A importância do sono nos estudos

Deixa eu te fazer duas perguntas:

Suas noites de sono são bem aproveitadas?

Você consegue descansar bem ou acaba perdendo o sono e passando noites em claro?

Não querendo te assustar, mas você sabia que o simples fato de estar acordado neste momento faz com que você crie um lixo altamente tóxico em seu cérebro?

Mas calma! Antes de você ir correndo para cama deixe-me explicar como é que o cérebro faz para se livrar deste veneno e prosseguir funcionando sem problemas. 

Recentemente, cientistas descobriram que quando você dorme bem as células do cérebro encolhem e aumentam o espaço existente entre elas. É como limpar o ralo da pia. Você puxa as louças de lado para que a água deslize melhor e leve toda a sujeira embora.  

Isso significa que dormir não é uma enorme perda de tempo e oportunidades. Dormir é, na verdade, a forma que o seu cérebro encontra para se manter limpo e saudável. 

Assim, eis aqui uma reflexão fundamental a respeito do sono nos estudos:

Fazer uma prova sem ter dormido o suficiente, significa que você está trabalhando com um cérebro que tem pequenas toxinas metabólicas flutuando à sua volta. 

São venenos que fazem com que você não se concentre o suficiente e nem pense com tanta clareza.

É como tentar fazer um carro funcionar com a água do rio Tietê ao invés de gasolina. Ele não irá funcionar e poderá ter problemas permanentes em sua estrutura.  

De fato, dormir pouco não faz apenas com que você piore a concentração, suas notas e seu desempenho nos estudos. Pouco sono, durante muito tempo, pode também acarretar graves problemas de saúde. Isto inclui dores de cabeça, depressão, doenças cardíacas, diabetes e até mesmo, morte prematura.

problemas-de-não-dormir

Além de permitir que seu cérebro se livre das toxinas, dormir é também um processo de consolidação das memórias.

A ciência mostrou que durante o sono o cérebro organiza as ideias de tudo aquilo que aprendeu durante o dia. Ele também apaga as partes menos importantes das memórias e simultaneamente reforça áreas que você necessita, ou quer lembrar.

Outra coisa legal é que seu cérebro também exercita algumas das partes mais complicadas do que você está tentando aprender. Repetindo várias vezes os padrões neuronais para os aprofundar, fortalece conexões.

Fora isso, foi também demonstrado que dormir faz uma diferença considerável na capacidade que temos para resolver problemas difíceis.

Imagine que nosso “eu consciente” é um sistema de portas automáticas que controlam o fluxo de ideias da nossa cabeça.

Durante o sono esse sistema sofre uma completa desativação e isso ajuda outras áreas do cérebro a conversar entre si. Isto permite juntar novas soluções neuronais para a tarefa de aprendizagem. Tudo isso acontece enquanto você está dormindo.

Agora uma dica de ouro:

Se você revisar o que está aprendendo antes de ir dormir, você aumenta as possibilidades de sonhar com este assunto. Em outras palavras, você tem mais chances de consolidar ainda mais esse conhecimento na sua memória.

Sonhar com o que está estudando pode aumentar substancialmente sua capacidade de compreensão. Afinal, consolida as suas memórias em blocos mais fáceis de aprender.

banner-sono-nos-estudos

Contudo, assim como uma parcela da população brasileira, talvez você sofra de problemas para dormir e encontrar o sono. Entendo que, com o número de atividades que precisamos desempenhar diariamente, nem sempre é possível relaxar com precisão e empenho. 

Assim, muitas vezes passamos noites em claro, com nossa mente funcionando a todo vapor e nosso cérebro cada vez mais vulnerável para problemas cognitivos. 

Por esse motivo, na busca de te ajudar a aproveitar com máxima eficiência suas noites de sono, separei uma atividade muito simples de ser feita, contudo muito eficiente, que além de estimular o sono, deixará sua mente e corpo mais relaxados e prontos para o devido descanso. 

Vamos conhecê-la?  

O sono vinculado aos números

Você já ouviu falar da técnica de respiração 4-7-8?

Descoberta pelo Dr. Andrew Weil, famoso médico graduado pela Harvard Medical School, a técnica é capaz de garantir um sono profundo através do relaxamento muscular e mental. A técnica de respiração 4-7-8 é baseada na ciência e  provê incríveis benefícios, incluindo a redução da ansiedade e a melhoria considerável na qualidade do sono.

O melhor de tudo, é que para colocá-la em prática, não é necessário nada além de alguns passos simples:

1º – Expire pela sua boca, deixando sair completamente todo o ar;

2º – Feche a boca e inspire calmamente pelo nariz, contando até o número 4;

3º – Pare sua respiração, mantendo o ar nos pulmões e conte mentalmente até o número 7;

4º – Expire completamente o ar pela boca, lentamente contando até o número 8;

5º – Por último, repita o processo mais 3 vezes, totalizando 4.

Talvez você se pergunte: Mas por qual motivo esta técnica funciona?

Simples! O stress, a ansiedade, os pensamentos desconexos e até mesmo algumas substâncias como a cafeína, alteram o nosso organismo, de maneira que acabamos respirando de forma errada. Quando isso ocorre, temos tendência a respirar de maneira menos profunda do que seria desejável, fazendo com os níveis de gases concentrem-se no nosso sangue em proporções inadequadas, atrapalhando o nosso cérebro e impedindo o sono.

Através da técnica 4-7-8, basicamente conseguimos controlar melhor a nossa respiração, devolvendo a concentração de gases no sangue um nível normal, baixando nosso ritmo cardíaco, para que assim possamos entrar em um estado de relaxamento e tranquilidade.
 

Você sabia  que em algumas regiões da Ásia, essa técnica já era praticada desde os tempos imperiais? O que mudou, foi a forma como ela é tratada, uma vez que Dr. Weil a tornou  mais acessível a todos.

Ps: Dr. Weil recomenda que você repita a técnica 2X por dia para obter resultados mais rápido.

Assim, não perca tempo e teste hoje mesmo a técnica, quem sabe ela não seja o ponto de partida para noites bem dormidas e uma prevenção maior para o seu cérebro. 

O sono não é todo o necessário! 

Como disse no começo do texto, o sono é um forte influenciador dos problemas recorrentes a memória e outros males mentais, mas não é o único. Uma mente desprotegida, onde exercícios mentais são pouco praticados, estará tão vulnerável quanto alguém que dorme apenas 2 horas por dia.

Nesse sentido, deixar sua mente fortalecida e equipada com técnicas e métodos eficientes de estudo e memorização, também é uma excelente e recomendada alternativa para aqueles que temem os esquecimentos principalmente nos momentos em que sua memória é mais necessária, como na hora de fazer provas e concursos. 

É por esta razão que quero te convidar para conhecer o Curso Estudo e Memorização, que não apenas fortalece a sua mente, mas a torna imune a diversos problemas, como os famosos brancos na memória, que geralmente surgem quando você menos espera e podem colocar anos de estudos a perder.

Desenvolvi este curso pensando nas pessoas que mais precisam utilizar a memória, seja no trabalho, nos estudos complexos da faculdade, nos estudos pré-vestibular, nos extensos estudos para concursos, etc. 

Reuni as melhores técnicas de memorização direcionadas a diversos assuntos com exemplos práticos, para você aprender como memorizar sem despender horas estudando. E o melhor de tudo é que o Curso Estudo e Memorização te ensina como acessar as áreas corretas da sua memória para você memorizar os conteúdos e não se esquecer mais. 

Quando você alia boas noites de sono com o Curso Estudo e Memorização, você ativa o modo Turbo da sua memória e fica muito mais próximo de atingir seus objetivos nos estudos e na vida.

Clique aqui e conheça o Curso Estudo e Memorização, sua mente agradece!

Gostou deste artigo? Comente, conte sua estória! Gosto muito da interação com alunos, ex alunos e interessados no tema, a troca de ideias é sempre muito enriquecedora.  

Aproveite também o momento para assistir ao vídeo complementar deste artigo, que preparei com muito carinho especialmente para você
 

PS: Compartilhe esse texto com outras pessoas. Você pode fazer a diferença na vida delas também!

Viva bem. Lembre bem.

Prof. Renato Alves

Pesquisador cognitivo, autor do curso Estudo Memorização e dos livros O Cérebro com Foco e Disciplina e Não Pergunte se Ele Estudou. Conferencista e dono do título de Melhor Memória do Brasil.

8 Comentários


  1. Excelente texto professor o sono é fundamental para tudo e com a leitura e estudo não é diferente ótimas dicas como sempre obrigada abraço

    Responder

  2. Muito bom professor. Sou seu fã, já fiz o curso Leitura Dinâmica do sr e aumentei em 4x minha velocidade de leitura. Agora estou aguardando as ultimas parcelas do cartão para me inscrever no curso Estudo e Memorização.
    Parabéns pela qualidade de seu curso e de seus profissionais de suporte. Fui muito bem atendido quando precisei.
    Obrigado pelos excelentes artigos de seu blog.

    Responder

    1. Fico muito feliz em ler isso, Humberto. Seu feedback e confiança no conteúdo que preparo com muito empenho e dedicação, é altamente motivador e um dos motivos que faço o que faço! Abraços e te aguardo futuramente na lista de alunos do Estudo e Memorização 😉

      Responder

    2. Fico feliz em ler isso, Humberto. Muito obrigado pela confiança e todo carinho depositado! Te aguardo entre os alunos do Estudo e Memorização 😉 Abraços.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.