Quem é mais importante: Memória ou a inteligência?

Um pergunta que me fazem com frequência em meus workshops: Quem é mais importante: Memória ou a inteligência?

Resposta: Memória!

Inteligência é a capacidade humana de fazer escolhas, de decidir, de interagir com o mundo. A maneira como interagimos com o mundo, a manipulação do conhecimento adquirido pode produzir idéias geniais.

Memória ou a inteligência

Mas para existir, a inteligência depende da memória tanto quanto um peixe depende da água.

Olhe ao seu redor, tudo o que você está vendo só é possível identificar por causa da memória. Por exemplo: Você está finalizando aquela fantasia de Homem de Ferro que irá utilizar no baile. Sobre a mesa tem um CD usado que irá para o lixo. A inteligência permite transformar o velho CD no círculo luminoso que vai ao peito do Homem de Ferro.

Conhecimento é memória adquirida e aumentando o conhecimento, amplia-se a capacidade de interagir com o mundo e produzir novas idéias, em outras palavras, quanto mais você alimenta a memória, mais amplia a inteligência.

Uma forma de aumentar a nossa base de dados mental é alimentarmos a memória de conteúdo relevante. Ler bons livros, viajar, assistir palestras, fazer cursos são opções que oferecem conteúdo de valor inestimável e que, bem manipulados pela inteligência, produzem idéias originais.

O mundo moderno é extremamente competitivo e concentração, boa memória e inteligência são recursos vitais. Vivemos na chamada Era da Mente, isso significa que força física não faz muita diferença para o sucesso.

O mundo carece de novas idéias, de pessoas com conteúdo e habilidades diferenciadas.

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

Invista em conhecimento. Boa memória é tudo!

Para reforçar, indico que assistam o vídeo de meu grande parceiro e escritor Roberto Shinyashiki falando sobre como ter novas idéias.

Depois de ver o vídeo, responda:

Qual é o melhor alimento para a memória?

Como você alimenta a sua memória?

Sucesso sempre,

Renato Alves.

Você alguma vez já havia se perguntado se quem era mais importante a memória ou a inteligência? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para conhecer o meu curso Memória Blindada no treinamento eu ensino a aplicação prática da memorização para o dia a dia.

Nas videoaulas on-line eu explico de maneira simples e objetiva, todas as estratégias que utilizo para não esquecer de nada. Com esse curso você será capaz de nunca mais esquecer nomes, rostos, data importantes etc.

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Adquira agora mesmo o curso Memória Blindada, eu acredito tanto na eficiência do meu método que além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial.

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. Dessa forma você não corre nenhum risco. O que você acha? Clique aqui e saiba mais sobre o treinamento!

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Quer ter acesso a outras informações? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

Curso Memória Blindada

13 Comentários


  1. Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.

    Parabéns, Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

    Responder

    1. Olá, Marcos! Fico muito feliz em ajudar! Que bom que gostou. Forte abraço meu querido.

      Responder

  2. Gostei das dicas mas tenho um problema sério com leituras; quando começo a ler meus olhos pesam e me dá um sono danado. forço a leitura mas é esforço em vão, já que não memorizo nada por causa do sono. o que devo fazer?

    Responder

  3. Achei legal estas sua instruções sobre sempre alimentarmos nossa mente.Se for possível, mande-me nomes de livros bons para dispertar-mos mais nosso cerebro

    Responder

  4. Que chatiiiiiiiiiiice esse vídeo!!! Tira isso do seu blog pelamordedeus!!!
    Pensei que haveria algo útil para a memória mas não. Ainda teve uma promoção ridícula de um livro.
    O cara ainda falou que chegou atrasado na palestra por causa de transito!!! Que irresponsável. Meus melhores palestrantes chegam sempre 1 hora antes do início das palestras. Se a palestra começa as 7 horas da manhã, chegam as 6 horas.

    Depois houve um blablablá de alimentar a mente com isso ou aquilo. É só aprender a fazer uma reinterpretação dos fatos que chegam a mps que daí pode assistir o que quiser.

    Perdi meu tempo assistindo a isso.

    Responder

  5. Eu alimento minha memória lendo bons livros, assistindo bons programas e conversando com pessoas interessantes. Também não deixo de ter momentos de descanso e lazer.

    Obrigada Professor
    Lurdes

    Responder

  6. Acho que um bom alimento para memória é estar sempre aprendendo algo novo.

    Um abraço Professor

    Responder

  7. Olá Professor!

    Depois de muito tempo parado sem estudar estou me preparando para voltar p sala de aula. Sei que será um desafio para mim ja que me acostumei com a rotina. Mas acredito que isso me trará novas perspectivas. Gostei muito do video do Shinyashiki.

    Até mais!
    Clodoaldo-Rio Grande do Sul.

    Responder

  8. Estou procurando ler mais professor e aprendendo inglês. Acho que isso é bom para memória né? Gostaria de receber mais dicas.

    Obgada!
    Sara-Rio de Janeiro

    Responder

  9. Professor

    Eu não faço nada para alimentar minha memória. Mas percebo que devo começar imediatamente. Tenho tido problemas. Obrigado pelas dicas.

    Everton-São Paulo

    Responder

  10. Professor Renato!

    Acho que aprender alguma coisa é um bom alimento para memória porque nos traz novos conhecimentos e nos tira da rotina.

    Obrigada Professor!
    Marta

    Responder

  11. Olá Professor!

    Acredito que um ótimo alimento para memória seja a leitura. Tenho procurado aumentar o tempo de leitura mas confesso que não é fácil, tenho muitas atividades durante o dia que me tomam o tempo.

    Um abraço Professor
    Lusia

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.