos que ajudam o profissional a trabalhar com mais foco.

“Como regra geral, concentração não pode ser definida como um elemento de posse, mas como um estado mental. Não se diz: ‘eu tenho concentração’ o correto é ‘eu estou concentrado”, explica Alves. Para ter a habilidade de se concentrar onde e quando quiser é preciso exercitar a mente.

Confira abaixo as seis dicas dos especialistas para manter a concentração no trabalho:

Organize-se e manter a concentração no trabalho será algo muito fácil

Elimine da sua área de trabalho todo tipo de estímulo que cause desvios de atenção. Silencie o celular, diminua a campainha do telefone e, se possível, posicione-se de maneira que o fluxo das pessoas não o distraia.

Se precisar peça ajuda se preciso

Ninguém gosta de trabalhar com ruídos. Pedir para que os colegas de trabalho falem mais baixo significa pedir para que eles colaborem para tornar o ambiente de trabalho mais agradável.

Ignore os ruídos

Para Alessi, fones de ouvidos são “muletas” para pessoas que tem dificuldade para se concentrar. O ideal é que o profissional seja capaz de ignorar qualquer tipo de ruído. “Quando estamos realmente motivados, podem ligar um trator do nosso lado que nem percebemos”, explica Alves.

Estabeleça uma rotina

E se o cargo do profissional exige que a porta do escritório esteja sempre aberta ou que a qualquer momento as pessoas o consultem? Alves recomenda que, nessas situações, o profissional estabeleça uma rotina de agendamentos, por exemplo. Todos precisam de um tempo sem qualquer interrupção.

Cadastre-se e receba dicas e materiais toda semana

Obrigado por realizar sua inscrição, acesse seu e-mail e confirme sua cadastro.

Faça intervalos

Levante para tomar água, saia e vá para algum lugar silencioso. Pode ser o corredor, a área externa do escritório, o importante é ter um espaço em que você possa descansar durante cinco minutos para, então, retornar ao trabalho.

Trabalhe em horários alternativos

“Procure trabalhar em atividades que exijam maior concentração naquele horário em que está tudo mais calmo e silencioso”, ensina Alves. Chegue uma hora mais cedo, espere seus colegas irem embora ou trabalhe no intervalo de almoço. Mas lembre-se: pausar para almoçar também é crucial – nem que seja antes ou depois dos seus colegas.

Ter foco e concentração é desejo comum a todos profissionais e estudantes e não é para menos. Quando a mente está concentrada num único alvo, somos capazes de reduzir em até 80% o tempo despendido.

Você também possui dificuldades em manter a concentração no trabalho? Gostou das dicas? Que tal coloca-las em prática agora mesmo?

Não esqueça de deixar seu comentário aqui abaixo e aproveite para conhecer o meu curso Memória Blindada no treinamento eu ensino a aplicação prática da memorização no dia a dia.

Nas videoaulas on-line eu explico de maneira simples e objetiva, todas as estratégias que utilizo para não esquecer de nada. Definitivamente com esse treinamento você terá todas as ferramentas para uma memória mais jovem, forte e confiável:

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Adquira agora mesmo o curso Memória Blindada, eu acredito tanto na eficiência do meu método que além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial.

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. O que você acha? Clique aqui e saiba mais sobre o treinamento!

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Quer ter acesso a outras informações? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

Curso Memória Blindada

9 Comentários


  1. Caro Renato
    Aprendi que nosso melhor e principal amigo é o bom humor, ao alcance de todos.
    Uma frase que muito me tocou foi : nunca leve nada muito a sério.
    O ingrediente insubstituível para tal é a serotonina, plantada com coisas deliciosas que são o
    chocolate, vinho tinto, frutas como o abacaxi, a banana e o tomate, carnes magras, cereáis integráis, leite e seus derivados e castanha do Pará. Fornece um bom sono que ajuda a fornecer mais serotonina e, conseguentemente mais bons sonos.
    Baseado nisso, mais sua excelente didática, seus cursos serão mais bem absorvidos evitando os abandonos .
    Grato pela atenção
    Paulo

    Responder


  2. Renato, seu artigo é valioso para a vida moderna. Hoje em dia é difícil encontrar pessoas que estejam atentas para conselhos como os mencionados, pois na maioria das vezes impera a ideia da multiplicidade de afazeres, envolvendo o trabalho, com acesso ao celular e as redes sociais, além de não ter rotina de trabalho padronizada.
    No meu caso, venho tentando assimilar técnicas como as ensinadas pelo o Blog, bem como leitura de livros e o curso de Memorização. Contudo, ainda sou um neófito neste campo, mas já percebo a importância do aprendizado em questão.

    Responder

  3. Isso é um pesadelo trabalho em casa no meu home office e tenho muita dificuldade para manter o foco e a concentração.

    Responder

  4. as 6 dicas sao valiosissima. artigo muito valioso para por suas tarefas em ordem aproveitando o maximo de seu tempo tao precioso.

    Responder

  5. È muito bom mesmo essas seis dicas saõ realmente verdadeiras ára que a gente tenha mais foco no nosso trabalho no dia- dia.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *