Não li e concordo, é assim que você se comporta ao assinar contratos?

Se você foi surpreendido pelo fato, sabia que segundo uma pesquisa da Universidade Stanford, 97% das pessoas fazem isso na internet ao assinar contratos. Continue lendo.

A vida não é um aplicativo. Não funciona clicando em OK ou Avançar e pronto! Muito menos seguindo a semântica digital de simplesmente deslizar os dedos sobre os Termos de Condições, Uso e Garantia por exemplo e lá no final ativar a opção ‘EU ACEITO’.

Qual é o seu critério ao assinar contratos?

Ao assinar contratos, você aceita os termos baseado em quê? Se você não leu um parágrafo sequer do documento? Esse tipo de comportamento é tratado pelos pesquisadores como uma espécie de inércia intelectual que faz muito mal ao sistema cognitivo e acredite, provavelmente está prejudicando a conquista dos seus objetivos.

Se ao assinar contratos você age dessa forma, será que você não está fazendo isso com os assuntos inerentes à sua carreira? Tem certeza que não incorporou o modo de pensar digital em um mundo que ainda funciona – em boa parte – no sistema analógico?

Se você está em dúvida ou demorou alguns segundos para responder a essa indagação, significa que provavelmente para algumas situações da sua vida você pode estar decidindo no automático, clicando no “OK” sem pensar muito ou não assumindo o discurso e isso se aplica ao assinar contratos.

“Ah, não quero saber disso. Vou avançar e ver no que dá”. Já parou para pensar?

“Quando vejo pessoas querendo fazer grandes mudanças de imediato, sei que estou diante de um procrastinador, porque ele fica inativo por muito tempo e, depois que percebe nos outros o quanto não evolui, resolve mudar tudo de uma vez.”

É preciso portanto se conscientizar de verdades absolutas da vida real, pois todos nós sabemos que não se deve assinar nada antes de se ler, certo? Assim se faz necessário mudar o mindset e aceitar os termos que a vida lhe impõe no contrato que discrimina as condições ideais para alcançar o sucesso.

Estamos tão condicionados que gostaríamos de saber onde clicar para baixá-lo. Calma! Não é um material tão simples assim de se consultar, mas você pode ter acesso a ele. Como?

Cadastre-se e receba dicas e materiais toda semana

Obrigado por realizar sua inscrição, acesse seu e-mail e confirme sua cadastro.

Basta ler, esforce-se, leia mais. Assim, irá adquirir mais conhecimento e consequentemente tomará decisões mais consistentes.

Entenda que as analogias do início do texto servem para ilustrar situações cotidianas onde operamos na função ‘piloto automático’ e só depois das consequências é que vamos parar e ler o que de fato pedia aquele contrato, aquela mensagem de texto no celular ou o áudio que o colega de trabalho enviou.

Já dizia o sábio: “A pressa é inimiga da perfeição”. Essa frase deveria ser um mantra ao assinar contratos!

Todos os anos muitos prejuízos são contabilizados por excesso de desatenção e esquecimentos das pessoas nos ambientes de trabalho, em casa, no trânsito, nos estudos, etc. A ausência do hábito de leitura pode ser um agravante,  pois ninguém quer ‘perder tempo’, não gosta de ler e acaba perdendo dinheiro.

Se tempo é dinheiro, perder tempo é prejuízo. Concorda?

Ao contrário do que muitos pensam, o hábito da leitura está aumentando entre os brasileiros segundo o Instituto Pró-Livro através da pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’ (2015), indicou um crescimento na taxa percentual da população leitora no país, em vista dos 50% do estudo anterior, pulando para 56%.

A pesquisa mostra ainda um resultado muito significativo para uma pergunta crucial que você deve fazer a si mesmo: “Gostaria de ter lido mais?”.

Foram 2.789 pessoas entrevistadas, das quais 77% disseram que sim, queriam ter lido mais nos últimos meses, mas adivinha qual foi o motivo mais citado por não terem lido o tanto que gostariam?

A falta de tempo

A questão ainda se repete para os que não leram nada nos últimos três meses. A resposta foi a mesma: Falta de tempo.

Outra boa parte dos indivíduos respondeu que simplesmente não gostam de ler. Precisa dizer mais alguma coisa?

Pois bem, a pergunta é: Como essas pessoas querem reescrever um roteiro diferente para suas vidas se ainda ‘clicam’ nas mesmas teclas?’

A falta de tempo, principal motivo entre algumas pessoas, não pode ser instrumento de desculpas ou válvula de escape. Delete a frase “Não tenho tempo para nada” da sua mente. Reescreva a seguinte expressão: “Organização pessoal e mental. É disso que preciso agora”. Esse é o novo contrato que você deve assinar consigo mesmo!

