Quem é mais importante: Memória ou a inteligência?

Um pergunta que me fazem com frequência em meus workshops: Quem é mais importante: Memória ou a inteligência?

Resposta: Memória!

Inteligência é a capacidade humana de fazer escolhas, de decidir, de interagir com o mundo. A maneira como interagimos com o mundo, a manipulação do conhecimento adquirido pode produzir idéias geniais.

Memória ou a inteligência

Mas para existir, a inteligência depende da memória tanto quanto um peixe depende da água.

Olhe ao seu redor, tudo o que você está vendo só é possível identificar por causa da memória. Por exemplo: Você está finalizando aquela fantasia de Homem de Ferro que irá utilizar no baile. Sobre a mesa tem um CD usado que irá para o lixo. A inteligência permite transformar o velho CD no círculo luminoso que vai ao peito do Homem de Ferro.

Conhecimento é memória adquirida e aumentando o conhecimento, amplia-se a capacidade de interagir com o mundo e produzir novas idéias, em outras palavras, quanto mais você alimenta a memória, mais amplia a inteligência.

Uma forma de aumentar a nossa base de dados mental é alimentarmos a memória de conteúdo relevante. Ler bons livros, viajar, assistir palestras, fazer cursos são opções que oferecem conteúdo de valor inestimável e que, bem manipulados pela inteligência, produzem idéias originais.

O mundo moderno é extremamente competitivo e concentração, boa memória e inteligência são recursos vitais. Vivemos na chamada Era da Mente, isso significa que força física não faz muita diferença para o sucesso.

O mundo carece de novas idéias, de pessoas com conteúdo e habilidades diferenciadas.

Cadastre-se e receba dicas e materiais toda semana

Obrigado por realizar sua inscrição, acesse seu e-mail e confirme sua cadastro.

Invista em conhecimento. Boa memória é tudo!

Para reforçar, indico que assistam o vídeo de meu grande parceiro e escritor Roberto Shinyashiki falando sobre como ter novas idéias.

Depois de ver o vídeo, responda:

Qual é o melhor alimento para a memória?

Como você alimenta a sua memória?

Sucesso sempre,

Renato Alves.

Você alguma vez já havia se perguntado se quem era mais importante a memória ou a inteligência? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para conhecer o meu curso Memória Blindada no treinamento eu ensino a aplicação prática da memorização para o dia a dia.

Nas videoaulas on-line eu explico de maneira simples e objetiva, todas as estratégias que utilizo para não esquecer de nada. Com esse curso você será capaz de nunca mais esquecer nomes, rostos, data importantes etc.

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Adquira agora mesmo o curso Memória Blindada, eu acredito tanto na eficiência do meu método que além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial.

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. Dessa forma você não corre nenhum risco. O que você acha? Clique aqui e saiba mais sobre o treinamento!

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Quer ter acesso a outras informações? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

Curso Memória Blindada

11 Comentários


  1. Gostei das dicas mas tenho um problema sério com leituras; quando começo a ler meus olhos pesam e me dá um sono danado. forço a leitura mas é esforço em vão, já que não memorizo nada por causa do sono. o que devo fazer?

    Responder

  2. Achei legal estas sua instruções sobre sempre alimentarmos nossa mente.Se for possível, mande-me nomes de livros bons para dispertar-mos mais nosso cerebro

    Responder

  3. Que chatiiiiiiiiiiice esse vídeo!!! Tira isso do seu blog pelamordedeus!!!
    Pensei que haveria algo útil para a memória mas não. Ainda teve uma promoção ridícula de um livro.
    O cara ainda falou que chegou atrasado na palestra por causa de transito!!! Que irresponsável. Meus melhores palestrantes chegam sempre 1 hora antes do início das palestras. Se a palestra começa as 7 horas da manhã, chegam as 6 horas.

    Depois houve um blablablá de alimentar a mente com isso ou aquilo. É só aprender a fazer uma reinterpretação dos fatos que chegam a mps que daí pode assistir o que quiser.

    Perdi meu tempo assistindo a isso.

    Responder

  4. Eu alimento minha memória lendo bons livros, assistindo bons programas e conversando com pessoas interessantes. Também não deixo de ter momentos de descanso e lazer.

    Obrigada Professor
    Lurdes

    Responder

  5. Acho que um bom alimento para memória é estar sempre aprendendo algo novo.

    Um abraço Professor

    Responder

  6. Olá Professor!

    Depois de muito tempo parado sem estudar estou me preparando para voltar p sala de aula. Sei que será um desafio para mim ja que me acostumei com a rotina. Mas acredito que isso me trará novas perspectivas. Gostei muito do video do Shinyashiki.

    Até mais!
    Clodoaldo-Rio Grande do Sul.

    Responder

  7. Estou procurando ler mais professor e aprendendo inglês. Acho que isso é bom para memória né? Gostaria de receber mais dicas.

    Obgada!
    Sara-Rio de Janeiro

    Responder

  8. Professor

    Eu não faço nada para alimentar minha memória. Mas percebo que devo começar imediatamente. Tenho tido problemas. Obrigado pelas dicas.

    Everton-São Paulo

    Responder

  9. Professor Renato!

    Acho que aprender alguma coisa é um bom alimento para memória porque nos traz novos conhecimentos e nos tira da rotina.

    Obrigada Professor!
    Marta

    Responder

  10. Olá Professor!

    Acredito que um ótimo alimento para memória seja a leitura. Tenho procurado aumentar o tempo de leitura mas confesso que não é fácil, tenho muitas atividades durante o dia que me tomam o tempo.

    Um abraço Professor
    Lusia

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *