Dicas quentes de como evitar esquecimentos

Esqueceu o aniversário da mulher ou do filho, esqueceu o texto que acabou de ler, não lembrou onde estava a carteira de trabalho ou o cartão de vacina na hora que mais precisava ou ainda esqueceu onde havia deixado o carro? Algumas destas situações de branco na memória lhe são familiares? Se você disse sim, esse texto foi feito para você, são dez dicas simples de como evitar esquecimentos.

Como evitar esquecimentos

1 – Esqueceu o aniversário da mulher, do filho.

Explicação: Existe uma diferença gritante entre não lembrar e não saber a data, normalmente a gente sabe a data, mas lembrar depende do estimulo que você dá a memória. Como evitar esquecimentos que podem comprometer os nossos relacionamentos?

Dica: Pegue um destes calendários de geladeira e coloque no espelho do banheiro. De manhã, enquanto você estiver escovando os dentes olhe para ele e pense um pouco sobre a data que está vivendo. Fazendo isso, você não apenas lembrará o aniversário de alguém, mas também de uma porção de outras coisas importantes.

2 – Esqueço o texto que acabei de ler.

Explicação: É importante saber que a fixação definitiva de um texto não ocorre durante a leitura, mas ao término.

Dica: Durante a leitura atente-se aos detalhes importantes do texto. Idéias, números, datas, personagens assim você alimenta a sua memória e, imediatamente após a leitura faça a fixação explicando todos aqueles detalhes do texto para si mesmo.

3 – Não encontro a carteira de trabalho ou o cartão de vacina.

Explicação: Não se lembrar de documentos, cartões de benefícios, certidão de nascimento, título de eleitor é o mesmo que uma pessoa salvar arquivos no computador sem prestar atenção onde. Não podemos confundir falta de memória com falta de organização.

Dica: Neste caso, arrume uma pasta para documentos importes, organize tudo e guarde em um local em que poucos tenham acesso. Lembre-se: retirou um documento, devolva-o!

4 – Fechei a porta de casa?

Explicação: Quando você se acostuma a fazer todos os dias a mesma coisa do mesmo jeito, acaba mecanizando o processo. Este é o efeito negativo da rotina.

Dica: Ao fechar a porta de casa, ao ativar o alarme do carro tenha a consciência presa ao que esta fazendo e terá a certeza de que o fez. Converse consigo, diga: – Porta trancada. Alarme ativado.

5 – Não me lembro do trajeto para chegar a determinado lugar.

Explicação: Não se lembrar de um trajeto é explicado pela ausência do foco visual nos detalhes.

Dica: Para memorizar o trajeto que percorreu faça marcações mentais de lugares específicos: posto de gasolina + praça + loja + restaurante. Desta forma você cria um mapa mental que facilitará o retorno ao mesmo lugar.

6 – Onde deixei o carro?

Explicação: Este é um bom exemplo de falta de atenção ao lugar onde estacionou.

Dica: Para lembrar-se da vaga, faça associações do local, por exemplo: VAGA C6. Imagine C de cavalo com 4 patas + 2 penas do cavalheiro, C6.

7 – Objetos pessoais. Onde deixei o celular?

Explicação: Sempre esquecemos os objetos que se afastam de nós, por exemplo: o celular sobre o balcão, a carteira no restaurante ou óculos no provador da loja.

Dica: Objetos pessoais não devem se afastar do corpo. Os homens devem utilizar os bolsos e as para as mulheres podem guardar tudo dentro da bolsa, mas lembre-se de mantê-la próxima do corpo.

8 – Como lembrar a senha do banco?

Explicação: As vezes não lembramos de uma senha, porque números são formas geométricas, abstratas e nem sempre fazem sentido.

Dica: Para criar uma senha simples e segura inspire-se em atividades rotineiras para que o número faça sentido, por exemplo: Acordo as 6:30 e durmo as 22:00, a senha pode ser 630220.

Para pessoas com mais idade e que utilizam a senha apenas uma vez por mês para receber um benefício, o ideal é revisar. Para isso fotografe ou faça um desenho do teclado do caixa eletrônico e treine a senha pelo menos uma vez por semana. Esse é um modo simples de como evitar esquecimentos.

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

9 – Como memorizar um número de telefone?

Explicação: A facilidade de usarmos apenas a memória artificial para guardar números torna a nossa memória mais fraca para números básicos e nos faz desconfiar da nossa capacidade.

Dica: Quando for ligar para alguém, antes de consultar na agenda do celular desafie a sua memória tentando se lembrar do número. Esta estratégia permite sem esforço transferir para a memória natural todos os contatos do celular.

10 – Esqueço o nome de alguém que acabei de conhecer.

Explicação: Quando alguém fala o nome você recebe apenas um som. Isso é memória auditiva, que não a nossa melhor memória.

Dica: Neste caso, durante a conversa tente associar o nome da pessoa com alguma informação visual, exemplo: Para o meu nome Renato Alves imagine Rena (de papai Noel) e Aves. Rena + Aves = Renato Alves.

Renato Alves

Gostou das dicas de como evitar esquecimentos? Que tal coloca-las em prática agora mesmo? Não esqueça de deixar seu comentário abaixo.

Você já conhece o meu curso Memória Blindada no treinamento eu ensino a aplicação prática da memorização para o dia a dia. Nas videoaulas on-line eu explico de maneira simples e objetiva, todas as estratégias que utilizo para não esquecer de nada.

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Adquira hoje mesmo o curso Memória Blindada e além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia mais que especial.

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. Dessa forma você não corre nenhum risco. O que você acha? Clique aqui e saiba mais sobre o treinamento!

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Quer ter acesso a outras informações? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

Curso Memória Blindada

11 Comentários


  1. Obrigado por está sempre compartilhando dicas valiosas que irão ajudar muita gente “esquecida” por ae… rs’
    Fiz o seu curso de memorização e aprendi um pouco dos seus métodos, amei o palácio mental hoje o meu está bem estruturado eu funcionando perfeitamente!!! Forte Abraço!!!

    Responder

    1. Agradeço o comentário. Aqui e na matéria do Fantástico são 4 minutos de dicas. Quando tiver oportunidade faça o curso ao vivo e receba 8 horas de técnicas de memorização.

      Um grande Abraço

      Renato Alves

      Responder

  2. muito bom essas dicas, era o que eu estava precisando para acabar com meus esquecimentos diários

    Responder

  3. Parabens Renato, gostei muito da dica (1 – Esqueceu o aniversário da mulher, do filho), agora sim não vou mais apanhar em minha casa, abraço e sucesso…

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.