Já citamos aqui mesmo neste Blog como conceber mapas mentais, além de serem ótimos para o estudo, também podem ser usados para recolocar sua vida nos trilhos e lhe proporcionar ganho de tempo em suas tarefas diárias, mas sem o estímulo da leitura não será possível elencar propósitos que caibam nesse mapa.

Provavelmente você não tenha noção do volume de ganho de tempo que as pessoas passam a usufruir, após adquirir uma nova capacidade de leitura e aumento exponencial de compreensão.

Se você ainda não é um leitor assíduo de praticamente nada ou apenas lê esporadicamente um ou outro livro, tenha em mente que somente as técnicas de Leitura Dinâmica são capazes de mudar de patamar sua vontade, convívio com as palavras e com a absorção de conhecimento.

Para dar início a uma jornada de conhecimento através da leitura e posteriormente promover um ganho surpreendente na velocidade de ler e na conquista de seus objetivos,  comece a praticar as  dicas abaixo para facilitar essa transição:

Dica 1

Escolha um gênero da sua preferência – Não adianta você ir à biblioteca ou acessar um site para adquirir um livro se ainda não escolheu qual gênero pretende ler. Para isso, identifique, por exemplo, quais filmes que viu ultimamente e que lhe agradaram. Quais foram os gêneros? Aí ficará mais fácil escolher.

O importante é você buscar a leitura como forma essencial de absorver e reter conhecimento com prazer. Quanto mais você gosta daquele tipo de história, mais sua mente se sentirá à vontade para acolher o conteúdo.

Dica 2:

Sabe onde fica a Biblioteca Municipal? – Quantas vezes você visitou a biblioteca da sua cidade? Nenhuma? Bom, marque presença lá,  pelo menos algumas vezes, não precisa ir toda semana.

As bibliotecas oferecem um ambiente muito saudável para desenvolver o hábito de ler. Existe uma atmosfera misteriosa e contagiante no ar que parece propiciar a entrada no mundo paralelo que existe em cada obra.  Acredite!

Talvez você não tenha um ambiente calmo e silencioso em seu lar, mas lá é o lugar onde sua memória não se sentirá incomodada. Pelo contrário, as palavras vão navegar em águas bem tranquilas. Vá até lá, faça um cadastro, retire um livro. É muito gratificante!

Uma opção mais moderna e menos inusitada é uma navegada nas bibliotecas virtuais, ou seja nas plataformas de e-commerce com zilhões de títulos para você escolher. Encare com o mesmo espírito de quem procura um bom filme na Netflix e pronto!

Dica 3:

Conecte-se com quem é apaixonado por leitura – É muito legal discutir sobre os títulos que mais gosta e compartilhar com os amigos e familiares a narrativa de um filme ou livro que entrou na sua mente ou no seu âmago.

Muitos apaixonados por cinema já leram os livros que deram origem às obras nas telonas. Volta e meia dão uma espiada e participam de grupos nas redes sociais que publicam notícias dos escritores, atores que filmaram a adaptação e até mesmo trocam opiniões sobre o universo dos livros e dos filmes.

São dicas simples, mas funcionais. A atitude de começar a querer ler mais e melhor é louvável e lhe trará resultados positivos muito antes do que você imagina.

Então não esqueça! Existe um contrato firmado entre você  e o jeito certo de fazer as coisas quando de fato se busca um objetivo na vida. Eu posso lhe assegurar que boa parte do compromisso com o sucesso deve ser firmado com a boa leitura, com a absorção de conhecimento.

Qual é sua relação com a leitura hoje?

Tem algum livro para indicar aos leitores do Blog?

Quanto a assinar contratos, qual a sua postura agora? Compartilhe suas experiências e preferências literárias aqui. Deixe seu comentário.

Quer conhecer mais sobre as técnicas de Leitura Dinâmica e o quanto elas podem lhe beneficiar? Clique aqui e conheça o meu curso Fast Read e você vai poder tirar suas dúvidas, conferir depoimentos de alunos que já praticam os métodos atualizados.

Como incentivo e por acreditar tanto na eficiência do meu método, além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia mais que especial.

Se em 7 dias, depois de aplicar os métodos, você não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. O que você acha? Não é ótimo?

Clique aqui se você deseja entrar para o seleto grupo de pessoas que lêem tranquilamente até 50 livros por ano.

Depois, aproveite também para acessar o meu Facebook e curtir a página. Quer ver vídeos com dicas incríveis? Inscreva-se em meu canal no YouTube.

Viva bem. Lembre bem!

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Curso Fast Read

6 Comentários


  1. Eu recomendo a todos que façam o curso de leitura dinâmica do professor Renato Alves, não é brincadeira gente, é muito bom e olha que nem terminei o curso ainda, e com o pouco que aprendi já estou lendo pelo menos umas 3x mais rápido!

    Responder

    1. Olá, Lucas. Obrigado! Quando terminar o curso me conte os resultados.
      Abraço, sucesso!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *