Autor Renato Alves

RENATO ALVES é autor de 8 livros, foi o primeiro brasileiro a receber através de homologação oficial o título de melhor memória do Brasil pelo livro dos recordes nacionais.

68 Comentários

  1. Eunice

    Não consigo vencer a procrastinação mesmo tendo plena consciência dela. Com os outros não procrastino, faço logo. Mas comigo…medico, cirurgia, jogar fora entulhos, ir a manicure, cortar cabelo…tudo no mesmo nível. Até um curso onde me inscrevi não consegui participar…

    Responder
    1. Renato Alves

      Eunice, por isso que um planejamento é primordial para você. Porque aí você se obriga a fazer tarefa por tarefa, fazendo um checklist…assim você se força a cumprir por etapas.

      Responder

  2. Boa tarde, excelente o artigo, praticamente todo mundo procrastina, no então quase ninguém sabe o que é. Muitas vezes no decorrer do dia acabamos deixando muitas coisas para depois, sendo que poderia ter feito de imediato, eu mesma muitas vezes faço isto porem, estou mudando estes hábitos.
    A sensação de dever comprido é ótima…
    Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje, assim as oportunidades passam e você não será capaz de aproveita-lá!

    Responder
    1. Renato Alves

      Olá, Vanessa. Perfeito, mantenha-se focada na mudanças que precisa fazer, no blog há mais textos interessantes sobre a procrastinação.
      Abraço

      Responder
  3. Larissa

    Tenho muita criatividade, muitas ideias, mas na hora de tirá-las do papel, sempre hesito. Está mesmo na hora de fazer alguma coisa.

    Responder
    1. Renato Alves

      Olá, Larissa. Isso é algo comum, mas precisa ser superado, pois você pode estar perdendo grandes oportunidades.
      Abraço 😉

      Responder
  4. Daiane Castro

    Começarei neste exato momento a deixar a procrastinação de lado, não será uma tarefa tão fácil, não conseguirei da noite pro dia, mas começando agora talvez em pouco tempo esse encosto da procrastinação sairá de mim. Vamos lá!

    Responder
    1. Renato Alves

      Olá, Daiane. Parabéns pela atitude, mantenha-se focada em seus objetivos.
      Abraço

      Responder
    2. Esdras Costa

      Obrigado, perdi muitas chances em minha vida por isso. De um tempo pra cá sabia que tinha algo errado

      Responder
      1. Renato Alves

        Olá, Esdras. Agora que já sabe onde precisa por energia, você deve trabalhar nisso agora.
        Abraço

        Responder
  5. Josevane

    Boa noite, me sinto exatamente assim, estagnado, faço cursinho a noite, de segunda a sexta feira, mas quando estou em casa não tenho coragem de estudar, quando começo não me concentro para me aprofundar, então vem as distrações como o sono, olhar o que me mandaram no whatsapp ou face, quando me vejo estou a horas perdendo tempo nas redes sociais e ao mesmo tempo sofro por não ter essa vontade de estudar e sei que preciso me estabilizar para morar só. 🙁

    Responder
    1. Social - Renato Alves

      Olá Josevane, você já sabe o que está te impedindo de alcançar seus objetivos, agora você precisa agir, por exemplo, seria interessante definir uma faixa de horário para usar suas redes sociais e respeitar esse horário definido.
      Separei mais esse link para você, é um outro texto sobre procrastinação, irá lhe ajudar.
      https://renatoalves.com.br/blog/como-quebrar-o-ciclo-da-procrastinacao/
      Espero que goste.
      Abraço

      Responder
  6. Helena Liége Vieira Braga Magno

    Lendo esse texto me senti triste, em saber q ocorre esse problema comigo. Estou com 51 anos e voltei a cursar uma faculdade, minha vida está uma bagunça , é família, casa, mãe p tomar conta. E para completar tem o problema de estudar, estudar e parece q não aprende nada. Fico arrasada, espero poder me equilibrar e conseguir ter atenção. Texto maravilhoso. Vou ler novamente, obrigada.

    Responder
  7. José Rubens Navarro

    Boa tarde! Na verdade, essa Procrastinação Crônica, também pode estar associada a uma doença denominada TDAH (Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade), e eu infelizmente descobri que sofro há anos com isso! Nunca me preocupei pois, consegui me formar, concluir minha pós, mas, estagnei por aí! Me formei em direito, não consigo ser aprovado no exame da OAB, mas não por falta de capacidade, mas sim por algo que o profissional que vai me tratar vai me expor e me ajudar a corrigir esse problema!
    O que me motiva é que eu trabalho na área, faço tudo, mas ainda não assino porque não possuo a habilitação profissional para tal!
    Mas esse livro certamente vai me ajudar/auxiliar bastante!

    Responder
    1. Vania Ferreira de Souza Figueiredo

      Obrigada pelas digas.

      Tenho refletido bastante sobre as coisas que voçê fala . E vejo que o meu insucesso na vida profissional é em grande parte pela incapacidade de afastar coisas e pessoas que somente ocuparam meu tempo.
      Agora ao 53 anos ainda tenho sonhos de alcançar meus objetivos.

      Responder
  8. mara michele

    Obrigada pelo Artigo foi muito importante para mim o ler,agora saberei lidar com essa situação.

    Responder
  9. Ezequias Santos

    Eu procrastino, tu procrastinas , ele procrastina, nos procrastinamos, vos procrastineis, eles procrastinam. Que saia de mim, o verbo procrastinar!

    Responder
    1. Luisa

      Sinto me sempre culpada e não me acontece no trabalho, acontece me em casa. O meu escritorio, a minha sala de jantar e de estar está atafulhada de papeis que vou pousando e depois não sei onde estão. Não sei se vocês sofrem. Eu muitíssimo e depois sinto me culpada. Bjo

      Responder

      1. Obrigado pelo seu comentário.

        Precisa se organizar para não perder esses papéis! Não procrastine essa tarefa! Ser organizado é fundamental tanto no trabalho como em casa e nos estudos.

        Responder
  10. Simone

    Olá, Fiquei assustada, li esse artigo e pensei, nossa parece que foi escrito para mim. Mas já tive fases de não ser assim, ultimamente que estou com essa Procrastinação. Vou mudar meus hábitos e melhorar.

    Responder
  11. manoel

    gostei muito do artigo. me sinto procrastinador. como faço para resolver este problema? me ajude!

    Responder

    1. Olá Manoel. Siga com disciplina as dicas do blog que terá uma melhora considerável. Fique de olho no blog que em breve colocarei novas dicas sobre este assunto. 🙂

      Responder
  12. NB

    Obrigada Renato. Este texto só confirma o que eu já desconfiava, pois descreve detalhadamente muitos dos sintomas da procrastinação. A questão é que após tantos anos vivendo isto, está bastante enraizado nos meus hábitos. Já passei por situações graves de depressão até descobrir que o meu maior problema mesmo é a ansiedade. Faço tratamento há anos para ansiedade. O agravamento dos sintomas pela ocupação excessiva causada por levar mais tempo a executar as tarefas , não apenas pela procrastinação mas também pelas tarefas em si serem muitas, minha capacidade de raciocínio e memória diminuíram radicalmente e a minha atenção também, a ponto de me distrair na condução e quase não ver os carros no cruzamentos. Ou mesmo não reparar nos cruzamentos.
    No entanto, essa certeza dada pelo seu texto é apenas o início de uma grande batalha. Para além das dicas do texto, o que mais tem que possa me ajudar?
    Parabéns e que Deus nos abençoe a todos!

    Responder
  13. Mariflan

    De fato, eu sou uma procrastinadora frequente. Tudo que me causa grandes esforços me tiram a paz e me gera altos picos de ansiedade. E quando olho para o passado, vejo que é desde a infância escolar. Tenho facilidade de formação de opinião de uma forma generalista, mas percebo que foi a forma que encontrei para procrastinar as situações vivenciadas na escola. Isso agora tá na minha vida adulta, mas eu quero mudar. Como faço?

    Responder

  14. BOM DIA AO LER ESTE ARTIGO, ME CONSIDERO UM UMA PESSOA COM ESSE DEFEITO, PRECISANDO ME CONSERTAR , PARA DAR CONTINUAÇÃO EM MEUS ESTUDO.

