Diferenças entre Geeks e Nerds: A melhor explicação

Os Geeks e Nerds estão passando por um processo de autodefinição, por isso, resolvi escrever este artigo para tentar apresentar algumas características de cada um deles e com isso contribuir com a discussão.

Em tempos de discussão sobre definição de gênero, raça, tribo e classes, existem dois grupos, ou tribos (como podemos nos referir atualmente), nos quais percebo uma certa dificuldade de posicionamento.

Geeks e Nerds quais são as diferenças?

Primeiro é preciso dizer que Geeks e Nerds atuais fazem parte da geração Z, ou seja, geração de jovens que nasceram a partir de 1994 e hoje estão na casa dos 20 anos de idade. Em vista disso, é comum que ainda estejam em dúvida quanto ao posicionamento no meio social.

Se você é um Geek, então você é aquela pessoa que provavelmente adora assistir a um bom filme, acompanhar uma série na Netflix, conversar e jogar bons jogos de videogame, além de colecionar objetos e figuras de personagens. Talvez você já tenha até frequentado alguma convenção desse universo, como a CCXP (Comic Con Experience), que ocorre anualmente em São Paulo.

Geeks são pessoas movidas por associações de ideias. O que significa isso?

São pessoas que enxergam o mundo pelas semelhanças entre pessoas, lugares, objetos e características sociais. Traduzindo, são pessoas que gostam de fazer aquilo que todo mundo está fazendo, como uma forma de se sentir presente e aceito socialmente.

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

Por exemplo: Se a série do momento é Jornada nas Estrelas, eles não hesitam em encontrar uma fantasia do Dr. Spock para andar na Avenida Paulista junto aos demais tripulantes da USS Enterprise.

Se você é um Geek, então você faz parte da grande massa da população que consome entretenimento.

Geeks e Nerds são iguais apenas na tradução.

Um Geek inveterado não é um Nerd.

Um verdadeiro Nerd tem características comportamentais completamente diferentes do Geek.

Para começar, os Nerds não gostam de andar em turmas como os Geeks.

Nerds podem abominar a vida social. Não que seja uma pessoa antissocial, na verdade, sua natureza psicológica é introvertida. A melhor companhia de um Nerd são seus livros, um computador e seus próprios pensamentos.

O Nerd prefere isolamento estratégico, pois assim ele consegue focar naquilo que realmente importa, naquilo que lhe dá prazer.

Enquanto um Geek arruma sua fantasia de Mickey para encontrar com os amigos, o Nerd se prepara para virar a noite estudando a biografia do Walt Disney.

Se um Geek pesquisa sobre “o lado negro da força” na Google, o Nerd vasculha o lado negro da internet na chamada Deep Web.

Enquanto o Geek coloca seu pijama e se prepara para assistir a última temporada de Game of Thrones, o Nerd prepara uma caneca de café para virar a noite tentando entender um novo componente químico que poderá ajudar a resolver o problema da fome no mundo.

Se a cultura Geek está ligada diretamente ao mundo do entretenimento, o mundo Nerd é totalmente mental. Um legítimo Nerd valoriza o pensamento abstrato, os questionamentos filosóficos, o raciocínio lógico e a mais nobre função intelectual.

Os Nerds são grandes criadores. Os Geeks são perfeitos usuários.

Os Nerds de hoje, e os de sempre, criam tendências e lideram o mundo. Os Geeks aproveitam o melhor da criação, mas sempre exercerão o papel de liderados.

Agora me diga, entre Geeks e Nerds, de que lado você está? Deixe seu comentário aqui abaixo.

Um abraço,

Renato Alves.

Ps.: Aproveite para conhecer o meu curso Empatia Instantânea. Seja você um Nerd ou Geek, neste treinamento eu vou ensinar técnicas que irão transformar a forma como você se comunica com as pessoas.

Nas videoaulas on-line eu explico de maneira simples e objetiva, estratégias que rapidamente, poderão transforma-lo em um comunicar muito melhor e mudar seu relacionamento com as pessoas.

O que você acha? Clique aqui e saiba mais sobre o treinamento!

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Quer ter acesso a outras informações? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

Banner Empatia Instantânea

 

8 Comentários


    1. Fico feliz em ver que gostou do post Pedro, muito obrigado pelo feedback e pelas recomendações!! Abraços.

      Responder

  1. Sempre achei que eu fosse um nerd mas pelas suas definições eu sou mais geek (com alguns traços de nerd:Na parte de querer se focar no que é importante no caso o estudo).porque eu sempre procuro tentar me encaixar pra não ser excluido.

    Responder

    1. Olá, Paulo. O mais importante é você fazer essa identificação, para saber onde deve trabalhar mais para atingir seus resultados.
      Abraço

      Responder

  2. Pensando bem sobre esse artigo, gostei do conceito e a explicação sobre GEEK e NERD, no meu ponto de vista eu sou um NERD..rs

    Ótimo artigo Renato Alves….Abraços

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.