Leitura Dinâmica com o método certo NÃO prejudica a visão

Recentemente recebi um vídeo intitulado “Entenda porque você não deve praticar” onde a autora afirma que a Leitura Dinâmica faz mal para os olhos. Posso afirmar com toda certeza que leitura dinâmica com o método certo não prejudica a visão, seja com o intuito de prestar um vestibular ou com o objetivo de ser aprovado num concurso público, a leitura dinâmica pode ter um papel crucial no alcance dessas metas. Infelizmente há profissionais que se aventuram a ensinar algumas técnicas de leitura dinâmica, muitas inclusive já ultrapassadas outros ainda prejudiciais, diferente do meu método.

Leitura Dinâmica com o método certo não prejudica a visão

Como pesquisador cognitivo, professor e praticante da Leitura Dinâmica (LD), posso dizer com todo respeito e segurança que nos mais de 20 anos de prática e pesquisa sobre o tema… 

…eu nunca ouvi alguém dizer (ou comprovar através de testes clínicos) que sofreu problemas de visão decorrentes da prática da Leitura Dinâmica.

Tenho contato com praticantes de Leitura Dinâmica no mundo todo. Acompanho campeonatos mundiais onde participam pessoas de todas as idades (alguns com mais de 40 anos de prática).

Dizer que leitura dinâmica faz mal aos olhos, seria equivalente a dizer que a leitura em braile prejudica as pontas dos dedos.

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

Leitura Dinâmica, entenda porque você deve praticar com o método certo

Hoje em dia o conhecimento é um diferencial no mercado de trabalho. A velocidade da informação exige de nós o desenvolvimento de habilidades específicas de estudo. A leitura dinâmica é uma delas.

SIM, é fundamental pensarmos na possibilidade de ler mais rápido, mas é preciso entender como a técnica funciona e contar com a ajuda de um profissional.

É importante entender que a velocidade da leitura acontece no plano mental e não visual como indicado no vídeo.

Não é a velocidade com que os olhos registram as informações que determina a leitura veloz, mas a velocidade com que o cérebro processa as imagens das palavras que são associadas ao conteúdo pré-existente na memória.

A Leitura Dinâmica, portanto, depende mais da memória e da velocidade de processamento do que dos olhos. Essa tese também se aplica à prática do Braile.

É o cérebro e a mente que dão sentido ao texto e “aceleram o entendimento”.

E qual é o papel dos olhos nesse processo?

Cabe a ele registrar grupos de palavras de forma eficiente.

Entenda por eficiente captar grupos de duas ou mais palavras, o que não exige de forma alguma uma visão periférica, mas apenas um sistema ocular operando de modo natural, com foco bem dirigido.

O tempo de processamento das informações é estimado em 1/4 (um quarto) de segundo nos praticantes de Leitura Dinâmica, contra 1 segundo no leitor comum, ou seja…

…lendo do jeito certo é possível acelerar 3x a velocidade da leitura, mantendo o foco e a compreensão, sem qualquer tipo de prejuízo.

Por outro lado, temos também que considerar a existência do cansaço visual. Nesse caso, não importa se você é um leitor comum ou dinâmico, sentindo-se cansado faça uma pausa.

Se houver outro problema detectado ou qualquer tipo de desconforto visual, não hesite, procure um especialista.

Para que a informação detectada no livro chegue nitidamente ao nervo óptico, temos um aparato de músculos, uma lente poderosa e um tapete de neurônios que formam uma estrutura que se chama retina.

Essa ação desencadeia processos que irão deflagrar impulsos nervosos, que serão conduzidos por vias e redes neuronais até o córtex visual.

O córtex visual é responsável pelo processamento das funções visuais distintas, como detecção das palavras, forma, cores e outras características do texto.

Quando você observa um objeto próximo, o músculo ciliar se contrai e a lente fica mais esférica, aumentando sua capacidade de foco e causando maior convergência dos raios de luz.

Esse processo se dá com a visão central, ou seja, quando estamos visualizando o texto frontalmente, portanto na leitura dinâmica não utilizamos visão periférica.

Esse tipo de visão nos dá condições de visualizarmos, embora em “segundo plano”, os objetos que estão ao nosso redor.

Nesse sentido, a visão periférica envia ao cérebro uma imagem não evidenciada do ambiente, o que inviabilizaria a leitura.

Apesar de estarmos habituados a reconhecer coisas por meio da visão periférica, não a utilizamos na leitura. Reconhecemos apenas letras que se formam no nosso campo visual central.

Infelizmente, algumas pessoas que, são na verdade curiosos, ensinam a leitura dinâmica do jeito errado, vendendo inclusive métodos que não existem, tal como a chamada foto leitura.

Assim, se você tem interesse em conhecer e praticar leitura dinâmica, recomendo que você siga em frente, porque você só tem a ganhar.

A habilidade de ler mais rápido que desenvolvi com a leitura dinâmica me permite ler, sem esforço, mais de 50 livros por ano.

Se você aprender esta habilidade com quem realmente entende do assunto, notará uma grande diferença em seus estudos, em seu trabalho e em sua vida.

O mundo é rápido. Leia rápido.

Método Renato Alves de Leitura Dinâmica - FastRead

Assim como a leitura comum, a leitura dinâmica necessita de treino constante aliado à métodos apropriados, além de muita disciplina e persistência. Se no início estiver difícil, isso realmente pode acontecer, não desista! Com motivação e orientação certa, você conseguirá dar um up incrível na sua capacidade de leitura e retenção.

A leitura pode trazer inúmeros benefícios para expansão do conhecimento e do aparelho cognitivo. Mas é importante considerar uma leitura constante, diária e focada, para que os resultados realmente sejam perceptíveis ao longo do tempo. Lembre-se uma das formas de treinamento mais eficazes é a leitura dinâmica, muito interessante para quem quer otimizar os estudos.

Gostou do texto? Não esqueça de comentar abaixo e indicar para um amigo. Quer receber mais dicas? Curta a minha página do Facebook e inscreva-se no meu canal no Youtube.

Aproveite e conheça o meu método de leitura dinâmica, o curso FastRead, como incentivo por acreditar tanto na eficiência do meu método, além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia mais que especial.

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. O que você acha? Clique aqui e comece agora mesmo a sua caminhada rumo ao seleto grupo de pessoas que conseguem ler tranquilamente mais de 50 livros por ano.

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Curso Fast Read

17 Comentários


  1. RENATO NÃO FIZ AINDA NENHUM CURSO SEU .HOJE ATUALMENTE QUANTO CUSTA O DE MEMORIZAÇÃO .

    Responder

  2. Olá,Renato,acompanho seu trabalho e admiro sua perseverança e foco. Duas coisas que preciso desenvolver em mim. Já comprei um curso seu, porém, infelizmente não o terminei..Apesar de ter gostado da aquisição. Grande abraço.

    Responder

  3. Renato, a fotoleitura(photoreading) pode ser comparada com a leitura dinâmica ? Qual traz mais benefícios ?

    Responder

  4. Olá Renato, não gosto de leitura e vou enrolando em todos os sentidos. Gosto de ler seus artigos, prático e fácil entendimento.

    Responder

    1. Olá, Pedro. Já é um bom começo, continue lendo os textos aqui do Blog e procure também outros assuntos que goste, ninguém nasce gostando de ler, as pessoas aprendem a gostar.
      Abraço

      Responder

  5. Olá Professor Renato, realmente você tem razão. Parabéns pelo texto bem fundamentado. Eu também já fiz o curso de leitura dinâmica e só ganhei benefícios.

    Responder

    1. Olá, Rafael. Obrigado.
      Leia também este texto:
      //renatoalves.com.br/blog/guia-definitivo-da-leitura-dinamica
      Abraço

      Responder

  6. Boa noite Renato,
    Eu já fiz o curso Fastread e garanto que o seu método funciona. Atualmente estou lendo quase 600 palavras por minuto. Muito obrigado pelo conhecimento.

    att,

    Responder

  7. Olá Renato aqui é o Nogueira.
    Adorei seu Blog e já faz algum tempo que venho acompanhando seu trabalho
    O que você tem a dizer sobre a Foto Leitura. – PhotoReading – através do livro de Paul R. Scheele?

    Responder

    1. Olá, Marco. Não é uma modalidade usual porque exige um treinamento bem intensivo.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.