    Responder

  15. Não tarde!

    Sou un procrastinador, nato nunca consigo ler un livro até o fim, ou mim aprofundar mun estudo, para obter a sua eficácia com êxito.

    Mas mim sito muito feliz en saber que existe pessoas vencedoras.

    Mas vou mudar, vó fazer meu projeto é meu plano de estudos.

    Decho aqui o meos agradecimentos ao prof. Relato Alves

    Responder
  16. Claudeilson Silva

    gostaria de saber as técnicas de aprendizagem rápidas.

    Responder
  17. walter

    Muito interessante esse assunto.Gostaria de aprender mais.

    Responder
  18. Ione Martins

    Além dessas dicas tem remédio pra ajudar,não gosto de tomar remédio,mas no meu caso eu preciso.

    Responder
  19. dany ngove

    eu so consiguo memorizar uma conta de matematica mais nao consigo memorizar materias como biologia filosofia quimica? como posso melhorar um pouco

    Responder
  20. Rafael

    Desconhecia o tema mas já praticava a procrastinação, só não me considero um procrastinador crônico!
    O importante é aceitar e melhorar,abraço!

    Responder
  21. Pedro de alcântara martis neto

    O texto de que foi descrito acima, tem tudo haver comigo como que eu faço pra melhorar.
    Pra munda me ajude amigo….

    Responder
  22. fatima de paiva vieira

    Minha procrastinacao é emocional… isso é possível? Tenho adiado a minha vida, minha felicidade…não consigo sair de casa…estou adiando minha vida…. como faço pra curar isso?

    Responder
  23. karina

    Me identifiquei muito com o texto, pois percebo que assim sou isso me descreve.. obrigado renato por compartilhar essa fonte de informação maravilhosa..

    Responder
  24. Douglas

    Mas e as pessoas que procrastinaram até mesmo a leitura desse artigo? Como ajudá-las?

    Responder
  25. Guilherme

    Olá , eu sou um procastinador . Desenvolvi um metodo para vencer isto . Vou sempre anotar em um papel a tarefa para o determinado dia . Quando chegar no fim do dia e ter concluido a tarefa , irei me presentear com algo , dessa forma terei uma certa força de vontade maior para conseguir.

    Responder
  26. alexandre

    olá tudo bem bom eu só uma pessoa que quero fazer a mesmo tudo sabe mais fazer o que me mantaram fazer não consigo não por que quero mais pra fazer ficou um pouco medo ansioso também mais eu gosto do que faço onde mesmo meu chefe falou pra fazer um serviço e fique terminado outro as vezes tenho medo que me manda embora d a empresa por isso só assim fazer tudo de uma só vez

    Responder
  27. Alaize

    Também agradeço ao Renato por publicar e ao Alessandro por permitir que parte de suas palavras (obra) venham ajudar muitas pessoas. Sempre observei este comportamento em mim, deixando muitas coisas pra última hora. Mas já tive o prazer de fazer o inverso e sentir-me muito bem, feliz.
    Com este texto, vou me esforçar mais para mudar outros hábitos que venho procastinando.
    Bjs de luz !

    Responder
  28. Suilã

    olá gostei muito do texto mais a cada dia me esforço o bastante para não chegar a esse ponto as vezes vem o fracasso e o desanimo querendo tomar conta de mim mais quando penso que se é pra conseguir algo eu tenho que sair dessa zona eu logo penso nas pequenas lembranças, e me erguo novamente.

    Responder
  29. José Antonio

    Muito bom,
    Pois se for observar é quase tudo na vida secular de um indivíduo, pois trata do reconhecimento, auto estima, e outros problemas que atordoam e preocupam muito a todos.
    Quero agradecer a Renato Alves, pelo interesse em divulgar estas publicações.
    Um forte abraço.

    Responder
  30. Eustáquio Rocha

    Achei muito proveitoso o texto, espero poder aplicar ao meu dia-a-dia as sugestões aqui apresentadas e poder realizar mais no meu trabalho e em especial nos meus estudos que visam minha preparação para um concurso público.
    Muito obrigado!

    Responder
  31. sidelvane martins

    aprendi muito com poucos vides que vi mas nao quero parar por aqui obrigado por tudo

    Responder
  32. Fabio

    Texto espetacular , conciso e direto.Regras básicas , pequenas dicas creio que sejam mais frutíferas que estudos profundos ou algo parecido.Como procrastinador não me imagino entrando a fundo na minha psique , resta-me melhorar o dia a dia.

    Parabéns , abraço fraterno,

    Fabio.

    Responder
  33. alba

    to sem palavras. descobri que sou uma procrastinadora.meu filho ta indo no mesmo caminho.

    Responder
  34. Mariana

    Olá,

    Adorei o texto. Sou uma procrastinadora nata. Fui muito protegida por meu pai e muitas vezes ainda sou. Vejo amigos que se deram bem na vida, que conquistaram coisas e nada disso ainda consegui. Isso me desanima muito. Descobri há pouco tempo algumas coisas que acho apaixonante e tenho corrido atrás para não desanimar. Porém, confesso que sempre vem aquele pensamento: Ah, acho que não vai dar certo. Aí desisto.
    É triste sentir isso. É triste ser assim.
    Seu texto me ajudou e continuará ajudando. Agradeço. =]

    Responder

  35. Amigo Renato.

    Muito obrigado por compartihar meu texto em seu Blog e de alguma maneira, ajudar o próximo.

    Grande abraço e parabéns pelo seu trabalho.

    Alessandro

    Responder
  36. Raquel

    Olá, a todos!

    texto bem objetivo e realista; quem sofre de procrastinação sofre consigo mesmo as vezes me sinto impotente,quero realizar algo e enrolo até o último momento,tem sido muito prejudicial na minha vida acadêmica,profissional.Quero mudar!…

    Responder
  37. Ezio

    Minha vida é assim. Sempre me comparo com os outros e me sinto um fracassado. Já pensei várias vezes em me matar.

    Responder
  38. Daniel

    Excelente texto. Me identifiquei com diversas partes dele. Eu tenho 21 anos, sou filho único de pais separados, sempre fui criado pela minha a mãe e tive pouco contato com meu pai, minha mãe sempre foi super protetora e ao mesmo tempo me cobra muito (profissionalmente e nos estudos), para piorar tenho indícios de Fobia Social. Tudo isso me levou a ser um procastinador. Me sinto muito culpado por não realizar minhas tarefas, sendo necessário uma força sobre-humana para executá-las. Ao mesmo tempo me sinto muito mal ao ver pessoas progredindo ao meu redor, pessoas muitas vezes em situações piores que a minha. Foi pesquisando a respeito deste problema que cheguei até aqui e estou disposto a mudar, mas não vou mentir… se esforçar dói. Estou me afastando de tudo que consome meu tempo e minha produtividade, deste modo farei o que é necessário ou ficarei parado olhando para parede. Mais uma vez, parabenizo o outor pelo texto. Abraços.

    Responder
  39. Halisson

    Infelizmente vejo que sou um procrastinador nato!
    Diversas atividades me frusto, e infelizmente começo a desenvolver a ansiedade, o desânimo de não conseguir atingir o objetivo desejado, e muitas x passo horas olhando apenas para a tela do computador.

    Desejo muito mudar isso em mim, muito mesmo.

    Você teria algum livro para nos indicar?
    Obrigado, excelente tópico.

    Responder
  40. Livia

    Comecei a identificar este comportamento a alguns anos, porém apenas depois descobri q é procrastinação. Achava q simplesmente era relaxamento de minha parte e ñ imaginava q outras pessoas tbm compartilhavam de tal ação. Lendo o post identifiquei mtas atitudes q tenho. Gostaria de saber tbm se há algum livro q aborde este assunto. Desde já agradecida. Q o Senhor Jesus abençoe a todos e nos livre desta ação de procrastinar. 🙂

    Responder
  41. Max

    Vc teria alguma dica de livros sobre o assunto? Tipo auto ajuda.

    Responder
  42. dirany

    Noooooooooossam ne sinto exatamente assim e não gosto nem um pouco disso, vou imprimir, ler, e tentar colocar em prática as dicas, sem procrastinar.

    Responder
  43. Cristina

    Verdade……. deixo as coisas importante por ultimo… e… e… heheheheh,.. bem to rindo pra nuam chorar…Pq realmente é pessimo… VOU SEGUIR AS DICAS VALEU!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *